Forum Pplware
Rede XFCE/Kodi - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Pplware (/forumdisplay.php?fid=1)
+--- Fórum: PiPplware (/forumdisplay.php?fid=45)
+--- Tópico: Rede XFCE/Kodi (/showthread.php?tid=23180)



Rede XFCE/Kodi - valente274 - 13-02-2017 18:26

Olá,

No XFCE alterei os DNS da rede. A minha pergunta é a seguinte: como tenho o boot diretamente para o kodi, sem passar pelo XFCE, o acesso à net do Kodi é feito através dos DNS que configurei no XFCE ou dos DNS definidos no meu router (que são os do ISP)


RE: Rede XFCE/Kodi - Slash - 13-02-2017 20:45

Em principio serão os DNS definidos no XFCE uma vez que o XFCE tem apenas um frontend para os ficheiros de configuração do sistema.

Podes confirmar fazendo: 

cat /etc/resolv.conf


RE: Rede XFCE/Kodi - valente274 - 19-02-2017 18:43

Olá,

Tenho os DNS da google definidos. Ou pelo menos penso que tenhoSmile. Mas não deve estar bem porque continuo sem aceder a alguns sites.

Para configurar segui a intuição daquilo que é feito no windows e apenas alterei o campo dos DNS.

No XFCE fiz o seguinte:

-No icon de rede no topo direito, escolhi "preferences"
-Na janela de configuração selecionei "eth0"
-No campo DNS Servers coloquei "8.8.8.8 8.8.4.4" (há um espaço entre o quarto e o quinto 8). Os outros campos ficaram em branco.
-Depois cliquei em "Rebind" e depois em "close"

Mas pelos vistos quando acedo à net através do browser continuo com sites bloqueados. Isso significa que os DNS não estão a ter efeito. 

Podem ajudar-me?


RE: Rede XFCE/Kodi - dsantos - 20-02-2017 18:14

O que fizeste é o suficiente para definires os servidores DNS. Como disse o Slash, podes confirmar com:
Código:
cat /etc/resolv.conf



RE: Rede XFCE/Kodi - Pedro Mestre - 22-02-2017 00:31

Boa tarde,

Também estou com problemas para alterar o DNS no raspberryPi. Já alterei para o DNS da google através do procedimento que o valente274 referiu (preferências da eth0), e consigo aceder aos sites bloqueados. No entanto, passado algum tempo (não sei ao certo, mas creio que será mais do que uma hora), volto a ficar com os sites bloqueados.

Já alterei o ficheiro resolv.conf através do comando "sudo nano /etc/resolv.conf" e adiciono tanto os IPv4 como os IPv6 da google (depois de gravar confirmo que ficou alterado). Passado algum tempo, quando vou verificar novamente o ficheiro resolv.conf, além dos IPs que adicionei, aparece em primeiro lugar o IP do meu router (nameserver 192.168.1.254), que está a utilizar o DNS do MEO...e este antes não estava no ficheiro resolv.conf

Sempre que reinicio o RaspberryPi os sites ficam desbloqueados e no ficheiro resolv.conf tem apenas os IPv4 (8.8.8.8 e 8.8.4.4), penso eu, devido à configuração feita na interface eth0. Passado novamente algum tempo volta a colocar o IP do router no ficheiro e volta a bloquear os sites.

Há alguma forma de alterar definitivamente o DNS no raspberryPi?

Outra alternativa, seria alterar o DNS no router através de telnet. No entanto, li num fórum que se alterar o DNS no router as TVs não funcionam corretamente (paragens?) e sempre que o router é reiniciado volta a colocar o DNS da MEO (à semelhança do resolv.conf no linux, que sempre que é reiniciado, faz reset ao ficheiro).

Obrigado desde já pela atenção.


RE: Rede XFCE/Kodi - dsantos - 22-02-2017 02:23

Bem, o que está no resolv.conf, são os DNS usados se estiverem a usar a configuração de rede original do Pipplware. Os dados deste ficheiro são obtidos através de servidor de DHCP do router, e os configurados deveriam se sobrepor. Não estou a ver o que possa fazer isso mudar com o tempo...
Tem que ver a configuração de rede.
Se não souberem mesmo do que é, podem fazer uma coisa que não se devia de fazer, mas faz com que isso não mude é por exemplo, editar o ficheiro e depois mete-lo como ficheiro imutável:
Código:
sudo chattr +i /etc/resolv.conf

 Assim faz com que se use esses DNS de certeza.
-i para tornar mutável, man chattr para mais informação Big Grin


RE: Rede XFCE/Kodi - Pedro Mestre - 22-02-2017 23:09

Boa tarde,

Já consegui resolver o problema. O que acontecia era que tinha configurado, na interface eth0 no Network Preferences, apenas o DNS Server e tinha deixado em branco os outros campos, sendo estes configurados automaticamente pelo router.
Então para ultrapassar este problema desativei a opção "Automatically configure empty options" e coloquei um IP fixo no raspPi, o IP do router e o DNS Servers (deixei o DNS Search em branco). Desta forma ele já não recoloca o DNS do router no ficheiro resolv.conf, ficando o meu problema resolvido.

Obrigado pela vossa colaboração!
Abraço!