Forum Pplware
A cada gadget o seu GPS - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Mais Tech (/forumdisplay.php?fid=11)
+--- Fórum: Gadgets (/forumdisplay.php?fid=15)
+--- Tópico: A cada gadget o seu GPS (/showthread.php?tid=211)



A cada gadget o seu GPS - Malamen - 04-08-2008 11:55

A cada gadget o seu GPS

A navegação por GPS tornou-se nos últimos anos, um fenómeno relativamente comum. Actualmente, a maior parte dos carros vendidos em Portugal, independentemente da gama, possuem uma ou mais opções de GPS pré-instaladas, assim como os telemóveis mais recentes. Os preços dos terminais dedicados, com ecrã a cores, alertas vocais e mapas pré-instalados, já podem ser adquiridos abaixo da barreira psicológica dos 100 euros.

A oferta de software de navegação, com ou sem mapas incluídos, é igualmente variada, com opções disponíveis para a maior parte das plataformas móveis, incluindo Windows Mobile, Symbian, Blackberry, Palm e Java. Os principais sistemas operativos estão também contemplados.

Tendo em conta a quantidade de dispositivos de comunicações e electrónicos que nos rodeiam e aparte determinadas exigências específicas, faz cada vez mais sentido adquirir um módulo GPS externo, cuja polivalência permite a utilização em mais de um dispositivo já existente, com um espectro de aplicações significativamente superior.

A única exigência real é a presença de Bluetooth, seja no telemóvel, computador ou máquina fotográfica, a parir daí é escolher o caminho e seguir as indicações.

NDrive GPS Premium
O GPS Premium, da portuguesa NDrive é um módulo Bluetooth externo, de 20 canais e alimentado por uma bateria de iões de lítio recarregável. Tem um alcance máximo de dez metros do dispositivo emparelhado, três LEDs indicadores de estado e possui um conector para antena externa. É compatível com a maior parte dos standards de localização por satélite.

O pacote de vendas inclui um cartão Micro SD de 512MB, contendo a aplicação NDrive para Windows Mobile, bem como um mapa à escolha, um carregador de isqueiro e um suporte para automóvel.

Os preços variam consoante a opção de mapas incluídos, desde 100 euros a 150 com apenas um mapa.

[Imagem: 454754.gif]


TomTom GPS BT
A TomTom é um dos mais reconhecidos fabricantes na área dos sistemas de navegação por GPS. O receptor Bluetooth da marca é um sistema simples e fiável, compatível com a maior parte dos dispositivos e baseado na especificação Sirf Star III.

É vendido isoladamente ou em conjunto com o software e mapas da TomTom para diversas plataformas. O pacote de vendas do módulo inclui, ainda, um carregador de isqueiro e um carregador doméstico, por cerca de 99 euros.

[Imagem: 454755.gif]


Garmin Mobile 10
A Garmin, outro fabricante reconhecido no campo dos equipamentos de GPS, oferece um dos mais completos pacotes de venda do mercado, integrando um módulo GPS por Bluetooth, software de navegação compatível com todas as marcas de telemóveis e PDAs, software de navegação para computadores com sistema operativo Windows e um mapa europeu completo. O módulo Bluetooth é relativamente simples, embora apresente uma autonomia apreciável.

O pacote de vendas inclui ainda um clip para o cinto e carregador de isqueiro.

Disponível em grandes superfícies de electrónica, por cerca de 199 euros.

[Imagem: 454756.gif]


Nokia LD-4W
O módulo GPS por Bluetooth da Nokia oferece uma compatibilidade acrescida com as aplicações de localização presentes nos telemóveis da fabricante finlandesa ou disponíveis para descarga no site da Nokia. Todavia, não se fica apenas por aí, já que, à partida, poderá ser utilizado com a maior parte dos dispositivos electrónicos que suportem este tipo de periféricos, com a mais-valia acrescida de oferecer um perfil Bluetooth 2.0, bastante mais eficaz. Acrescem ainda as dimensões reduzidas do módulo e a autonomia positiva da bateria.

O pacote de vendas inclui o módulo, uma ventosa para fixação no vidro do automóvel, carregador de isqueiro, clip de fixação para o cinto e porta-chaves.

As licenças para os mapas podem ser compradas à parte e tanto a aplicação de navegação, como todos os mapas disponíveis, estão já incluídos nos telemóveis Nokia mais recentes ou podem ser descarregados gratuitamente.

Disponível em lojas de telemóveis, agentes Nokia e grandes superfícies de electrónica, por cerca de 127 euros.

[Imagem: 454757.gif]

in TEK


RE: A cada gadget o seu GPS - sergio martins - 14-08-2008 21:59

Boas, penso que seria bom abrir uma area no forum acerca de Gps, programas, instalação, configuração etc etc... o que acham?


RE: A cada gadget o seu GPS - Snipper1 - 29-03-2010 00:05

(14-08-2008 21:59)sergio martins Escreveu:  Boas, penso que seria bom abrir uma area no forum acerca de Gps, programas, instalação, configuração etc etc... o que acham?

Sobre Garmin posso dar uma pequena ajuda, tenho "aprofundado" os meus cohecimentos nessa Marca, visto ter adquirido um equipamento dela. Também no que diz respeito a GPS em Symbian... Bora lá com isso