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[split] Problemas a reiniciar - Versão de Impressão

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[split] Problemas a reiniciar - dannylarama - 26-07-2009 22:07

Não tenho muita experiência no ambiente Windows. Por isso, quis experimenta-lo através do MacOS com Boot Camp... Tudo ia bem até que, de repente, após formatar um disco externo (devo ter feito mais alguma asneira da qual não me lembro), comecei a não ter acesso ao MacOS à partir do Windows. Não consigo inicializar à partir do CD do MacOS install, nem com as combinações de teclas para iniciar o Mac.
Só Windows é o que tenho. Depois de muitas reviravoltas com o Windows, acabei por, inadvertidamente, apagar a partição Mac.
Ainda estou preso ao Windows e, pior do que perder o meu disco Mac, é não conseguir iniciar o MacOS, onde me sinto muito à vontade.

iMac Intel Core 2 Duo 2.66GHz processor + 20-inch + iSight

Se alguém puder me ajudar, fique à vontade.

Aguardo respostas urgentemente. Agradeço muitíssimo.

Daniel Amaral


RE: [split] Problemas a reiniciar - Malamen - 27-07-2009 11:12

Não consegues arrancar pelo DVD e ter acesso ao Utilitário de Disco para ver se consegues reparar o teu boot?


RE: [split] Problemas a reiniciar - The Cool - 27-07-2009 14:30

Qual Windows?


RE: [split] Problemas a reiniciar - xOy - 27-07-2009 15:34

Opah eu não tenho muita experiência em ambientes Mac, mas se o caso "der para o torto" leva o teu iMac a onde compraste (se estiver dentro da garantia) e pedes para por tudo de novo Smile


RE: [split] Problemas a reiniciar - AirCrack - 27-07-2009 19:15

Talvez ajude no que pretendes fazer... senão avisaWink

Use fsck se for necessário

fsck é um utilitário de linha de comando que poderá eventualmente verificar e reparar um disco. Se for possível arrancar utilizando o modo de segurança ou o Utilitário de Disco durante o arranque a partir do disco, não será necessário utilizar fsck. Estas são algumas situações em que pode ser necessário o fsck.

* O disco do Mac OS X não está disponível.
* A unidade óptica não está disponível.
* Não é possível arrancar no modo de segurança premindo a tecla Shift durante o arranque.

Sugestão: Se utiliza um volume formatado com Mac OS X Extended (Journaled), como, por exemplo, com Mac OS X 10.3 ou posterior, provavelmente não será necessário utilizar fsck. Se por qualquer motivo o utilizar, não se esqueça de que podem ser apresentadas mensagens de erro inofensivas.

Se não tiver a certeza sobre o modo de formatação do volume e não conseguir arrancar a partir do volume do Mac OS X para verificar, digite o seguinte comando numa interface de linha de comando e, em seguida, prima Enter: diskutil info /

Se vir "File System: Journaled HFS+", significa que tem um volume Journaled.

Para utilizar fsck, terá de executá-lo a partir da linha de comando. Contrariamente a utilizar o apontador do rato para abrir uma aplicação e executar alguma tarefa, terá de digitar um comando de texto no prompt (#) para informar a aplicação fsck sobre o que deve fazer. A aplicação Terminal (/Applications/Utilities) e o modo de utilizador único são dois exemplos de interfaces de linha de comando em que é possível digitar esses comandos. Para utilizar fsck:

1. Efectue o arranque do computador no modo de utilizador único para alcançar a linha de comando.
Nota: Se necessário, efectue uma reinicialização forçada conforme descrito no Manual de Resolução de Problemas de Emergência fornecido com o computador. Nos computadores de secretária, pode fazê-lo premindo o botão de reposição/interrupção (caso exista) ou premindo continuamente o botão de alimentação durante alguns segundos. Nos computadores portáteis, prima simultaneamente as teclas Comando-Control. Se o computador portátil não reiniciar utilizando este método, poderá ser necessário repor o Gestor de Energia.
2. Na mensagem da linha de comando, digite:

/sbin/fsck -fy

3. Prima Enter. fsck passa por cinco "fases" e apresenta depois informação sobre a utilização e fragmentação do disco. Depois de terminar, é apresentada a seguinte mensagem caso não seja detectado nenhum problema:

** The volume (nome_do_volume) appears to be OK

Se fsck tiver detectado problemas e tiver alterado, reparado ou solucionado alguma coisa, apresentará a seguinte mensagem:

***** FILE SYSTEM WAS MODIFIED *****

Importante: Se aparecer esta mensagem, repita o comando fsck que digitou no passo 2 até fsck lhe comunicar que o seu volume parece estar OK (as reparações iniciais poderão revelar problemas adicionais, pelo que esta acção constitui procedimento normal).

4. Quando fsck comunicar que o volume está OK, digite reboot na linha de comando e, em seguida, prima Enter.

O computador deverá arrancar normalmente e permitir o início de sessão.


RE: [split] Problemas a reiniciar - acidizer - 28-07-2009 23:11

Acho que se está a fazer aqui uma confusão descomunal já.

Tentaste combinar o arranque com o c e com o x ?
Não sei se a lista de teclas que te deram foi esta, mas aqui fica:
Startup key combinations for Intel-based Macs

Tentaste também ficar a carregar no option até veres que opções é que te aparecem?
Deverá ser algo estilo isto:
Startup Manager: How to select a startup volume

Cuidado com o uso do fsck...

Uma vez que andaste a vasculhar em partições NTFS com o Boot Camp, a tua resposta pode estar algures por aqui:
Mac OS X: Disk Utility - All options dimmed for a disk that was formatted as NTFS in Microsoft Windows XP

Se não registaste ainda a tua conta no suporte da Apple, aproveita e faz isso. De seguida tenta colocar lá a dúvida caso ninguém te possa ajudar.

O facto de não conseguires arrancar com o DVD de diagnóstico de hardware nem com o do Leopard, é no mínimo insólito.


L.


RE: [split] Problemas a reiniciar - dannylarama - 12-08-2009 20:28

Obrigado por sua ajuda. Muito bacana de sua parte.
Tentei, como referi, todas as combinações conhecidas de teclas para tentar resolver a questão.
Com a tecla "option" apertada, aparece-me um grande cadeado cinza-escuro, que não consegui ultrapassar, mesmo usando a password de administrador(!?!).

Sim. Tenho uma conta referenciando este computador com registro na Apple. Depois de vários contactos telefônicos, eles concluíram que não podiam me ajudar.
Levei, então, a máquina a Apple Portugal e a resposta que me deram foi esta:

"
Marco Afonso
Technical Manager
___________________________
Interlog Informática S.A.
Apple Authorized Distributor
Estrada do Seminário
Edificio Firmo, Piso 1 - 1º Dt.
Alfragide - 2610-171 Amadora
Portugal

Telefone/Phone: (+351) 21 120 15 00
Fax: (+351) 21 120 15 02/01

Email: marco.afonso@interlog.pt





Iniciar mensagem reenviada:
> De: Marco Afonso <marco.afonso@interlog.pt>
> Data: 11 de agosto de 2009 18:16:51 GMT+01:00
> Para: damaral@netcabo.pt
> Cc: Customer Service <customer.service@interlog.pt>
> Assunto: PA 904548 - YM8153CPZE2 - Anomalia não abrangida pela garantia do fabricante
>
> Boa tarde
>
> Sr. Daniel Amaral
>
> Efectuamos analise detalhada, no sentido de identificar avarias no equipamento sem sucesso, equipamento não tem nenhuma avaria a nível de "hardware".
>
> Efectuamos os testes recomendados pelo fabricante (Apple Service Diagnostic).
>
> Equipamento encontra-se a funcionar dentro dos parâmetros do fabricante
>
> Depois de analise detalhada do seu equipamento, informamos que apenas detectamos anomalias de software:
>
> Password de firmaware, no qual é activado via "dvd install" pelo utilizador no sentido de proteger acesso "alheio" ao conteúdo do disco.
>
> Existem duas partições no disco rigido de sistema operativo Windows, que também o fabricante não dá nenhum tipo de suporte
>
> Assim e de acordo com as regras do fabricante, contidas no manual que acompanha o equipamento, passo a citar:
>
>
>
> "2. GARANTIA DE FABRICO
> “O fabricante Apple Computer, Ltd. (“Apple”) garante, ao utilizador que adquiriu o equipamento, que este se apresenta livre de defeitos de fabrico pelo período de UM (1) ANO (o Período de Garantia) considerado a partir da data de aquisição num canal oficial Apple, desde que o equipamento se encontre novo e não utilizado.”
>
> Durante o período da garantia a Interlog, funcionando como Centro de Assistência Autorizado Apple, reparará ou substituirá os equipamentos avariados, desde que a anomalia se deva, comprovadamente, a defeitos de fabrico.
> Quando um produto ou componente é trocado ou o seu valor totalmente reembolsado, os produtos ou componentes danificados tornam-se propriedade da Apple / Interlog.
> As reparações só serão efectuadas ao abrigo da Garantia se os documentos apresentados estiverem correctamente preenchidos.
> Esta garantia só é válida para o comprador, não sendo extensível a terceiros e não se aplica a: (a) danos provocados por acidente, desgaste, intempéries, descargas elétricas, sujidade, negligência, infiltração de humidade/liquídos, intervenção técnica por pessoal não autorizado, abuso, má utilização, utilização indevida ou a produtos de outros fabricantes; (b) danos provocados durante a assistência (incluindo actualizações e expansões) sempre que esta não tenha sido prestada por um Centro de Assistência Autorizado Apple; © produtos ou componentes alterados sem o consentimento escrito da Apple; ou (d) a produtos entregues para reparação dos quais o número de série da Apple tenha sido apagado ou se encontre ilegível.
>
> A Apple e os Centros de Reparação Autorizados não são responsáveis pela perda ou dano de quaisquer programas, dados ou qualquer outro tipo de informação armazenado em qualquer meio, por qualquer produto de outros fabricantes ou por componentes não cobertos por esta garantia. A recuperação e reinstalação do sistema e suporte lógico aplicacional ou outra informação do utilizador não se encontra coberta por esta garantia.
>
> É da responsabilidade do utilizador, antes de entregar o equipamento para reparação, efectuar cópias de segurança do suporte lógico de sistema, aplicações e restante informação nele existente e ainda, inactivar qualquer protecção por palavra-chave. É da responsabilidade do utilizador a reinstalação de todo o suporte lógico e informação e especificação de palavras-chave. A recuperação de dados não se encontra incluída nesta garantia não sendo a Apple responsável por qualquer perda ou dano de informação ocorrida durante o transporte ou reparação."
>
>
> Caso considere que a reparação se encontra abrangida pela Garantia, devera contactar o numero de apoio/suporte Apple atraves do numero 707 200 826 acompanhado pelos dados do equipamento (S.N. , etc.)
>
> Para continuarmos com a intervenção, informamos que esta anomalia não é considerada abrangida pela garantia, e terá um custo que será suportado pelo cliente. iremos proceder ao orçamento conforme as condições de assistência técnicas, assinadas no acto de recepção do equipamento.
>
> Melhores cumprimentos
>
> Marco Afonso
> Technical Manager
> ___________________________
> Interlog Informática S.A.
> Apple Authorized Distributor
> Estrada do Seminário
> Edificio Firmo, Piso 1 - 1º Dt.
> Alfragide - 2610-171 Amadora
> Portugal
>
> Telefone/Phone: (+351) 21 120 15 00
> Fax: (+351) 21 120 15 02/01
>
> Email: marco.afonso@interlog.pt"

Pelo que deu pra entender, eles (Apple Portugal) ou não sabem ou não querem me ajudar a resolver isto... ou vou ter que desembolsar alguma coisa.

Se souber de mais alguma novidade, manda lá.

Obrigado.