Forum Pplware
Algumas duvidas em relação ao Ubuntu 9.04 e VirtualBox - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Tópico: Algumas duvidas em relação ao Ubuntu 9.04 e VirtualBox (/showthread.php?tid=2864)

Páginas: 1 2


Algumas duvidas em relação ao Ubuntu 9.04 e VirtualBox - Neo_Angelus - 19-07-2009 13:41

Bem... foi com um post relativamente recente aqui no pplware e pelo facto do meu portatil estar em reparação e de ter de ir desempacotar o meu desktop de 6 anos que voltei a ganhar interesse por linux mais propriamente pelo ubuntu que já não experimentava desde a longinqua versão 5.04.

Apesar de alguns problemas graficos por não haver drivers decentes para a ATI 9250 e sendo o desktop antigo e por isso encaravando algumas vezes, fiquei bastante satisfeito com o que experimentei nestes ultimos 3/4 dias ao ponto de considerar seriamente instalar o ubuntu quando regressar o meu portátil. Neste momento, só há uma coisa a impedir-me de fazê-lo.

Como aluno de um curso de design, precisarei pelo menos de algum software da suite CS4: Photoshop, Illustrator, InDesign, Flash e After Effects. Estes pelo que estive a ver não funcionam com o WINE e, acho um bocado incomodo ter de fazer um dual boot para abrir o photoshop. Sendo assim instalei a virtualbox PUEL para "emular" o windows e correr os programas através de lá. Não sei se é por este ser um pc antigo, mas as drives usb não eram reconhecidas quando eu emulava o xp mas eram reconhecidas quando emulava o Seven.

Para além disso andaram a dizer-me que era capaz de nao ser muito boa ideia andar a correr programas do CS4 através do Virtual Box.
Considerando que o meu portatil tem as seguintes especificações:

- Processador Intel® Core™2 Duo P8600 2,40 GHz, 3 MB de cache de Nível 2;
- Memória 3072 MB (1 x 1024 MB + 1 x 2048 MB);
- Armazenamento 320 GB Unidade de Disco Rígido SATA 5400 rpm;
- Video NVIDIA GeForce 9600M GT
Até 1791 MB de memória gráfica total com 512 MB dedicados;

Irei perder assim tanta performance que faça não valer a pena correr através do Vbox?

Existem os drivers adequados para esta placa gráfica?

já agora, existe o picassa para ubuntu? =P

Cumps Wink


RE: Algumas duvidas em relação ao Ubuntu 9.04 e VirtualBox - racoq - 19-07-2009 13:51

Não há problema nenhum...

Para o XP/seven (desactivando os efeitos todos) apenas precisarás de 1GB de RAM alocados na máquina virtual. E o teu PC parece-me bem capaz de continuar a correr sem problemas uma vez que tens o ubuntu como sistema primário que se aguenta bem mesmo que só tivesses disponível 1 GB de ram.

Sim existe picasa em Linux > http://picasa.google.pt/linux/

Já agora tens aqui algumas alternativas ((diga-se de bastante qualidade) a algum do software que geralmente usa:

Photoshop > GIMP
Ilustrator > Scribus
Picasa > F-SPOT (até tem integração com o Picasa Online)


RE: Algumas duvidas em relação ao Ubuntu 9.04 e VirtualBox - Neo_Angelus - 19-07-2009 13:57

Obrigado pela rápida resposta ao meu testamento Wink

Já agora.. e para ter as coisas mais ou menos organizadas, gostaria de depois ficar com 30gb para o ubuntu e 30gb para o windows xp/seven e o restante espaço do disco como sendo um espaço comum entre os 2 ou somente para uso no ubuntu.
Para fazer isso devo fazer o quê? Ao instalar o ubuntu criar uma partição de 60gb não particionar o resto do espaço e depois no VBox definir 30gb para o Windows dentro da partição inicial de 60gb?

o Scribus por acaso não experimentei... mas o GIMP não consigo mesmo habituar-me Wink

Só não respondeste se haverá driveres correctos e actualizados para a minha placa gráfica... =)

Cumps


RE: Algumas duvidas em relação ao Ubuntu 9.04 e VirtualBox - racoq - 19-07-2009 14:07

Quanto À tua placa gráfica ATI 9250, deixou de ser suportada os seus drivers proprietários na ultima versão do Ubuntu. Estás neste momento a usar os driver open source que são considerados melhores que os drivers feitos pela própria ATI. Por isso lamento mas não há melhor opção para a tua placa gráfica, podes se não te sentirs satisfeito reverter para a versão 8.10 do Ubuntu que penso que ainda traz os drivers proprietários da AMD.

Se tens 320 GB podes fazer o seguinte:

Instalas o Ubuntu de raiz a ocupar o disco todo.

Depois o instalas o virtual box, e dentro do virtualbox fazes o que te convenier mais, podes caso queiras instalar mais que 1 windows, defenir para aí 60 GB para uma nova maquina virtual com o XP, e caso queiras também ter o seven especificar no virtualbox um tamanho de 80 GB por exemplo dentro do Virtualbox.

Isto para dizer que o espaço das máquinas virtuais hospedadas é especificado no pŕoprio virtalbox e nao em qualquer outra partição.

Espero ter percebido e tirado as tuas dúvidas Wink


(19-07-2009 13:57)Neo_Angelus Escreveu:  Obrigado pela rápida resposta ao meu testamento Wink

Já agora.. e para ter as coisas mais ou menos organizadas, gostaria de depois ficar com 30gb para o ubuntu e 30gb para o windows xp/seven e o restante espaço do disco como sendo um espaço comum entre os 2 ou somente para uso no ubuntu.
Para fazer isso devo fazer o quê? Ao instalar o ubuntu criar uma partição de 60gb não particionar o resto do espaço e depois no VBox definir 30gb para o Windows dentro da partição inicial de 60gb?

o Scribus por acaso não experimentei... mas o GIMP não consigo mesmo habituar-me Wink

Só não respondeste se haverá driveres correctos e actualizados para a minha placa gráfica... =)

Cumps



RE: Algumas duvidas em relação ao Ubuntu 9.04 e VirtualBox - Neo_Angelus - 19-07-2009 14:17

Não me referia à ATI 9250 pois essa é a do desktop, referia-me sim à do portatil a nvidia 9600M GT Wink

Pois, por isso perguntava como era melhor sabendo de antemao que o espaço da vmi é definido no Vbox.

Só acho que é capaz de não ser boa ideia instalar o ubuntu de inicio em todas as partições, porque a intenção era ter a tal partição do sistema operativo onde estivessem instalados todos os programas e definições, mas depois ter aquela restante partição de 240gb para guardar os meus documentos, videos, imagens, downloads etc... assim, se houver um azar com o sistema operativo, só tenho de formatar a partição onde ele está instalado e não perco as minhas coisas =)


RE: Algumas duvidas em relação ao Ubuntu 9.04 e VirtualBox - gsantos - 19-07-2009 14:36

(19-07-2009 14:17)Neo_Angelus Escreveu:  Não me referia à ATI 9250 pois essa é a do desktop, referia-me sim à do portatil a nvidia 9600M GT Wink
Não vais ter qualquer problema, pois em termos de drivers para linux a nVidia está muito à frente da ATi. Vai logo funcionar out-of-the-box, e posteriormente se quiseres podes actualizar para os drivers mais recentes.

(19-07-2009 14:17)Neo_Angelus Escreveu:  Só acho que é capaz de não ser boa ideia instalar o ubuntu de inicio em todas as partições, porque a intenção era ter a tal partição do sistema operativo onde estivessem instalados todos os programas e definições, mas depois ter aquela restante partição de 240gb para guardar os meus documentos, videos, imagens, downloads etc... assim, se houver um azar com o sistema operativo, só tenho de formatar a partição onde ele está instalado e não perco as minhas coisas =)
Podes fazer algo semelhante ao que eu tenho:
  • Partição 1: Windows [NTFS]
  • Partição 2: Linux
  • Partição 2.1 EXT4
  • Partição 2.2 SWAP
  • Partição 3: Os Meus Documentos [NTFS]
No Windows defini a partição "Os Meus Documentos" como sendo realmente Os Meus Documentos, alterando o atalho.
No Linux fiz o mesmo, removendo os atalhos que vêem por defeito e criando uns à lá Windows. Alterei também o ficheiro fstab para fazer automaticamente o mount de tudo o que seja NTFS.


RE: Algumas duvidas em relação ao Ubuntu 9.04 e VirtualBox - racoq - 19-07-2009 14:39

A placa gráfica que usas tem os drivers restritos da nvidia que são bastante bons, aconselho-te a fazeres todas as actualizações quando o computador voltar da reparação para ver se resolve. o problema (ie instalar os drivers aconselhados pelo ubuntu)

Pelo que percebo não queres o windows no virtualbox, sendo assim a ordem a seguir é instalares o /os windows que queres primeiro (se já não estiverem instaldos). E depois na instalação do Ubuntu existe uma opção que te permite arrastar o tamanho da partição ntfs usada do windows (e que deve te ocupar o disco inteiro), de modo a deixar espaço livre e não particionado no windows

Vê a seguinte imagem de exemplo:

[Imagem: GraphicalInstall?action=AttachFile&a...alBoot.png]


Neste caso o utilizador redimensionou a partição onde tinha o Ubuntu 8.10 para deixar espaço livre para instalar a versão do ubuntu 9.04 (10GB) (clicou na parte central que separa as duas partições e redimensionou visualmente). O mesmo pode ser feito se tiveres o Windows


(19-07-2009 14:17)Neo_Angelus Escreveu:  Não me referia à ATI 9250 pois essa é a do desktop, referia-me sim à do portatil a nvidia 9600M GT Wink

Pois, por isso perguntava como era melhor sabendo de antemao que o espaço da vmi é definido no Vbox.

Só acho que é capaz de não ser boa ideia instalar o ubuntu de inicio em todas as partições, porque a intenção era ter a tal partição do sistema operativo onde estivessem instalados todos os programas e definições, mas depois ter aquela restante partição de 240gb para guardar os meus documentos, videos, imagens, downloads etc... assim, se houver um azar com o sistema operativo, só tenho de formatar a partição onde ele está instalado e não perco as minhas coisas =)



RE: Algumas duvidas em relação ao Ubuntu 9.04 e VirtualBox - Neo_Angelus - 19-07-2009 14:53

Peço desculpa por não me estar a fazer entender, eu quero o windows no virtual box Tongue (Logo no inicio disse que não fazia muito sentido para mim estar a criar um dualboot só para abrir um ou outro programa e apartir do momento em que me disseste que os programas que falei do CS4 não deveriam ter problemas em funcionar com as caracteristicas do meu portatil no VBox, descartei completamente a hipotese do dualboot) ... a ver se consigo explicar isto melhor, e pegando no que o _Planax_ disse, a minha intenção é ficar com algo assim:

# Partição 1: Linux TOTAL 60gb (30gb para o ubuntu e utilizando o VBox atribuir 30gb para a vmi do Windows)
# Partição 1.1 EXT4
# Partição 1.2 SWAP
# Partição 2: Espaço a ser utilizado como uma segunda partição onde estarão docs,videos,imgs.. etc TOTAL 240gb [NTFS]

A dúvida é, se quando estiver a criar o vmi com o vbox, se posso definir a "Partição 1" como sendo a partição onde quero ocupar os 30gb. E se, existe modo da 2ª partição estar visivel quando estiver executando o Windows no Vbox.

Espero agora ter dito bem ^^'


RE: Algumas duvidas em relação ao Ubuntu 9.04 e VirtualBox - Mkman - 19-07-2009 16:18

Nao estou a intender muito bem a sua duvida, quando chegar a altura de esolher o espaço ele vai te pedir se queres espaço estensivel ou memoria fixa(espero nao estar a cometer ninhum engano)a fixa ira queria um espaço de memoria para o teu S.O Virtual e a extensivel e extensivel lol Smile

Espero nao ter dito alguma coisa errada Wink, ja nao uso a muito tempo VirtualBox


RE: Algumas duvidas em relação ao Ubuntu 9.04 e VirtualBox - Neo_Angelus - 19-07-2009 21:02

Lol.. não disse nada mal Mkman... mas a dúvida não reside aí mas sim como já disse acima

"A dúvida é, se quando estiver a criar o vmi com o vbox, se posso definir a "Partição 1" como sendo a partição onde quero ocupar os 30gb. E se, existe modo da 2ª partição estar visivel quando estiver executando o Windows no Vbox."

Wink