Forum Pplware
Ubuntu 9.10 -> Instalação limpa ou Actualização - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Tópico: Ubuntu 9.10 -> Instalação limpa ou Actualização (/showthread.php?tid=3718)



Ubuntu 9.10 -> Instalação limpa ou Actualização - best - 05-11-2009 20:29

Boa tarde,

queria saber se é melhor fazer uma instalação limpa ou a actualização do 9.04 para 9.10, através do gestor de actualizações?

Caso seja melhor fazer instalação limpa, é possível guardar o secção /home e alterar, apenas, o Sistema de Ficheiros ou tenho mesmo que formatar a partição toda do linux?

Gostaria também de saber se é possível através do Live CD do Ubuntu 9.10 testar a minha placa gráfica (GEFORCE G105M), ou seja, verificar se continua a dar problemas como no 9.04?

Agradecia a ajuda.

Obrigado.


RE: Ubuntu 9.10 -> Instalação limpa ou Actualização - racoq - 06-11-2009 23:58

(05-11-2009 20:29)best Escreveu:  ... é possível guardar o secção /home e alterar, apenas, o Sistema de Ficheiros ou tenho mesmo que formatar a partição toda do linux?


Depende... seria possível guardares a home se no momento de instalação do Live CD, definisses as aprtições manualmeente, criando uma partição swap, o mount point para raiz do linux (o "/") e definisses uma partição com mountpoint /home.

Aí seria possível, caso contrário nada feito. Respondendo à tua pergunta, se não te apetece fazer backup, como me parece, podes tentar fazer a actualização e depois converter a partição ext3, para ext4 (como me parece que é esse o teu intuito).

Podes ver o seguinte artigo sobre como o fazer (creio que se mantem actual).

http://pplware.sapo.pt/2009/05/04/ubuntu-904-com-ext4/

(05-11-2009 20:29)best Escreveu:  Gostaria também de saber se é possível através do Live CD do Ubuntu 9.10 testar a minha placa gráfica (GEFORCE G105M), ou seja, verificar se continua a dar problemas como no 9.04?

Podes usar o live cd, e ires à secção "controladores de hardware" para instalares os da tua gráfica. A seguir sais da sessão. Depois de saires da sessão e voltares a entrar (sempre sem reiniciar e do CD), penso que as alterações sortirão efeito. Se te detectar bem a placa gráfica, se calhar a melhor opção será mesmo uma instalação limpa, ao menos não ficas com "sequelas" de instalações anteriores, e ficas com um sistema limpo e sem problemas.

Espero ter ajudado.


RE: Ubuntu 9.10 -> Instalação limpa ou Actualização - ramonmg - 07-11-2009 02:29

Instalei ele e recomendo instalação limpa... pois atualizações como nosso amigo racoq disse sempre ficam sequelas da instalação anterior no caso da placa de video... na 9.04 que instalei no meu Notebook tive dor de cabeça na epoca pra achar drivers pra minha ATI 1150, mas nessa 9.10 ela instalou automaticamente, e a placa de rede wireless é só usar o NDISWRAPPER que está no Gerenciador de pacotes Synaptics.

Boa sorte !


RE: Ubuntu 9.10 -> Instalação limpa ou Actualização - best - 07-11-2009 15:36

Já instalei o 9.10, fiz backup de alguns ficheiros e formatei a partição do toda do ubuntu. Mas agora fiz as coisas em condições, criei a partição "/" e a "/home". Em relação ás drivers, instalei as ultimas que estavam no site da NVIDIA (190.42), até dizem que suportam a minha placa gráfica (GeForce 100M series: G 102M, G 103M, G 105M, GT 120M, GT 130M, G 110M), mas nada feito. Aparecem aqueles 6 ambientes de trabalho como no 9.04. Resolvi copiando o meu antigo xorg.conf para esta nova instalação . De qualquer das maneiras obrigado pela ajuda.