Forum Pplware
RESOLVIDO - Linux!? - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Tópico: RESOLVIDO - Linux!? (/showthread.php?tid=3780)



RESOLVIDO - Linux!? - Agatho - 10-11-2009 21:48

Ola a todos,
Eu normalmente sou utilizador de windows xp e vista, entretanto instalei o novo ubunto.
Parece-me mais rápido, aspecto simples, a situação de ser mais seguro para mim que uso muito os aspectos financeiros on-line parece-me bem.
No entanto pergunto:
Porquê tanta ausência de cor?
Para instalar um programa parece ser super complicado e não consigo encontrar o que preciso.
Ou estou a exagerar em função do habito de utilização windows?

Existe um grupo de programas que são para mim imprescindíveis, como os ter?

CCleaner,Auslogics Disk Defrag,Ad-Aware,VLC media player,AIMP2,Windows Live Messenger ,Picasa 3,Paint.NET,Ashampoo Burning Studio 2010,Format Factory,EncryptOnClick,TimeToGo,Google Earth,7-Zip,do PDF 6,PDF-XChange PDF Viewer.

Obrigado


RE: Linux!? - Ricardo Antunes - 10-11-2009 22:22

Os primeiros 3 não servem para nada, o Linux é praticamente imune a essas coisas Big Grin
Quanto ao resto, tem saído bons tutoriais no blog sobre software desse tipo, não sei agora os links mas uma simples procura por ubuntu e esses artigos aparecem Wink

De qualquer das formas tens tudo e mais alguma coisa disponível, basta fazeres um search pelo tipo de software que quiseres dentro do "Add/Remove Software" ou "Synaptic Packet Manager".

O problema é estares num SO novo e ainda não saberes onde as coisas estão, com o tempo isso vai lá acredita Wink


RE: Linux!? - Bruno Bernardino - 10-11-2009 22:28

Boas,

Antes de mais, dificilmente podes achar mais complicado escrever um nome e clicar "instalar" do que procurar no google, fazer download, executar e fazer reboot. Por isso acho que estás a fazer alguma coisa mal, o que me leva ao segundo ponto:

Esses programas, na maior parte, existem apenas para Windows e/ou não são necessários em Ubuntu.

Ao contrário do Windows, o Ubuntu oferece-te um Sistema Operativo pronto a usar.

Não precisas de software de optimização nem anti-virus tal como CCleaner, Auslogics, Ad-Aware.

Não precisas de software para tarefas "básicas" tal como Windows Live Messenger, Ashampoo, Format Factory, 7-Zip, do PDF, PDF-XChange

Se queres converter qualquer documento para pdf, fazes facilmente no programa, ou seleccionas "imprimir para ficheiro" ao imprimir, e escolhes pdf ou ps (outro formato semelhante, mas não compactado).

De resto, tens imensas opções para alguma coisa que desejes fazer.

Quanto ao Picasa: pessoalmente prefiro o F-Spot pois organizo tudo num sítio só e envio um tipo de fotos para o Flickr e outro para o PicasaWeb. Podes, no entanto, instalar facilmente o Picasa (http://picasa.google.com/linux/thanks-deb.html para o 2.7, se queres mesmo o 3, instalas o wine e executas a versão Windows).

Quanto ao MSN: tens o Empathy, o Pidgin, o Emesene, o aMSN e outros tantos, escolhe o que achares que se adequa mais a ti. Têm vantagens e desvantagens diferentes, adequam-se a diferentes tipos de utilizador, experimenta-os.

Relativamente ao VLC: Procuras no Centro de Software Ubuntu (Menu -> Centro de Software Ubuntu) por: "vlc" e vês lá para instalar.

Se tiveres problemas com codecs, instala o "Ubuntu Restricted Extras" que encontras no Centro de Software, pois por questões legais, o Ubuntu vem por defeito sem suporte a formatos proprietários.

O Google Earth podes instalar também facilmente escrevendo na consola "sudo apt-get install googleearth-package" ou utilizando o synaptic (Sistema -> Administração -> Gestor de Pacotes Synaptic) instalando o pacote "googleearth-package".

Os outros encontras o nome dos pacotes no google, ou devem dar para executar com o Wine, caso necessites mesmo deles, mas acho que deverias procurar uma alternativa nativa em Linux


RE: Linux!? - JPedrosa - 10-11-2009 22:29

(10-11-2009 21:48)Agatho Escreveu:  Ola a todos,
Eu normalmente sou utilizador de windows xp e vista, entretanto instalei o novo ubunto.
Parece-me mais rápido, aspecto simples, a situação de ser mais seguro para mim que uso muito os aspectos financeiros on-line parece-me bem.
No entanto pergunto:
Porquê tanta ausência de cor?
Para instalar um programa parece ser super complicado e não consigo encontrar o que preciso.
Ou estou a exagerar em função do habito de utilização windows?

Existe um grupo de programas que são para mim imprescindíveis, como os ter?

CCleaner,Auslogics Disk Defrag,Ad-Aware,VLC media player,AIMP2,Windows Live Messenger ,Picasa 3,Paint.NET,Ashampoo Burning Studio 2010,Format Factory,EncryptOnClick,TimeToGo,Google Earth,7-Zip,do PDF 6,PDF-XChange PDF Viewer.

Obrigado

Meu caro,
nem todos esses programas possuem versões para linux.
E outros tantos, não precisas por usares linux.

CCleaner, não precisas
Disk Defrag, não precisas
VLC - Vais ao synaptic, adicionar software, pesquisar, vlc, instalar
Ad-aware não precisas.
Paint .Net - Metes o GIMP
WLM - Tens o pidgin
Ashampoo Burning Studio 2010, tens lá programas para gravar CD/DVD
Para fazer PDF, tens o OpenOffice que te faz save para pdf de qualquer documento que consigas abrir.

para instalar alguns programas segue este tutorial, que está excelente e foi feito "pela casa".

Cumps,
JP


RE: Linux!? - fdaniel - 10-11-2009 22:32

Já foste ao Ubuntu Software Center? Tens lá milhares de aplicações divididas por categorias onde só tens de pôr um visto no que te interessa e no fim aplicar.
Tens também o getdeb.net com muitas aplicações, só tens de sacar o ficheiro .deb, abrir o ficheiro e clicar Instalar pacote.
CCleaner não tens, tens uma aplicação que não me recordo do nome, mas acho que já foi falado no blog pplw e pela minha experiência com as duas aplicações a que não me recordo é bem melhor.
Não precisas de Auslogics Disk Defrag, pois no linux não precisas desfragmentar o disco.
Ad-ware também não precisas, estás em linux! media player é da windows, tens outras opções bem melhores, dezenas... Bem tens aí muitos programas, algumas delas tens para linux outras tens que procurar aplicações que façam o mesmo.

Podes também visitar o ubuntued.info também tem aplicações e artigos interessantes.


RE: Linux!? - racoq - 11-11-2009 02:08

(10-11-2009 22:32)fdaniel Escreveu:  CCleaner não tens, tens uma aplicação que não me recordo do nome, mas acho que já foi falado no blog pplw e pela minha experiência com as duas aplicações a que não me recordo é bem melhor.

Não será esta?

http://pplware.sapo.pt/2009/08/19/bleachbit-0-6-1/


RE: Linux!? - fdaniel - 11-11-2009 02:29

Exactamente Wink