Forum Pplware
Excel - Criar coluna de classificações - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: Aplicações (/forumdisplay.php?fid=12)
+--- Tópico: Excel - Criar coluna de classificações (/showthread.php?tid=20066)



Excel - Criar coluna de classificações - Frog2001 - 10-10-2014 20:43

Viva,
Tenho uma tabela de Excel para anotar a pontuação de cada participante num jogo com várias secções.
Durante o jogo vão sendo atribuídos pontos e no final são somados os pontos de cada secção e identifica-se quem fica em 1º, 2º 3º lugares ou mesmo que foi desclassificado.
Não posso reordenar a posição dos participantes, nem das secções.

Até agora analiso manualmente a tabela e identifico a posição classificada de cada um, mas penso que existam uma fórmula para fazer isto.
Conseguem ajudar-me?
Obrigado


RE: Excel - Criar coluna de classificações - kinato - 11-10-2014 11:41

Boas,
Para ordenar a classificação de equipas existem alguns exemplos na net. Analisar por exemplo o seguinte site:
http://utilitarios.no.sapo.pt/util.htm

Tem lá os seguintes exemplos:
Calendário Futebol 8 Clubes
Calendário Futebol 18 Clubes

Quase de certeza que algum dos exemplos se deve adequar às tuas necessidades.
Cumprimentos


RE: Excel - Criar coluna de classificações - Frog2001 - 11-10-2014 16:02

Obrigado Kinato, não é exatamente o que procuro, pois aqui temos um número de participantes (equipas)mais ou menos fixo, e no meu jogo, podem ser apenas 5 participantes ou 200. Daí necessitar de comparar o total de pontos de cada um e apurar a sua posição na classificação final.
De qualquer forma Obrigado. Vou esmiuçar melhor e quem sabe encontro alguma inspiração.


RE: Excel - Criar coluna de classificações - Frog2001 - 11-10-2014 19:48

Ora bem, já consegui obter o que pretendo, com a função ORDEM.
Acontece que quando tenho 2 concorrentes com a mesma pontuação, ficam classificados na mesma posição (exp. 11 pontos - 3ª posição) até aqui tudo bem, mas depois não me aparece a posição seguinte, ou seja, salta dos dois 3º lugares, para a 5ª posição.
Há forma de alterar isto?
Obrigado


RE: Excel - Criar coluna de classificações - Corvus - 12-10-2014 11:15

Mas isso está correcto na minha opinião: se tens dois concorrentes no 3º lugar, o próximo concorrente fica no 5º lugar, pois existem 4 concorrentes acima dele.


RE: Excel - Criar coluna de classificações - Frog2001 - 13-10-2014 14:03

Viva Corvus, obrigado pela tua resposta.
Logicamente está correto.
Mas na realidade tens a posição 1; 2; 3; 4;5 e por diante, ainda que na posição 3 existam 2 concorrentes.


RE: Excel - Criar coluna de classificações - Corvus - 13-10-2014 19:28

Não querendo parecer teimoso, em todas as classificações que tenho visto das mais variadas áreas, quando há um "empate" entre dois concorrentes, o concorrente seguinte aparece 2 posições depois.

Se tens duas equipas com a mesma classificação, como dizes qual ficou à frente da outra? Só se tiveres mais critérios além da pontuação, e aí o problema está resolvido. Se não tiveres mais critérios, nenhuma delas tem o direito de ficar à "frente" da outra, e acaba por ser injusto para uma delas.


RE: Excel - Criar coluna de classificações - Frog2001 - 14-10-2014 19:27

Amigo Corvus, não acho teimosia. Parece-me mais inexperiência da minha parte neste tipo de situações.
Assim sendo, sigo o teu conselho, que tem toda a lógica, e como esta lista também é para um jogo entre amigos, não acho que fiquem incomodados por não serem os 5ºs.
Obrigado