Filosofia de VIDA - Versão de Impressão +- Forum Pplware (http://forum.pplware.com) +-- Fórum: Comunidade (/forumdisplay.php?fid=6) +--- Fórum: Conversa de Esplanada (/forumdisplay.php?fid=20) +--- Tópico: Filosofia de VIDA (/showthread.php?tid=4084) Páginas: 1 2 |
Filosofia de VIDA - Malamen - 10-12-2009 13:38 Quando as coisas na vida parecem demasiado… quando 24 horas por dia não são suficientes... Lembra-te do frasco de mayonese e do café!... MAYONESE E CAFÉ Um professor, durante a sua aula de filosofia sem dizer uma palavra, pega num frasco de mayonese e esvazia-o. Tirou a mayonese e encheu-o com bolas de golf. A seguir perguntou aos alunos se o frasco estava cheio. Os estudantes responderam sim. Então o professor pega numa caixa cheia de caricas e mete-as no frasco de mayonese. As caricas encheram os espaços vazios entre as bolas de golf. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a dizer que sim. Então, o professor pegou noutra caixa. Uma caixa cheia de areia e esvaziou-a para dentro do frasco de mayonese. Claro que a areia encheu todos os espaços vazios e uma vez mais o professor voltou a perguntar se o frasco estava cheio. Nesta ocasião os estudantes responderam em unânime "Sim". De seguida o professor acrescentou 2 taças de café no frasco e claro que o café preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes nesta ocasião começaram a rir-se... mas repararam que o professor estava sério e disse-lhes: 'QUERO QUE SE DÊEM CONTA QUE ESTE FRASCO REPRESENTA A VIDA'. As bolas de golf são as coisas Importantes: como a família, os filhos, a saúde, os amigos, tudo o que te apaixona. São coisas, que mesmo que se perdêssemos tudo o resto, nossas vidas continuariam cheias. As caricas são as outras coisas que importam: o trabalho, a casa, o carro, etc. A areia é tudo o demais, as pequenas coisas. Se pomos primeiro a areia no frasco não haveria espaço para as caricas nem para as bolas de golf. O mesmo acontece com a vida. Se gastássemos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teríamos lugar para as coisas realmente importantes. Presta atenção às coisas que são cruciais para a tua Felicidade. Brinca, ensinando os teus filhos; Arranja tempo para ires ao médico; Namora e vai com a tua/ teu namorado/ marido/ mulher jantar fora; Pratica o teu desporto ou hobbie favorito. Haverá sempre tempo para limpar a casa e reparar as canalizações. Ocupa-te das bolas de golf primeiro, das coisas que realmente importam. Estabelece as tuas prioridades, o resto é só areia... Um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que representava o café. O professor sorriu e disse: "O café é só para vos demonstrar, que não importa o quanto a vossa vida esteja ocupada, sempre haverá espaço para um café com um amigo." RE: Filosofia de VIDA - avlisrotiv - 10-12-2009 16:41 Adorei! Mesmo, eu gostei muito... Muito inteligente... Épá, grande professor!.. Nem sei como expressar o que penso.. Também sou muito "atento" á filosofia da vida, é que há coisas...... Obrigado Rui, e só não te dou um ponto porque fumas ventil.. RE: Filosofia de VIDA - JPedrosa - 11-12-2009 01:15 Por acaso já conhecia, de anos atrás. foi extraordinário reler, e estou a falar a sério, porque hoje, faz muito mais sentido. Hoje, eu preciso mesmo de me lembrar constantemente disso, porque fui forçado a reavaliar muita coisa na vida num curtíssimo espaço de tempo e muito recentemente, aquilo que se chama "meter em perspectiva". Um abraço. JP RE: Filosofia de VIDA - xOy - 11-12-2009 01:35 Já conhecia, mas é uma boa lição.... sempre bom recordar RE: Filosofia de VIDA - Lápis Azul - 11-12-2009 02:25 Muito bom. Realmente muito bom mesmo e também muito verdadeiro! Contudo, uma dúvida: Se as bolas de golf são as coisas Importantes, as caricas as coisas secundárias, a areia é tudo o resto... O que serão os restos de mayonese colados no frasco? RE: Filosofia de VIDA - xOy - 11-12-2009 02:30 Lixo.... quer dizer que tens que lavar o frasco antes de meter as bolas de golf, etc etc Não?! I guess...... RE: Filosofia de VIDA - JPedrosa - 11-12-2009 04:26 (11-12-2009 02:25)Lápis Azul Escreveu: Muito bom. Realmente muito bom mesmo e também muito verdadeiro! /Modo nojento On encara como a génese, de certa forma o aspecto não muda muito /Modo Nojento Off Não deixa de ser uma pergunta válida, mas seguindo o contexto cientifico por trás das escolhas dos materiais para fazer a analogia, esses restos estariam "hierarquicamente" ao nível da areia um abraço. Não deixa de ser um belo pedaço de texto RE: Filosofia de VIDA - Malamen - 11-12-2009 12:12 Também gostei muito. Recebi por email e resolvi postar. RE: Filosofia de VIDA - Fábio Palma - 18-04-2010 19:01 Frases de Osho: Você tem simplesmente que ser um observador. E o observar é a sua face original aquele que observa é a sua consciência verdadeira. Aquilo que é observado é o condicionamento. Aquele que observa é a fonte divina de seu ser. RE: Filosofia de VIDA - asantos3 - 18-04-2010 19:33 |