Forum Pplware
Combinar Linux e Windows - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Tópico: Combinar Linux e Windows (/showthread.php?tid=22858)



Combinar Linux e Windows - camolasxpto - 23-09-2016 13:10

Olá comprei um computador novo MSI e como vinha sem SO instalei o Windows 10 e agora está a fazer a instalação dos drivers (instalei-o no disco SSD).

Gostava de saber enquanto programadores o que me recomendam,

do que  me é passado, do que tenho visto e do que vivi até agora,
Código:
P1
entre as opções dual-boot e máquina virtual , qual me indicam (é um sistema para utilizar como user habitual para programar em c  e outros afins, estou mais inclinado para dual boot, mas aceito sugestões e outras ideias, possivelmente não conheço). Isto é eu tinha um sistema dual boot no antigo pc de Win7 com Ubuntu.

A nível de suporte, por um lado o que tenho mais suporte na minha faculdade é Ubuntu (mesmos nos computadores internos).
Mas como já tenho esse sistema gostava de experimentar um outro, mas que fosse identico a nível de comandos ou funcionalidades para não ficar enrrascado em algum trabalho.
Por exemplo no DCC-FCUP utilizam (avam) o Fedora,  acho que gostava de experimentar o debian ou o Mint,
Código:
P2:
qual recomendam em termos de programadores deste 4, ou mais sugestões além e o sistema.
Estou indeciso como fazer o bootable e depois onde deva instalar, o disco tem:
1 disco SSD <- 256GB (238..)
1 disco HD <- 1000GB (925..)

Logo a partir deste artigo: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/10/cinco-dicas-para-cuidar-do-seu-ssd-e-aumentar-a-vida-util-do-software.html

 
Como não tenho a certeza e como o Linux é rápido e as operaçoes que lá se fazem são normalmente de não muita performance,  o que notei mais no meu antigo pc foi : no uso do android Studio ele travava um pouco (e já tinham uns tempos, logo senti um pouco de necessidade , pois além do mais não tinha bateria (não completamente viciada) .. (e elas são caras investir numa nova e achei que era a altura) .. O transformador é daqueles tipo mac e ocupava muito espaço , solta-se facilmente etc

Código:
P3:
Onde devo guardar o sistema operativo: junto com o windows (partiçoes diferentes , disco diferentes no caso da maquina virtual ffica como mesma partição)
  Enumerei as perguntas para ficar mais claro, para efeitos de organização, agradeço desde já a disponibilidade e ajuda  [Imagem: default_thumbsup.gif]


RE: Combinar Linux e Windows - xpekt - 23-09-2016 22:03

Eu também tinha esse problema porque estou habituado a programar em ambiente linux e tenho um disco igual ao teu e optei por dual-boot. 

Basicamente, reservei 70GB (acho, não tenho a certeza) mas nem precisas de alocar tanto para uma distro linux, depende do que vais instalar claro.

Experimentei o VirtualBox e Vagrant em windows e o que mais gostei foi o Vagrant mas sinceramente quando formatei o disco fiz dual-boot com o mint e windows 10 e prefiro esta divisão de propósitos. 

Linux para trabalhar e windows para brincar Smile

Hasta [[]]


RE: Combinar Linux e Windows - ncarvalho08 - 24-10-2016 20:38

Posso dizer-te que lido com vários cenários e tudo depende se é uma máquina existente ou uma nova e mesmo nas novas há que ter cuidado com as licenças windows que são manhosas. Basicamente, nas máquinas existentes o windows limita-te e és obrigado a configurar a máquina em dual-boot, pois só assim é que o windows fica activo.

Nas máquinas novas depende da licença que foi adquirida. Se a licença já vem com máquina o raio do windows, para estar activado, só te deixa instalar em dual-boot. Se quiseres ter o linux instalado com o disco todo para ele e o windows virtualizado e activado, não podes comprar a máquina no supermercado. Tem de de ser numa loja de informática e especificar que queres este cenário e a máquina fica 5*.

Tudo isto porque o windows agora é bios locked, o que é mais uma manha...

Quanto à instalação que penso que vais ser em dual-boot por causa da licença do windows (se for comprada à parte já não tem problema) sugiros as seguintes partições:

Nota: instalar sempre o windows primeiro

1ª partição (para instalação do boot do sistema)             
        Tamanho - 350 MB
        Tipo para a nova partição – primária;
        Usar como - ext2;
        Ponto de Montagem: /boot                       

2ª partição (sistema de ficheiros)
        Tamanho - 20000 MB
        Tipo para a nova partição – primária; (logica se for só 1 disco)
        Usar como - "journaling" ext4;
        Ponto de Montagem: /

3ª partição (memória virtual)
            Tamanho - definir o tamanho da nova partição. Usar entre 2048   
                       (32 bits) e 4096 MB (64 bits); normalmente o dobro da memória
                       fisica.
        Tipo para a nova partição - logica;
        Usar como - Área de troca (swap).

4ª partição (ficheiros pessoais)
        Tamanho - definir o tamanho da nova partição. Pode-se
                          utilizar todo o espaço livre que restou;
        Tipo para a nova partição – Lógica;
        Usar como- "journaling" ext4

Espero ter ajudado...