Forum Pplware
problema ubuntu - consola - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Tópico: problema ubuntu - consola (/showthread.php?tid=2418)



problema ubuntu - consola - Nadya - 23-05-2009 13:26

boas, resolvi mudar do fedora para o ubuntu.
A instalação corre na perfeição, mas ao tentar executar qualquer coisa na consola, nomeadamente compilar (gcc) ele dá erro!

Existe alguma solução?
Cumps


RE: problema ubuntu - consola - gsantos - 23-05-2009 14:40

Que comando e que parametros estás a passar para a compilação?
Que erro dá?

Tens de ser mais específica.


RE: problema ubuntu - consola - Nadya - 23-05-2009 14:46

Estou a tentar usar sockets, threads e mutexes, estou a compilar normalmente na consola com gcc, etc, da mesma forma que fazia no fedora.

Ele compilar compila, mas na execução é que dá sempre erro! Por exemplo usando sockets dá sempre segmentation fault, e o programa está bem feito pois no fedora corria bem!

Obrigado!


RE: problema ubuntu - consola - gsantos - 23-05-2009 15:04

O Ubuntu não tem a biblioteca libc instalada por defeito, deve ser disso.

Agora não estou em Ubuntu não te posso confirmar se o nome da biblioteca será mesmo esse, mas tenta procurar no synaptics algum pacote com um nome parecido.

Para compilar tenta:
Código:
gcc -O -Wall -lpthread .in .out



RE: problema ubuntu - consola - Nadya - 23-05-2009 15:19

Já instalei mas continua sem dar. Se depois me puderes dizer o nome correcto ficaria mto grata!

Cumps


RE: problema ubuntu - consola - gsantos - 27-05-2009 16:50

O nome correcto era esse...

Também já tive um problema do género quando comecei a utilizar esses recursos para gestão de zonas críticas e afins, mas não me lembro exactamente como resolvi. Confused

Desculpa não saber ajudar mais.
Podes disponiblizar o teu código para eu tentar correr numa máquina com linux?


RE: problema ubuntu - consola - racoq - 27-05-2009 22:30

(23-05-2009 15:19)Nadya Escreveu:  Já instalei mas continua sem dar. Se depois me puderes dizer o nome correcto ficaria mto grata!

Cumps

penso que o que precisas é instalar o pacote build-essential, ou seja procurar por ele em sistema > Administração > Gestor de Pacotes Synaptic, ou na consola fazer

Código:
sudo apt-get install build-essential



RE: problema ubuntu - consola - gsantos - 27-05-2009 22:42

Duvido... A única coisa que me lembre que o build-essential traz de relevante para aquela compilação (threads, sockets, daemons, mutexes, semáforos, etc...) é o libc, que foi o que eu disse para instalar. Mas não custa tentar, vamos ver se ajuda.


RE: problema ubuntu - consola - R00KIE - 28-05-2009 13:47

Pode também ser necessário instalar os headers do kernel, quando usava ubuntu eu lembro-me que em todos os guias que vi que diziam o que era necessário para poder compilar programas a partir do código fonte era o build-essential e o kernel-headers-qualquer_coisa em que o qualquer coisa é a versão do kernel que estás a usar.