Forum Pplware
Disco externo reinicia ao copiar ficheiros - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Pplware (/forumdisplay.php?fid=1)
+--- Fórum: PiPplware (/forumdisplay.php?fid=45)
+--- Tópico: Disco externo reinicia ao copiar ficheiros (/showthread.php?tid=21605)



Disco externo reinicia ao copiar ficheiros - Gamitchi - 23-09-2015 22:35

Boa noite a todos.

Ando já há algum tempo a tentar resolver este problema.

Tenho dois disco externos ligados ao Pi.
Consigo ler/escrever nos dois.
Consigo copiar ficheiros dentro do próprio disco de uma pasta para outra.
Não consigo copiar ficheiros maiores que 40mb de um disco para o outro. O disco onde está o ficheiro reinicia! Neutral
Ligados ao PC tudo normal...

Alguém sabe resolver isto?

Agradeço a ajuda!

Abraço


RE: Disco externo reinicia ao copiar ficheiros - dsantos - 24-09-2015 00:25

A tua fonte de alimentação do RPi não deve ser suficiente para os dois discos. Ou o(s) cabo(s) USB que estás a utilizar para as ligações (principalmente o da fonte de alimentação) não são os melhores e provoca queda de tensão.

Os discos externos requerem alguma intensidade de corrente extra. Especialmente se não tiverem alimentação própria, cada disco consome à volta de 500 ma (ou até mais).

Portanto o meu conselho é verificares quantos amperes tem a tua fonte de alimentação, verificar se é suficiente para tudo e verificar tb os cabos USB.


RE: Disco externo reinicia ao copiar ficheiros - Slash - 24-09-2015 11:54

O ideal é ligar esses discos num HUB USB com alimentação externa, encontram-se deles baratos no ebay ou no olx, e funcionam bastante bem. Os discos têm consumos muito elevados e mesmo com uma fonte de 2A pode não ser suficiente. 

No meu caso tenho uma fonte de 2A, e tenho uma pen wireless e teclado/rato sem fios, e já não consigo ligar nenhum disco, tenho mesmo que o ligar com alimentação externa.

O caso que descreves é um exemplo de alimentação deficiente, pois quando os dois discos estão em funcionamento ao mesmo tempo (um a ler e ou outro a escrever) a potência não é suficiente para manter os 2 em funcionamento.


RE: Disco externo reinicia ao copiar ficheiros - Gamitchi - 24-09-2015 20:44

Boa noite,

Obrigado pelas respostas, só consigo ver à noite.

A fonte do Pi é de 3000mA e os discos têm alimentação própria dai a luta.
São dois discos sata em caixa externa USB3.
Em todas as distros que experimentei acontece o mesmo.
Já andei pelo Google a experimentar várias configurações de permissões e afins e não dou com o problema. Sad

A única coisa que ainda não experimentei foi mudar as tabelas das partições de GPT para GNU uma vez que o de 4tb já tem 3tb ocupados e não os consigo passar para outro lado. Poderá residir aqui o problema?


RE: Disco externo reinicia ao copiar ficheiros - dsantos - 27-09-2015 19:52

O problema não será como estão formatados os discos, mas sim problema de energia.

Experimenta adicionar a seguinte linha ao ficheiro config.txt:
max_usb_current=1


RE: Disco externo reinicia ao copiar ficheiros - lpdourado - 30-09-2015 12:18

Também pensei que o problema fosse esse, mas ele indica os discos têm alimentação externa, daí essa solução não resultar.