Forum Pplware
Partições, Grub e espaço para testes - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Tópico: Partições, Grub e espaço para testes (/showthread.php?tid=2890)



Partições, Grub e espaço para testes - zerozero - 22-07-2009 20:28

Boa tarde,

Ca estou eu de novo com umas duvidas:

Pretendo criar uma partição no HDD externo (+/-20g) para poder instalar vários *unix que me apeteça experimentar.

Dessa forma ficaria com:
HDD interno: Mint + Vista
HDD externo: "Armazém" + Espaço testes

As minhas questões são:
1- tendo mint e Vista no disco interno, como vai ficar o grub?
1-1 inalterado?
1-1-2 sendo assim como acedo ao SO que possa ter instalado no Hdd externo?

1-2 altera-se a cada nova instalação?
1-2-1 se sim vai ser re-escrito por cada novo SO que eu instale?
1-2-2 E, depois na hora de desinstalar e colocar outro, ou não, vai dar barraca?

A minha ideia, não sei se execuivel, era manter o Grub tal com esta, e cada vez que queira ir brincar aos testes fazer boot pelo HDD externo.
E possível fazer isto?

obrigado pela atenção que me quiserem dispensar


RE: Partições, Grub e espaço para testes - Mkman - 22-07-2009 21:06

Se consegui intender bem a tua duvida e assim.
(Eu nunca tive que fazer isso, mas vou tentar ajudar). Agora vamos fazer assim, nao consideres o teu HD Externo como uma Grande USB, considera assim que e como o teu HD Interno consegues fazer as mesmas coisas com ele.Tu quando mudas algo na bios da inicializaçao por exemplo metes para iniciar na Bios 1-CD 2- HD, se ele detectar que tens o Cd na unidade acede pelo CD se nao encontrar ira iniciar pelo HD.O teu grub Do HD interno nao sera mexido, pois vais instalar o sistema operacional no HD Externo. Para aceder ao S.O que esta no HD Externo teras que mudar na BIOS como o teu sistema e inicializado. Bem como disse nao sei se estou a dizer as coisas certas, se poder alguem com mais experiencia que eu ira te ajudar Wink (Desculpa qualquer erro)


RE: Partições, Grub e espaço para testes - Ana - 22-07-2009 21:53

Citar:1- tendo mint e Vista no disco interno, como vai ficar o grub?
A grub fica inalterada, pois a grub é própria de cada disco. Ou seja, ao instalares um Linux no HDD externo, é criada lá uma grub.
Para acederes aos SO do HDD externo tens de seleccionar esse disco como arranque na BIOS.

Citar:1-2 altera-se a cada nova instalação?
Ao instalares um novo SO no disco externo, a grub desse disco é alterado.
É totalmente igual ao disco interno.

Citar:A minha ideia, não sei se execuivel, era manter o Grub tal com esta, e cada vez que queira ir brincar aos testes fazer boot pelo HDD externo.
E possível fazer isto?
E é exactamente isso que acontece.


RE: Partições, Grub e espaço para testes - zerozero - 22-07-2009 22:58

Obrigado Mkman e Ana pelas respostas. O conjunto das duas esclareceu aquelas duvidas.

Agora que vou então meter mão a massa para particionar o hdd externo, colocou-se a questao:
- naquele espaço que vou criar, vou instalar e desinstalar muitas distros (conheço-me bem Wink ),
isso implica grub para cima e grub para baixo. não há o risco de aquilo tudo fazer tilt e eu ficar com a outra partição inacessível?

Esse cenário era simplesmente catastrófico!!


RE: Partições, Grub e espaço para testes - Ana - 22-07-2009 23:21

Não, se por acaso acontecer, restaurar a grub é tão simples como aceder ao LiveCD e correr 3 comandos.


RE: Partições, Grub e espaço para testes - Aptenodytes Tuxus - 22-07-2009 23:39

Caso aconteça é fazer isto:
http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=2207&pid=17291#pid17291


RE: Partições, Grub e espaço para testes - zerozero - 23-07-2009 00:01

ya Aptenodytes Tuxus, ja na semana passada me servi desse teu tutorial e deu tudo certo.

Esclarecido, acho ...

E vamos a aventura Big Grin