Forum Pplware
Unetbootin, syslinux e partições - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Tópico: Unetbootin, syslinux e partições (/showthread.php?tid=3911)



Unetbootin, syslinux e partições - MiKe Rastor - 22-11-2009 23:13

Bem pessoal, gostaria de vos colocar uma curiosidade que me surgiu ontem quando me pus a fazer umas brincadeiras com a minha pen.

Costumo ter na minha pen de 8GB FAT32 um LiveUSB do Linux Mint 7 XFCE para bootar por ai.

O que acontece é que o conjunto "imagem"+casper-rw perfaz cerca de 5GB "fixos", então decidi reduzir a partição de 8GB para 5GB e fazer outra partição com os restantes 3GB para armazenamento, isolando assim todos os ficheiros e espaço reservados para o LiveUSB.

Para meu espanto, reparo que a pen deixou de ser bootavel a partir desse ponto, so voltando ao normal após deletar todas as partições e criar novamente a partição FAT32 de 8GB.

Têm alguma ideia do que possa ter originado isto? Obrigadão desde já pelos comentarios.


RE: Unetbootin, syslinux e partições - brunoantunes - 23-11-2009 01:03

Vê as coisas da seguinte forma:

Num HDD se tiveres um SO instalado e se mexeres no tamanho das partições, o SO vai tentar "reconstruir" a sua propria partição, actualizando a mesma com o novo tamanho.

Aparentemente a PEN não faz essa alteração. Se pretenderes ter novamente a imagem, divide primeiro a pen e depois volta a colocar a imagem.


RE: Unetbootin, syslinux e partições - MiKe Rastor - 23-11-2009 17:12

brunoantunes, tens razão, eu na tentativa de nao tornar o post massudo massudo, tentei abreviar, dizendo: "so voltando ao normal após deletar todas as partições e criar novamente a partição FAT32 de 8GB", mas expliquei-me muito mal, e esqueci-me de mencionar que coloquei la a imagem e fiz todos os procedimentos de cada vez que alterei a tabela de partições. Big Grin