Forum Pplware
Linux em Macbook Pro (Santa Rosa; Identificador 3,1) - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Tópico: Linux em Macbook Pro (Santa Rosa; Identificador 3,1) (/showthread.php?tid=4099)



Linux em Macbook Pro (Santa Rosa; Identificador 3,1) - Luigi - 11-12-2009 20:11

Boas,

apesar de apenas agora me ter registado, já acompanho o pplware há bastante tempo.

Daí recorrer a vós para pedir ajuda.

Tenho um Macbook Pro 15' (identificador 3,1) e, claro, utilizo o Mac os Snow Leopard.

Não prescindo do Mac OS, no entanto, tenho muita curiosidade em experimentar Linux.

Mas não me tem corrido bem a experiência através de tutoriais para o que pretendo online.

Assim, venho pedir-vos ajuda sobre como instalar Linux no meu Macbook Pro. Não sei se é possível, mas o que pretendia seria ter a possibilidade de boot com Mac Os e Linux, tal como posso fazer (através do bootcamp) MAc OS e Windows.


Obrigado desde já p/ v/ ajuda.

Luigi


RE: Linux em Macbook Pro 3,1 - racoq - 11-12-2009 20:23

desculpa a minha ignorância, mas o que é o 3,1? Não querias dizer 13,1 polegadas?

Se o macbook for recente (isto é arquitectura intel), dá perfeitamente para instalares o ubuntu ou outra distribuição de Linux moderna.


RE: Linux em Macbook Pro 3,1 - Luigi - 11-12-2009 21:20

O 3,1 é o identificador do modelo, pois existem vários. Este quer dizer que respeita ao ano de 2007.

Eu deveria ter escrito assim:

Macbook Pro 15' (Identificador do Modelo: 3,1) - ano 2007



Se por arquitectura moderna te referires a procesadores intel, sim, tenho core 2 duo 2.2 GHZ .

Mas o problema é que os tutoriais que encontro não me transmitem confiança.

(Vou editar o primeiro post para corrigir este lapso)


RE: Linux em Macbook Pro 3,1 - racoq - 11-12-2009 21:27

(11-12-2009 21:20)Luigi Escreveu:  O 3,1 é o identificador do modelo, pois existem vários. Este quer dizer que respeita ao ano de 2007.

Eu deveria ter escrito assim:

Macbook Pro 15' (Identificador do Modelo: 3,1) - ano 2007



Se por arquitectura moderna te referires a procesadores intel, sim, tenho core 2 duo 2.2 GHZ .

Mas o problema é que os tutoriais que encontro não me transmitem confiança.

(Vou editar o primeiro post para corrigir este lapso)

Não precisas de tutoriais. Metes o CD de uma distribuição de Linux, o ubuntu por exemplo, isto primeiro de tudo e corres, e vês se funciona tudo. Depois disso voltamos a falar Wink. Nada como experimentar primeiro no livecd a ver se dá.


RE: Linux em Macbook Pro (Santa Rosa; Identificador 3,1) - Sheik - 12-12-2009 15:25

MacBookPro 3,1 and Ubuntu 9.10 (Karmic koala)

Encontras nessa página alguma informação útil sobre como correr a última versão do Ubuntu, o Karmic Koala, no teu modelo do Macbook Pro. Wink


RE: Linux em Macbook Pro (Santa Rosa; Identificador 3,1) - Luigi - 23-03-2016 22:48

Mais vale tarde do que nunca.

Obrigado pelas respostas ! Tongue