Forum Pplware
Pergunta estúpida sobre ES - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Pplware (/forumdisplay.php?fid=1)
+--- Fórum: PiPplware (/forumdisplay.php?fid=45)
+--- Tópico: Pergunta estúpida sobre ES (/showthread.php?tid=23015)

Páginas: 1 2


Pergunta estúpida sobre ES - valente274 - 22-11-2016 01:02

Boas,

Sei que a pergunta pode ser estúpida mas tenho que fazê-la.

Pretendo usar o pippware 5.1 apenas para Kodi e para usar conteúdos como o LibreOffice e Webrowser. Como tal, não necessito do ES (retropie) para nada. Para mim estão apenas a ocupar espaço e a usar recursos do raspberry. É possível remover isso e ficar apenas com o XFCE? E provavelmente até é possível colocar o XFCE a ligar diretamente o KODI quando ligamos o raspberry, depois de eliminar o ES (retropie), claro...

Digo que a pergunta é estúpida porque provavelmente vão responder-me: "para isso então instala apenas o raspian"

O problema é que o raspian não vem com o KoDI e parece que tem alguns bugs, como por exemplo o ecran preto ao sair do KODI para o ambiente de trabalho.

Obrigado.


RE: Pergunta estúpida sobre ES - Slash - 22-11-2016 08:56

Podes instalar o raspbian e meter os repositórios do pipplware, e instalar apenas o kodi.


RE: Pergunta estúpida sobre ES - dsantos - 22-11-2016 11:22

O ES é parte importante no PiPplware, se o removeres algumas opções poderão não funcionar correctamente. E também se selecionares uma opção de boot que não tenha o ES, não irá consumir recursos. Remover o RetroPie irá libertar á volta de 500 MB por isso julgo que não vale mesmo a pena.

Para o teu caso recomendo seleccionar boot para o XFCE no "Boot Menu" e nas definições do XFCE adicionar o Kodi ao arranque.
http://imgur.com/a/kfBiv


RE: Pergunta estúpida sobre ES - valente274 - 22-11-2016 15:04

obrigado dsantos.

Obrigado também slash. Não sei o que significa instalar os repositórios nem sei como se faz. penso que vou seguir a sugestão do dsantos.


RE: Pergunta estúpida sobre ES - valente274 - 24-11-2016 00:22

Boas,

Depois de definir o arranque do raspberry para o XFCE, como faço para aceder ao ES sem ter que definir de novo nas opções de arranque. Deve haver uma maneira, certo?

Obrigado


RE: Pergunta estúpida sobre ES - dsantos - 24-11-2016 03:08

Haver há, mas tu não disseste que não querias usar o ES ? Tongue


RE: Pergunta estúpida sobre ES - valente274 - 24-11-2016 13:23

Olá,

Muito bem. Você tem toda a razão. Eu disse isso. Vou explicar porque pretendi entrar no ES e aproveitar para pedir ajuda.

Eu tenho dois raspberrypi 2. Uso-os fundamentalmente por causa do kodi. Mas adoro as pontecialidades do sistema operativo (sobretudo pela possibilidade de poder usar um browser). Por isso abandonei o openelec e escolhi usar o pipplware5.1.

Como sou um nabo nisso, demorei alguns dias até configurar tudo como queria. Como sabe, uma das grandes dificuldades foi conseguir que o ecran do televisor ficasse todo preenchido. Mas com a sua ajuda consegui. (Com muito esforço até consegui instalar a minha impressora de rede no pipplware Big Grin).

Restava-me agora fazer o mesmo no outro raspberry do outro televisor. Instalei a imagem original do pipplware5.1  e no primeiro arranque já escolhi por defeito o XFCE. Depois repus o backup do primeiro raspberry para não ter que refazer outra vez todo o trabalho de configuração.

Aparentemente ficou tudo bem à excepção do preenchimento do ecran do televisor. O que já esperava porque o televisor é diferente do outro.

Este televisor, embora da mesma marca (samsung) é mais antigo e não tem a opção "ajustar ecran" como o outro. A opção "zoom" não me serve porque apenas tem uma entrada HDMI que partilho atravé de um switch HDMI com o MEO. Isto é, ajustando a imagem para o raspberry, fica a imagem do MEO desconfigurada.

Já tentei todas as combinações possíveis das opções do televisor com a opção "overscan" do raspberry. Não consigo.

Lembrei-me de ir ao ES para ver o que acontecia ao preencimento do ecran. Foi na altura que coloquei a pergunta que agora me respondeu. Não esperei pela resposta e alterei o arranque diretamente para o ES. E aí obtenho o seguinte erro (no ecran preto) sempre que ligo o raspberry. Não sei sair daqui. A solução que vejo é formatar, instalar de novo e conformar-me com o ecran a meio gás.

Sabe-me explicar o significado do erro? Já agora, por curiosidade, pode dizer-me como se vai do XFCE para o ES quando a opção de arranque está definida para XFCE?

Obrigado

Aqui vai o erro:

"Terminate called after throwing an instance of 'std::runtime-error'
what(): locale::facet::_S_create_c_locale name not valid
Aborted"

Depois disso fica na prompt.


RE: Pergunta estúpida sobre ES - dsantos - 24-11-2016 16:04

Hey que testamento... Tongue Vamos lá ver se consigo responder a tudo hehe

Se não queres estar a mexer na TV e o overscan só, não fica bem, a única solução é ajustares no config.txt como te expliquei à uns posts atrás, com o overscan_left=X, overscan_right=X, etc.

Esse erro em concreto nunca vi, nem sei ao certo de onde tem origem. Tentei ao bocado aqui reproduzir o problema e não consegui, funciona normalmente. Só com mais informação é que dá para ver o problema. Podes sempre voltar ao arranque para o XFCE executando no terminal:

Código:
sudo bootmenu


Relativamente ao ES, no arranque directo para o XFCE acontece que no PiPplware (e no Raspbian e na maioria das distribuições Linux), é usado um display manager, o lightdm neste caso. O Emulation Station não funciona bem com o X.org server em execução portanto tens de o terminar antes de arrancar o ES (isto vai fechar todos os programas do XFCE e o pŕoprio:

Código:
sudo /etc/init.d/lightdm stop

Depois para mudar para o VT1: CTRL+ALT+F1
E executar o ES:
Código:
emulationstation



RE: Pergunta estúpida sobre ES - valente274 - 24-11-2016 16:57

Boa tarde,

Foi um grande testamento mas apenas fiz duas perguntas. E uma delas até era repetida. (Como se passa de XFCE para ES e qual a origem do erro).

Embora não saiba qual a origem do erro, respondeu-me a ambas. Obrigado.

Já tinha pensado no config.txt. Mas como na altura me disse que só em último caso... estava com receio de experimentar. Quando chegar a casa vou procurar o post e experimentar. Suponho que cada vez que mexa no config.txt tenho que reiniciar para que as mexidas tenham efeito, certo? Será uma questão de tentativas, portanto, até encontrar o melhor tamanho do ecran.

Relativamente ao ES a partir do XFCE, não sei o que é o VT1 que menciona abaixo, mas suponho que o  CTRL+ALT+F1 seja para alterar para um terminal onde executarei o comando emulationstation, certo?

Bem, mas a primeira coisa a fazer será mesmo formatar o cartão. Desta vez, em vez de repôr o Backup acho que vou gravar a imagem do outro cartão. Também pode ser, não pode?

Mais uma vez obrigado.


RE: Pergunta estúpida sobre ES - dsantos - 24-11-2016 17:07

Sim, tem de adicionar/alterar os valores do overscan no config.txt e reiniciar, para as alterações fazerem efeito e repetindo até ficar certo, pelo que diz é mesmo a sua única hipotese no Raspberry.

VT1 é o terminal virtual 1, onde depois executa o comando, sim.

É igual criar uma imagem e restaurar noutro cartão, ou gravar a original e restaurar o backup. Se criar uma imagem do cartão, o cartão de destino tem de ter pelo menos o mesmo tamanho ou superior e depois executar a opção "Expand filesystem" no Raspberry Configuration no cartão de destino.