Forum Pplware
Ajuda no Ubuntu - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Tópico: Ajuda no Ubuntu (/showthread.php?tid=385)



Ajuda no Ubuntu - pedroalmeida103 - 17-08-2008 14:27

Preciso da vossa ajuda!

Estou com um problema, que até pode ser de resolução simples mas não estou a conseguir resolver.

Tenho alguns ficheiros no lixo que queria eliminar de vez "Esvaziar a reciclagem" mas diz que não tenho permissões.

Se entrar como utilizador root e for à reciclagem esta está vazia.

Como posso eliminar esse ficheiro de vez?


RE: Ajuda no Ubuntu - racoq - 17-08-2008 14:43

pedroalmeida103 Escreveu:Preciso da vossa ajuda!

Estou com um problema, que até pode ser de resolução simples mas não estou a conseguir resolver.

Tenho alguns ficheiros no lixo que queria eliminar de vez "Esvaziar a reciclagem" mas diz que não tenho permissões.

Se entrar como utilizador root e for à reciclagem esta está vazia.

Como posso eliminar esse ficheiro de vez?

cá para mim andaste a fazer chmod aos ficheiros Wink por isso te dá isso. tás com sorte porque ainda ontem deu isso à minha namorada, tens é de resolver por consola:

na tua pasta home faz:

cd .local/share/Trash

depois faz => sudo rm -rf *

isso deve resolver


RE: Ajuda no Ubuntu - CarlosCunha - 17-08-2008 14:50

geralmente isso acontece quando se utiliza o sudo para se fazer comando simples e até para se mexer a sua .home.


RE: Ajuda no Ubuntu - pedroalmeida103 - 17-08-2008 15:04

Assim que chegar a casa vou experimentar depois coloco aqui o resultado.

ObrigadoBig Grin


RE: Ajuda no Ubuntu - pedroalmeida103 - 17-08-2008 21:51

Citar:na tua pasta home faz:

cd .local/share/Trash

depois faz => sudo rm -rf *

isso deve resolver

Bingo. Problema Resolvido

Obigadão pela dicaWink


RE: Ajuda no Ubuntu - Penguin Community - 18-08-2008 01:40

já me aconteceu uma vez ter administrado uns ficheiros na minha pasta pessoal.. e depois eles ficaram 'inacessíveis' porque eu administrei-os como root. Neutral

a resolução passa por usar o chown :

sudo chown -hR X /home/X/* && sudo chown -R X /home/X/.*

sendo X o nome de utilizador... Isto ás vezes pode ser a solução para alguns problemas com o DCOP Server e o Amarok... Wink

Basicamente o comando vai dar permissões ao utilizador (neste caso X) para administrar as pastas e os ficheiros da sua área pessoal, e depois todas as pastas e ficheiros ocultos dentro da mesma.

Acredito que haja alguma maneira de simplificar o comando... se houver digam Smile pelo menos aprendo + alguma coisa Tongue


RE: Ajuda no Ubuntu - CarlosCunha - 18-08-2008 02:09

se os ficheiros da tua pasta pessoal são teus pq acedes via root? é esse o mal Smile


RE: Ajuda no Ubuntu - Penguin Community - 18-08-2008 02:22

pois, mas digamos que eu estava a fazer a actualização do ET:wolfenstein (pela consola) e do flashplayer... n' stuff..

e depois aproveitei para modificar umas coisas na minha pasta pessoal.. e esquecime completamente que aquilo ia ficar 'trancado' e tal Tongue Smile

a culpa foi minha... eu tenho plena noção disso Big Grin devia estar mais atento e consciente quando clico no 'enter'...