Forum Pplware
XP pirata ainda é pirata? - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: Windows (/forumdisplay.php?fid=5)
+--- Tópico: XP pirata ainda é pirata? (/showthread.php?tid=438)

Páginas: 1 2


XP pirata ainda é pirata? - felipe_rei - 20-08-2008 19:01

Hoje fiz um comentário no blog que merece ser continuado aqui:
Agora que o XP não é mais comercializado para o consumidor final, o fato de alguém usar o XP numa máquina pessoal configura pirataria? Parece-me que não, uma vez que o produto não existe para venda, como se fosse, mal comparando, um estudante a tirar cópias de um livro esgotado.
É um caso a pensar, hein?…

Ao ler isto, o usuário Paulo Ribeiro comentou:

"@Felipe Rei

lembraste-me de uma coisa que é verdade, os produtos informáticos, em caso de descontinuação, como do software, deviam cair em domínio publico.
Por exemplo, um jogo, ta à venda anos a fio, se deixasse de ser vendido, a sua partilha online deveria ser legal. tal como por exemplo hoje em dia sacas da net um filme dos anos 50/60 séries dos anos 70 como eu ando a ver M.A.S.H entre outras grandes séries, estão no domínio publico, são LEGAIS. o software descontinuado devia ser também afectado desta forma mas com menos anos de espera. caso contrário não faz sentido daqui a 30 anos usar o XP ou vista, mesmo que a microsoft os descontinue hoje mesmo.

por outras palavras, a pirataria justifica-se".

Gostaria de ler outras opiniões sobre o tema: afinal, é possível fazer pirataria de algo que não se pode comprar?


RE: XP pirata ainda é pirata? - RicardoCB - 20-08-2008 19:39

Sem duvida uma questao muito pertinente Big Grin
Na minha opiniao, se nao é comercializado, nao pode ser pirateado.... Para mim a pirataria é quando se tira lucros á empresa fazendo cópias... mas como o xp ja nao é comercializado não faz muito sentido


RE: XP pirata ainda é pirata? - Ana - 20-08-2008 19:44

Para mim, é legítimo.
Devia ser considerado Abandonware.

Existem imensos sites de abandonware: [google]Abandonware Sites[/google].


RE: XP pirata ainda é pirata? - MarcioSoares - 20-08-2008 19:54

Eu acho que continua a ser pirataria, uma vez, que tal como indica a sondagem, ele continua a ser suportado pela MS.

Também é verdade que a empresa criadora não fica em nada prejudicada uma vez que não está mais a comercializar mas se um produto sai para o mercado com direitos de autor e tudo mais, deve continuar assim.

Pela vossa ordem de ideias, uma vez descontinuado deveria ser de domínio publico, então também se deveria de exigir que o código do mesmo fosse disponibilizado na sua totalidade. Não faz sentido.


RE: XP pirata ainda é pirata? - RwR - 20-08-2008 20:04

Continua a ser pirataria, só acho que não estamos a fazer nada que seja moralmente... mau. Mas a verdade é que se tiramos o XP da Internet por não o podermos comprar continua a ser prejudicial para a Microsoft, porque se não o arranjássemos pela pirataria comprávamos o Vista, e se não compramos é mau para a Microsoft Smile Claro que isto é só a minha maneira de ver as coisas, nem sei se o que disse faz sentido Rolleyes
Acho que a pergunta não seria se é pirataria, porque é. A pergunta seria mais se é prejudicial para alguém usar a pirataria com copias do XP agora que já não é vendido.


RE: XP pirata ainda é pirata? - felipe_rei - 20-08-2008 20:08

Mas o cerne da questão não é o resultado, e sim se é ou não pirataria... Wink


RE: XP pirata ainda é pirata? - [_BlaZe_] - 20-08-2008 20:20

Continua a ser pirataria pois a MS continua a desenvolver e a trabalhar para o xp e também porque o xp não deixou de ser comercializado para o consumidor final, a variados sites e lojas onde é possível fazer a compra do windows xp ainda, as maquinas comercializadas no mercado é que trazem o Vista mas quem quiser comprar o xp pode comprar-lo ainda e vai poder durante muito tempo


RE: XP pirata ainda é pirata? - felipe_rei - 20-08-2008 20:25

Não. O consumidor tem acesso ao estoque das lojas, tanto no que pertine à caixa com o software quanto no que se refere ao licenciamento (OEM), mas a fonte secou.
Quando o estoque acabar, acabou, e o XP passará a ser tão intangível ao usuário final quanto sua versão Media Center.


RE: XP pirata ainda é pirata? - code.paradox - 21-08-2008 01:09

Para mim não é pirataria, e deveriam até dispor na seção "downloads" do msdn lol


RE: XP pirata ainda é pirata? - racoq - 21-08-2008 01:16

RwR Escreveu:Continua a ser pirataria, só acho que não estamos a fazer nada que seja moralmente... mau. Mas a verdade é que se tiramos o XP da Internet por não o podermos comprar continua a ser prejudicial para a Microsoft, porque se não o arranjássemos pela pirataria comprávamos o Vista, e se não compramos é mau para a Microsoft Smile Claro que isto é só a minha maneira de ver as coisas, nem sei se o que disse faz sentido Rolleyes
Acho que a pergunta não seria se é pirataria, porque é. A pergunta seria mais se é prejudicial para alguém usar a pirataria com copias do XP agora que já não é vendido.

Concordo contigo mas não só. Não se esqueçam que o Windows XP continua a vir nos mini portáteis (também conhecidos como "netbooks"), como o Asus eeepc, Asus One, MSI Wind, e este vai ser um mercado que será amplamente explorado pela microsoft, a não ser que esta arranje forma de arranjar uma versão "emagrecida" do Vista que caiba nestes portáteis.

Por isso até lá e enquanto houver suporte dado pela Microsoft, e houver equipamentos como estes ou outros, que venham com Windows XP, este é ilegal, e não será considerado abandonware.

Existem outros Sistemas Operativos, para quem não queira incorrer numa Ilegalidade, que servem os propósitos de uma boa parte das pessoas Wink.