Forum Pplware
Questões acerca dos drivers e programas dos drivers. - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: Windows (/forumdisplay.php?fid=5)
+--- Tópico: Questões acerca dos drivers e programas dos drivers. (/showthread.php?tid=21815)

Páginas: 1 2


Questões acerca dos drivers e programas dos drivers. - Merph - 02-12-2015 05:49

Actualizei o meu Toshiba L50-B-16X PSKTAE-03900LEP para o Windows 10 x64 (vinha com o Windows 8.1 x64) e gostava de saber por onde actualizo os meus drivers e programas dos drivers: através do site da Toshiba, de um programa de actualização de drivers, do Windows Update (penso que o Gestor de Dispositivos o utilize), dos sites dos fabricantes de componentes que não são da Toshiba ou de sites de actualização de software e drivers?

O site da Toshiba praticamente não tem, sabe-se lá porquê, actualizações para os drivers e programas dos drivers mas sim na sua esmagadora maioria programas da Toshiba que se calhar são praticamente inúteis e só enchem o disco.
Depois de seleccionar a Família ("Satellite"), a Série ("Satellite L50-B") e o Modelo ("Satellite L50-B-16") aparecem-me 3 drivers (pelo menos é o nome que o site da Toshiba lhes dá): ".Windows 10 Upgrade Drivers", "BIOS Update" e "Wireless Display". Em "Sistema operativo" posso escolher o "Windows 10 - 64 BIT" (o Windows 10 só tem uma categoria).
Depois de carregar no driver ".Windows 10 Upgrade Drivers" sou redireccionado para uma página que fala no Windows 10 e que tem vários links. Debaixo de "Download Toshiba drivers for Windows 10" aparece escrito "Click here to download drivers for Windows 10". A seguir a carregar neste link sou redireccionado para uma página em que aparecem categorias para eu preencher que correspondam às do meu PC: "Series", "Model" e "Model Code" (não sei por que me perguntam isto depois de eu anteriormente e como referi aqui já ter escolhido a Família, a Série e o Modelo do meu PC). Em vez de preencher estas categorias posso preencher em alternativa apenas a que me aparece em baixo que é a do "Part Number". Posteriormente a seleccionar as que correspondem ao meu PC, aparece a lista referida em cima de programas da Toshiba (debaixo de "Software Updates"). Os programas que aparecem são o "Cyberlink Media Show 6 for Toshiba (64bit)" (há duas versões com tamanho diferente não sei porquê), "DTS Studio Sound (32/64bit)", "TOSHIBA Blu-ray Disc Player (32/64bit)", TOSHIBA Desktop Assist (32/64bit)", TOSHIBA Display Utility (64bit)", "TOSHIBA eco Utility (32/64bit)", "TOSHIBA Function Key (32/64bit)", "TOSHIBA PC Health Monitor (32bit)", "TOSHIBA PC Health Monitor (64bit)", "TOSHIBA System Driver (32/64bit)" e "TOSHIBA System Settings (32/64bit)". Estes programas são necessários, isto é, acrescentam alguma funcionalidade ao PC ou são praticamente inúteis? Não era suposto aparecer no site da Toshiba mais actualizações dos drivers e programas dos drivers e não apenas programas da Toshiba?
O meu PC já tem a última versão da BIOS.
Após descarregar e executar o Wireless Display nada acontece (pelo menos penso eu), isto é, não é aberta nenhuma janela. O ficheiro é um extractor de arquivo da Toshiba. No entanto, se eu o "abrir" com o WinRAR e executar o instalador já consigo instalar o programa, curiosamente. Na Internet encontrei o instalador de uma versão mais recente do que a que está disponível no site da Toshiba e consigo instalá-la sem utilizar este procedimento (nem sequer consigo "abrir" o instalador com o WinRAR). O programa aparece em "Programas e Funcionalidades" com o nome "Intel WiDi.

Os instaladores dos drivers e programas dos drivers muitas vezes não detectam versões dos drivers mais recentes quando na verdade existem, detectam e instalam versões mais antigas ou então detectam e instalam versões que causam problemas ao PC.

Quanto ao Windows Update, ele actualiza alguns drivers e programas dos drivers mas não instala as versões mais recentes (isto acontece no Gestor de Dispositivos que suponho que utilize o Windows Update). 
Após instalar o Windows 10, em "Programas e Funcionalidades" aparecem-me os programas dos drivers Conexant HD Audio, Controlador de gráficos Intel e Synaptics Pointing Device Driver. Não sei se foram instalados pelo Windows Update mas eu encontrei novas versões mais recentes destes programas na Internet e instalei-as (houve umas que eu não consegui instalar como explicarei mais abaixo). Quando procuro por novas versões dos drivers dos programas dos drivers Conexant HD Audio, Controlador de gráficos Intel e Synaptics Pointing Device Driver (carregando nas opções "Atualizar controlador de Software..." e "Procurar automaticamente software do controlador atualizado") o Gestor de Dispositivos instala-me as versões desactualizadas que tinha anteriormente! O Gestor de Dispositivos raramente detecta versões mais recentes dos drivers mesmo quando elas estão disponíveis e para as detectar à força (depois de eu as descarregar da Internet) é preciso ser eu a carregar nas opções "Atualizar controlador de Software...", "Procurar software do controlador no computador", "Permitir escolha a partir de uma lista de controladores de dispositivos no computador" e "Disco..." e apontar para a pasta onde estão os drivers com a extensão ".INF" (se em vez de fazer este procedimento carregar nas opções "Atualizar controlador de Software...", "Procurar software do controlador no computador" e "Procurar" e apontar para a pasta onde estão os drivers com a extensão ".INF" raramente o Gestor de Dispositivos detecta uma nova versão, não sei porquê). Há drivers que para além de virem com a extensão ".INF" vêm com instalador e por isso é mais fácil (à partida) serem instalados. De vez em quando durante este procedimento sou avisado antes de continuar e por vezes dá erro a instalar o driver após ignorar esse aviso porque suponho que não seja compatível com o meu PC. Só costuma dar este erro após ser avisado e decidido prosseguir mas há vezes em que sou avisado e não dá erro a instalar o driver após continuar. Os drivers que eu tenho descarregado dos programas Controlador de gráficos Intel e Synaptics Pointing Device Driver têm vindo todos com extensões ".INF" e ainda instaladores enquanto que os drivers do programa Conexant HD Audio só tem vindo com a extensão ".INF". 
Curiosamente, já tive problemas em instalar drivers do programa Controlador de gráficos Intel que vieram com instaladores após executar os mesmos mas consegui instalá-los através do procedimento do Gestor de Dispositivos. Já encontrei versões de drivers em sites que aparentemente são mais recentes que as dos sites oficiais, o que é estranho.

Já quanto ao sites dos fabricantes dos componentes que não são da Toshiba estou-me a referir a ir ao site da AMD actualizar o driver e o programa do driver da minha placa gráfica, ao site da Intel actualizar o driver e o programa do driver da Internet sem fios, ao site da Realtek actualizar o driver e o programa do driver da Internet com fios, etc. Será que vale a pena actualizar estes drivers e programas dos drivers ou limitar-me apenas aos drivers e programas dos drivers dos programas Conexant HD Audio, Controlador de gráficos Intel e Synaptics Pointing Device Driver como tenho feito (para além dos programas disponíveis no site da Toshiba), visto que não quero perder muito tempo com isto das actualizações e gosto de ter os programas que aparecem em "Programas e Funcionalidades" actualizados?

Por fim, a última versão dos drivers e programas dos drivers disponível nos sites de actualização de software e drivers como o Softpedia, de onde descarreguei e posteriormente instalei as versões dos drivers mais recentes do que as que estavam instaladas, pode não ser a mais recente ou ser incompatível com o meu PC.

O procedimento que eu tenho utilizado é actualizar os programas da Toshiba através do site da mesma e os drivers e programas dos drivers que aparecem em "Programas e Funcionalidades" (tanto os que aparecem a seguir a instalar o Windows 10 como o Conexant HD Audio, o Controlador de gráficos Intel e o Synaptics Pointing Device Driver, como o Intel WiDi que é descarregado do site da Toshiba) através do Softpedia. O Softpedia não tem as versões mais recentes de alguns dos programas da Toshiba disponíveis no seu site e de outros programas da Toshiba não as têm de todo, para além de me parecer ser mais fácil encontrar versões mais recentes dos drivers e programas dos drivers que eu mencionei neste site do que nos sites da Conexant, Intel e Synaptics.


RE: Questões acerca dos drivers. - okapi (UK ) - 02-12-2015 18:57

Eu tenho utilizado o Driver talente e nunca tive problemas , tenta ver se te resolve.

Driver Talent


RE: Questões acerca dos drivers. - Merph - 03-12-2015 00:34

Eu preferia não utilizar programas para actualizar os drivers e programas dos drivers devido ao que escrevi em cima acerca deles.


RE: Questões acerca dos drivers. - okapi (UK ) - 03-12-2015 00:48

Eu só sugeri e as alternativas estão todas no teu post, ou vai à unha ou pelo software, como já disse e outros aqui no fórum nunca tiveram problemas com este software, queres saber,  antes de ele instalar mostra-te o que vai instalar e só instala o que quiseres. Não te podes queixar muito porque as alternativa estão dadas.


RE: Questões acerca dos drivers. - Merph - 03-12-2015 01:46

Não me detectou novas versões quando no site da Intel (por exemplo) estão disponíveis versões mais recentes...


RE: Questões acerca dos drivers. - Merph - 01-01-2016 21:43

Ninguém?


RE: Questões acerca dos drivers. - Informatica - 05-01-2016 17:29

Sabes que drivers do windows 10 ainda não estão 100% operacionais.
Eu costumo utilizar o driver booster ou faço download a partir da página do fabricante.

PS: Esse portátil já está "discontinued" !


RE: Questões acerca dos drivers. - Merph - 05-01-2016 22:35

Mas já deviam estar.
Esses programas dão cabo do PC.
Como, se o comprei em Agosto de 2014 e dá para ser seleccionado no site da Toshiba?


RE: Questões acerca dos drivers. - paulo g. - 06-01-2016 10:51

Ainda dizem que linux é dificil. Como os fabricantes não colocam os drivers no SO dão estes problemas e a M$ pelos vistos também falha não desenvolver os genéricos...


RE: Questões acerca dos drivers. - Merph - 08-01-2016 03:40

O que faço?