Forum Pplware
Toshiba l850 - Desliga-se e reinicia - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Mais Tech (/forumdisplay.php?fid=11)
+--- Fórum: Hardware (/forumdisplay.php?fid=23)
+--- Tópico: Toshiba l850 - Desliga-se e reinicia (/showthread.php?tid=22469)

Páginas: 1 2


Toshiba l850 - Desliga-se e reinicia - chibazz - 19-08-2016 03:08

Muito boa noite. Tenho um problema no meu Toshiba.

Ele, desde ha um ano para tras que se anda a desligar e a reiniciar sozinho. Isto acontece mais frequentemente quando estou a jogar, mas aconteceu tambem enquanto estava apenas com o Google Chrome ligado, ou com um programa de ediçao musical chamado Sibelius.

Ja pude excluir varios problemas, pois ja falei com algumas pessoas e acabei por testar algumas das coisas:
- Em termos de aquecimento, ele nao aquece o suficiente para chegar a valores que indiquem o reinicio do pc (nem de perto);
- O PC esta completamente limpo (limpeza efectuada por mim), com thermal paste nova;
- Em termos de SO ou software, ele foi formatado varias vezes, sendo instalado o Windows 7, Windows 8, Windows 8.1 e Windows 10 (mesmo assim, reiniciou);
- Fiz testes individuais a cada componente, tanto as memorias, placa grafica, cpu, hd, etc (nenhum me deu erro e, por mais estranho que possa parecer, nos testes de stress, feitos durante 1 hora cada um, ele nao se desligou uma unica vez);


Nao existe, depois disto, uma razao aparente para tal acontecimento. Ele desliga-se aleatoriamente, sendo mais frequente quando estou a puxar por ele, mas mesmo em repouso, ele desliga-se. Ainda ha uns minutos, aconteceu algo estranho: ele bloqueou, nao conseguia mexer em nada nem mover o rato, depois desligou-se, como se tivesse a apertar o botao de ON/OFF, e de seguida voltou a iniciar sozinho, mais lento do que antes.

Alguma dica?

PS. O meu Toshiba e um Satellite l850-1jh

Cumprimentos


RE: Toshiba l850 - Desliga-se e reinicia - Helder Smith - 19-08-2016 23:34

Olá Chibazz, estive a ler o que escreveste, e vi vários posts teus sobre este problema "espalhados" pela internet.
Li tudo... e li que as temperaturas estão todas certinhas e tal... Mas penso que não li nada relacionado com o adaptador AC do portátil. Usas o portátil sem bateria, correcto? E se sim, ligas a tomada da electricidade do portátil sempre no mesmo sítio?

Lembrou-me assim de repente que isso podia ser cena de curto-circuito (dentro ou fora do portátil). Entendes? E o pc para não "queimar" desliga e/ou reinicia.

Tenta ligar o portátil noutra tomada de electricidade... Se o problema continuar, há algo dentro do portátil que possa estar a fazer curto-circuito.

É apenas uma opinião Smile

Depois diz algo aqui. Tenho os alertas sempre ligados!

Cheers!


RE: Toshiba l850 - Desliga-se e reinicia - chibazz - 20-08-2016 02:31

Boas Helder Smith Big Grin obrigado pela resposta e sim, por acaso pensei nisso mesmo. Uso o portátil sem a bateria colocada (maioria das vezes), sendo que o problema acontece nas duas formas, com ou sem. Também acontece sem estar o PC ligado à corrente, estando só com a bateria posta, por isso só pode ser problema interno (e levei a uma loja, na qual excluiram qualquer problema a nivel de bateria/carregador). Pesquisei alguma cenas e li que poderia ser do power button, mas também falhou essa solução.

Em relação ao curto circuito, realmente já pensei nisso e faz muito sentido. Em termos de tomadas, não serão delas. Eu vivo em Mafra e estudo em Évora e ele desliga em ambos os locais.
O curto circuito poderá vir da motherboard, trazendo a questão: como o identifico e como soluciono o problema?

Um grande abraço e agradecido pela resposta!


RE: Toshiba l850 - Desliga-se e reinicia - Helder Smith - 20-08-2016 02:45

Hey, yo, chibazz... cheira-me que anda aí algo a comer electricidade a mais.
O que apresenta maior temperatura? A ram? O processador? A gráfica? O disco rígido ou é a própria motherboard?

Pode ser também o pó acumulado "nos respiradores" do pc, e as ventoinhas não aguentam o calor da suposta peça sobreaquecida, e detecta um "possível curto circuito" e depois reinicia =X

E sim, o problema também pode ser da Motherboard... é só fazeres os testes e veres o que aquece mais, e os valores de electricidade que cada peça usa para trabalhar.

A que usar potência a mais, é a que está a fazer problema no pc.

Vírus não é de certeza. lol. Devido às formatações... peças mal colocadas, certamente também não será...

"A man must do some tests" e depois dizes algo aqui, que eu venho dar uma vista de olhos Smile

P.S.: há quanto tempo está assim o portátil?

Cheers! Smile


RE: Toshiba l850 - Desliga-se e reinicia - chibazz - 20-08-2016 02:55

Foste rápido Big Grin Ora bem, em termos de temperatura, vou-te já dar os resultados (registados com o SpeedFan):
HD0: 40ºC
Temp1: 50ºC
Gpu: 50ºC
Core1: 49ºC
Core2: 52º C
(Oscilando entre 1 e 2 valores cada componente, apenas com o Chroome aberto e alguns programas em segundo plano. Puxando mais valor, nenhum dos componentes passa dos 65ºC)

Em termos de limpeza, o computador não apresenta pó nem algo que possa aquecê-lo em demasia, foi limpo há cerca de um mês, não tendo alterado a temperatura. Pasta térmica também foi colocada por mim e não houve nenhuma alteração em termos de aquecimento.

Estou a pensar que alguma parte da motherboard possa estar queimada e estar a fazer esse mau funcionamento no pc, porque de resto, ele trabalha espectacularmente bem.

Ele está assim há cerca de 1 ano, coisa, menos coisa...


RE: Toshiba l850 - Desliga-se e reinicia - Helder Smith - 20-08-2016 03:34

Os teus valores realmente estão bem...

HD0: 40ºC
Temp1: 50ºC
Gpu: 50ºC
Core1: 49ºC
Core2: 52º C


Testei agora os meus, e como estou a usar um programa para desfragmentar os discos e tenho praí 30 abas no chrome abertas, apresenta uma temperatura ligeiramente superior à tua.
Estive a ver aqui a temperatura da minha motherboard e está com 90 graus.
Em termos de electricidade estou a receber 25W e 21A. (nunca uso bateria no portátil quando está ligado à luz). Pelo menos neste...
Porque no MSI a bateria não lhe sai... e como já é super recente, a bateria já não vicia Smile

Estou a usar o programa "everest ultimate portable". Dá para ver as temperaturas de tudo e dá para fazer testes de stress, etc.

Se conseguisses ver a temperatura da tua motherboard e a electricidade que estás a receber era awesome Smile

Motherboard:

[Imagem: 159a7399b51247ee9a58af664213701c.png]

Restantes temperaturas:

[Imagem: 0662c98348074f7d87f461348dd7c780.png]


RE: Toshiba l850 - Desliga-se e reinicia - chibazz - 20-08-2016 04:16

Infelizmente não te vou conseguir dizer as voltagens da motherboard, o Everest não está a identificar todos os componentes. Nem com o HWMonitor é possível. Mas as temperaturas estão dentro daquelas que te mostrei.

Em termos de Stress Test, já os fiz durante algum tempo e o pc nunca foi abaixo. Algo que, quando apresentei a quem me sugeriu fazê-lo, deixou-o espantado, visto que quando o puxo ao máximo, não se desliga, mas a jogar e a fazer (algumas vezes) coisas básicas, vai-se abaixo


RE: Toshiba l850 - Desliga-se e reinicia - Helder Smith - 20-08-2016 04:22

Que cena... É caso para dizer que esse portátil é bizarro. LoL.

RAM tem que chegue... não é a causa para ir abaixo...
Aquecer demais também não...

Sei lá man... será que há mau contacto na entrada do cabo da luz no portátil mesmo?
Ou só a usares a bateria também vai abaixo?

Está a dar-me insónias esse pc. lol.

Já me passou tudo pela cabeça... conflitos de anti-virus com os jogos, conflitos de anti-virus com possíveis "cracks"... lol.

Pelo menos nunca foi abaixo com blue screen. Certo?


RE: Toshiba l850 - Desliga-se e reinicia - chibazz - 20-08-2016 04:34

Infelizmente é um bocado. Em termos de funcionamento ou de tentares trabalhar com os componentes, é super difícil. Ele não é muito normal não Tongue

Ele desliga-se também só com a bateria em funcionamento (pelo menos, eu tenho 90% de certeza neste aspecto).

Se a ti te está a dar insónias, imagina-me a não dormir há um ano eheh Tongue olha, vou-te pelo menos explicar a forma de como ele se desliga. Basicamente, é como se eu estivesse a clicar no power button para o forçar a encerrar, ele se desliga e volta a iniciar, desta vez mais lento. Daí ter desactivado o power button, mas não resultou. Há uns dias, bloqueou durante uns 5 segundos, antes de fazer isto. 

Quando o levei pela primeira vez ao técnico, ele disse-me que poderia ser o chip gráfico e ter que fazer reballing. Mas acho estranho, pois ele funciona bem e nunca teve problemas com a imagem. 

Nunca foi abaixo com blue screen não. Desliga-se simplesmente como se estivesse a carregar no botão e reinicia logo de seguida. E fez isto com 3 sistemas operativos diferentes, com o HD formatado sempre!


RE: Toshiba l850 - Desliga-se e reinicia - Helder Smith - 20-08-2016 05:41

(20-08-2016 04:34)chibazz Escreveu:  (...)Desliga-se simplesmente como se estivesse a carregar no botão e reinicia logo de seguida. E fez isto com 3 sistemas operativos diferentes, com o HD formatado sempre!

Este portátil que tenho mais antigo, chegou a desligar-se sozinho... E simplesmente troquei o HD interno e parou de acontecer isso. LoL.
Agora lá está... será esse o problema do teu? lol.

Na altura para resolver, comprei um disco externo de 1tb, tirei-lhe a "caixa", ou as capas, como quiseres chamar-lhe, e troquei o que vinha de origem com o portátil.

Depois foi só armar o circo normal para dividir o disco em 2 partições, instalar o windows e até agora tem andado a rolar na boa...

Se não me falasses novamente no disco rígido, talvez esta memória me falhasse...
E talvez pode ser mesmo o teu problema... TALVEZ...

O meu ia abaixo porque o disco que lá tinha, devia fazer mau contacto ou alguma coisa... e quando assim é, o pc desliga.

Agora o interno antigo que tinha neste portátil, tenho-o na "caixa", ou capas, conforme quiseres chamar, do disco que agora está metido no portátil. lol. fiz uma troca Tongue

E agora funciona tudo bem.

Será este o teu problema? =X
O meu ia abaixo ao ver vídeos no youtube, ou a ver vídeos normais de filmes, ou por estar no word, ou por estar no chrome... era como lhe dava na moca...

Realmente espero que a solução seja esta... mas lá está. Não sou bruxo. LoL. Pode ser outro o problema. lol. Mas que é interno, isso é certo.

Cheers Smile