Forum Pplware
Interface do Ubuntu - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Tópico: Interface do Ubuntu (/showthread.php?tid=4292)

Páginas: 1 2 3 4


Interface do Ubuntu - FatGiant - 31-12-2009 12:33

Bom, desisti de dual boots, mas não desisti de Ubuntu, e para tal instalei-o no portátil de trabalho.

Infelizmente, não consigo gostar do aspecto. Já meti não sei quantos temas, mas vai tudo dar ao mesmo. A interface é "demodé" com tipos de letras enormes, sem graça absolutamente nenhuma. Dispenso os efeitos compiz, o que eu queria mesmo era uma interface "clean", simples, utilitária e agradável à vista. Bom o que eu quero é algo na linha do Mac, algo pensado e feito para ser simples e bonito. Não me importo de sacrificar velocidade, se não houver outra possibilidade, o que não quero é ter um sistema rápido, mas feio e arcaico. Quanto mais não seja, quero ter a possibilidade de escolher.

Já agora, o Opera, consegue uma interface fantástica mesmo em Linux. Portanto, não deve ser impossível.

Gostaria de sugestões para isto. Ou links para artigos que me ajudem a conseguir o que quero.

Obrigado.

P.S.: A nível de funcionamento, não tenho qualquer queixa. Agora quero é passar ao nível seguinte.

Bom ano a todos.


RE: Interface do Ubuntu - gocho - 31-12-2009 13:03

E que tal Kde? Porque não experimentar? Mas não recomendo Kubuntu, para Kde, talvez um openSuse Wink

Em relação ao Ubuntu, sempre podes reduzir o tamanho da letra. Tenho que discordar de ti, bonito não é ( talvez no 10.04.... ), mas ubuntu é simples Smile

Cumps


RE: Interface do Ubuntu - Bruno Bernardino - 31-12-2009 13:22

Tens o projecto Mac4Lin que basicamente muda o tema, algumas definições e instala uns programitas para ficares com o look e funcionamento semelhantes ao Mac OS.

O nome é Mac4Lin (Mac for Linux): http://sourceforge.net/projects/mac4lin/

Tens aqui um artigo um pouco desactualizado, mas que pode ajudar, talvez: http://maketecheasier.com/turn-your-ubuntu-intrepid-into-mac-osx-leopard/2009/01/08

Aqui outro: http://www.howtoforge.com/mac4lin_make_linux_look_like_a_mac


RE: Interface do Ubuntu - dr_psikick - 31-12-2009 16:50

Realmente discutir gostos não é fácil, o que é bonito para mim se calhar não é para ti e vice-versa. No entanto com o gnome (Ubuntu) consegues ter o aspecto que queres. Basta pesquisares um bocadinho e encontras mil e um temas já feitos que se calhar vão de encontro aos teus gostos. Senão podes sempre criar um alterações personalizadas, por exemplo o tamanho e tipo da letra é completamente configurável tanto nas barras, como nos menus, etc...

Quanto a simples, sinceramente nunca vi nenhum mais simples que não sacrificasse a usabilidade, nem o mac...

Mas se calhar deverás experimentar o kde em vez do gnome, podes instalá-lo no teu ubuntu e depois ao iniciar sessão podes escolher se entras no gnome ou kde.
O kde é talvez mais semelhante e amigável a quem está muito habituado a windows mas no meu caso nunca resultou muito bem no meu portátil, fica muito lento a arrastar-se.


RE: Interface do Ubuntu - FatGiant - 31-12-2009 19:22

Já instalei o mac4lin, mas infelizmente a bateria do portátil acabou e deixei o carregador na empresa, portanto, mais, só para o ano.

De qualquer forma, gostei MUITO do resultado com o mac4lin, só me faltava personalizar o grub, o login screen e mais umas tretas, mas sim a interface ficou muito mais agradável. Não notei quebra de performance. Mas tb não deu para ver muita coisa que estava com a bateria.

Acho que já se fazia um Tutorial no blog ou aqui sobre a personalização do Ubuntu. Smile

Quanto ao KDE, já o experimentei e sinceramente, não gostei. Para além dos recursos, acho que tem efeitos a mais e usabilidade a menos.


RE: Interface do Ubuntu - Ana - 02-01-2010 00:35

Gnome para sempre.

Para mim, o mais bonito é o tema Dust, já incluído no Ubuntu e coloco *todos* os tipos de letra com tamanho 8. Acho um exagero o tamanho 10. Apenas a letra da consola fica a 9.

De resto, posso mudar os ícones por exemplo e... ah! Mudo sempre o tema da Consola. Coloco sempre cinzento sobre preto e com o tema Xterm.

Os efeitos do Compiz são muito giros e tal, mas depois cansa. Mantenho só os efeitos mínimos para ter transparências por exemplo na dock do Gnome-do.


RE: Interface do Ubuntu - FatGiant - 02-01-2010 02:23

O Dust era o que eu tinha, e mesmo depois de pôr as fontes todas a 8, mesmo assim ficava com um aspecto de algo anterior ao XP. Lembram-se? Aquela interface odiosa? Bom, era assim que me parecia. Demodé, arcaico, ultrapassado e sem um pingo de gosto.

O ícones, enfim, nem vale a pena falar. Falta mesmo incorporar Designers, convencê-los a usar Linux. Claro que sem terem as ferramentas a que estão habituados, não vai ser fácil. No que me diz respeito, estou servido com o mac4linux, apesar de notar alguns bugs que pode ser que me incomodem o suficiente para eu o desinstalar.

Devo apenas referir, eu não queria um MAC, queria algo específico de Linux, mas com a filosofia de Design que está presente nos Mac. Ou seja, simples, limpo, fácil, mas, BONITO. Vi "n" temas, todos eles, ou a grande maioria, a emular outros sistemas operativos. Mac e Windows. Não era isso que queria, queria sim algo Linux, mas Bonito. Pelos vistos, não há. Pelo menos no Ubuntu, que só conhecem uma cor, a Ferrugem. Blargh.

Para já, vou trabalhando neste assim, mas assim que me habituar mais ao Linux, e me sentir mais à vontade com a consola (o que quer dizer saber fazer lá mais do que Ctrl+Shift+V) vou procurar uma distribuição de Linux que tenha pelo menos ALGUMA consideração estética. Se conhecerem alguma, podem ir dizendo que eu vou ler.

Obrigado pelas respostas...


RE: Interface do Ubuntu - dr_psikick - 02-01-2010 03:59

Caro FatGiant, pessoalmente nunca experimentei o mac4linux, mas estive a ver umas imagens e até me parece engraçado, uma boa escolha out-the-box.

Mas se quiseres uma coisa mais "tua" com os teus gostos e as tuas necessidades vais mesmo ter de personalizar os elementos separadamente, ou seja, instalar temas icons, temas de janelas/ou outro motor de janelas (emerald por exemplo), temas de controles (dá-te as barras e a parte de cima das janelas)...
E após isso se ainda não tiveres satisfeito, podes também criar os teus prórios temas de raíz ou modificar ligeiramente outros.
vê o site gnome-look aí encontras tudo e mais alguma coisa.

Pelo pouco que sei fazer em linux tudo é configurável, a única coisa onde eu não sei mexer e gostaria de aprender é como mexer nos espaçamentos dos icones no ambiente de trabalho (entre si e com a legenda).

Quanto à ferrugem do Ubuntu, eu também não simpatizo com tons meio-termo (sejam eles que cor forem) gosto ou de temas claros ou então muito escuros e nunca tive dificuldade em ficar com um aspecto que os meus amigos que não conhecem linux ficam a "babar" e sempre, mas sempre funcional.
Olha vê o ArchLinux e o Mint a ver se te agrada mais, o Mint é um Ubuntu modificado e o Arch é uma distribuição de raiz.


RE: Interface do Ubuntu - Mkman - 02-01-2010 12:17

podes ver o sabayon tambem dizem que e muito bonita ainda nao exprimentei....


RE: Interface do Ubuntu - FatGiant - 04-01-2010 12:12

Bom, em relação ao sabayon, pelo que vi é baseado no Gentoo. Tanto quanto me dizem o Gentoo não é beginner friendly. Para além disso o Sabayon é KDE.

Encontrei também o Elive. http://www.elivecd.org/ Gostei muito do aspecto, mas, não sei como será para um n00b como eu. Se alguém já experimentou, agradecia informação.

Neste momento já estou no Ubuntu, com o Mac4Lin, e apesar de ainda não ter conseguido configurar o menu inicial, para já estou a gostar. Não é perfeito, mas é realmente um avanço em relação à interface normal do Ubuntu.

Continuo aberto a sugestões ou links para outras opções. O problema não é haver poucas, é haver demasiadas, e alguém como eu, com pouca experiência em X, nem sabe escolher e acaba perdido num mar de opções.

Abraço e obrigado antecipadamente.