Validaçoes - C# - Versão de Impressão +- Forum Pplware (http://forum.pplware.com) +-- Fórum: Mais Tech (/forumdisplay.php?fid=11) +--- Fórum: Programação e Web (/forumdisplay.php?fid=16) +--- Tópico: Validaçoes - C# (/showthread.php?tid=2706) |
Validaçoes - C# - Harvarde - 28-06-2009 17:38 Boas! Estou aqui com uns problemas a finalizar o meu projecto da cadeira de Programação Orientada a Objectos. O problema é com as excepções, queria validar vários campos (de textBox´s). Basicamente eles têm de ser validados antes de adicionar novo atleta. O que quero validar, é no campo da textBox2, apenas podem ser inseridos valores numéricos. Deixo aqui o código: Citar:private void button1_Click(object sender, EventArgs e) Outro problema esta ainda na validação: Citar:else if ((textBox1.Text.Length <= 0) || (textBox2.Text.Length <= 0) || (textBox3.Text.Length <= 0) || (textBox4.Text.Length <= 0) || (textBox5.Text.Length <= 0) || (comboBox1.SelectedItem.ToString().Equals("Selecionar") || (textBox6.Text.Length <= 0) || (textBox7.Text.Length <= 0))) Aquando da execução do programa, se meter nenhum campo sem nada... isso não funciona, porque os campos da textBox2, textBox3 são numéricos e da textbox6 e textBox7 são TimeSpan... ou seja não são do tipo .text, se o utilizador não meter nenhum destes (textBox2, textBox3, textbox6 e textBox7) o programa "crasha". Ajudem-me pro favor... amanhã tenho de entregar isto. RE: Validaçoes - C# - RaCcOn - 28-06-2009 23:07 Porque não usas o evento keypress ou change para verificar quando são alterados os dados na text e ai fazer a validação?! RE: Validaçoes - C# - Harvarde - 29-06-2009 12:16 Já consegui a primeira parte... mas não consigo resolver a 2º parte, a ultima validação de que falo. RE: Validaçoes - C# - RaCcOn - 29-06-2009 13:57 Mas tipo se utilizares o evento keypress do objecto pretendido, neste caso da text, poderás testar onde o user está a clicar...assim não tens de fazer essa validação mais tarde. Também vais correr menos recursos do sistema. RE: Validaçoes - C# - Harvarde - 30-06-2009 19:32 Não posso usar isso. Quanto a minha ultima validação, saber algo? ( Quando os campos estão nulos ) Cumpz RE: Validaçoes - C# - lukaz - 01-07-2009 00:57 Ja experimentas-te outro tipo de analise de modo a achar se o texto é nulo, por exemplo... textBox1.Text.Equals("") ou textBox.Text==null eu ja tive algumas chatices com strings por causa de serem nulas ("") e usei algo do tipo : if (StringAuxiliar!=null ){ //executa codigo correspondente } RE: Validaçoes - C# - Harvarde - 01-07-2009 11:07 O problema não está ai. O código "está bem", o problema é que a textBox 2 e 3 e a textBox 6 e 7 são do tipo inteiro e TimeSpan, respectivamente. Se o utilizador não preencher uma dessas textBox, o programa "craxa". Dizem-me que tenho de usar um TryParse nessas textBox, mas não sei como. :\ RE: Validaçoes - C# - lukaz - 01-07-2009 15:47 Agora fiquei um bocado confuso, textbox do tipo inteiro? e TimeSpan? As textbox recebem strings ,logo o que quer que o utilizador escreva , vão ser strings. claro que podes converter isso atravez do metodo Convert.(...),ou podes dar a interpretação que quiseres aos dados. em relação ao tryParse....é melhor adequares algo deste genero. try { //codigo } catch (Exception) { //tratar erro } RE: Validaçoes - C# - Harvarde - 01-07-2009 21:50 Talvez assim: Boas! Estou aqui na minha ultima validação do meu trabalho. O que eu quero é proibir o utilizador de tentar Adicionar novo atleta sem preencher os campos necessários. Aqui deixo o código: Citar://Se algum campo não estiver preenchido: Erro! O problema está nas textBox2, 3, 6 e 7, que não recebem valores do tipo string, ou seja, basta o utilizador não preencher uma dessas, que o programa falha e a validação não funcione. Se alguém me puder ajudar, agradecia. (É a minha ultima validação e o trabalho fica concluído) Cumprimentos RE: Validaçoes - C# - Shogun - 01-07-2009 22:00 int result; int.tryparse("string", out result); O resultado fica em result e a funcao devolve um booleano. Usa tambem: String.IsNullOrEmpty("string"); Para verificares se uma string é null ou vazia k e ekivalente a "". Se fores ao google tens essas respostas todas e é mt mais rapido do que aki. |