Forum Pplware
Instalar Pacotes Synaptic - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Tópico: Instalar Pacotes Synaptic (/showthread.php?tid=440)

Páginas: 1 2


Instalar Pacotes Synaptic - Rolando Almeida - 19-08-2008 18:18

Peço desculpa, mas fica ainda uma questão:
Como é que se instalam programas no synaptic?
obrigado
Uma sugestão: acho particularmente importante um tópico para discussão pública dos sistemas operativos, quais as vantagens, desvantagens, etc... sei que a net está cheia disso. Mas a net está cheia de tudo.
Continuo a dar os meus parabéns ao Peopleware, uma grande referência para mim e que tenho recomendado a conhecidos e amigos.


RE: Dúvidas no Ubuntu - Router e Skype - Penguin Community - 19-08-2008 18:23

Quando abrires o synaptic... vais a procurar .. e procuras o programa que queres..

depois irá aparecer-te uma lista com a procura.. basta ires ao programa que queres, vais ao quadradinho
(botão esquerdo )e pões 'Marcar para instalação' ..

após isso, clicas em Aplicar.. e ele vai instalar o programa...

Big Grin

exemplo, quero instalar o Wormux..

Sistema -> Administração -> Gestor de Pacotes Synaptic
~>Procurar -- digito "Wormux" (sem aspas)
e clico em 'Procurar'
depois, irá aparecer 2 linhas na lista:
-Wormux
-Wormux-data

Vou ao quadradinho do wormux e clico com o botão esquerdo... e escolho 'Marcar para instalação' .. e ele irá perguntar se quere instalar o Wormux-data que é a dependencia.. ou seja, o pacote 'wormux' necessita do pacote 'wormu-data' para funcionar... mas o Synaptic alerta-o para as dependências.. as quais aceitamos...
após isso... clicamos em Aplicar...

e ele irá instalar o Wormux... após a instalação.. este estará pronto a usar em: Aplicações -> Jogos Smile

'Done' Big Grin


RE: Dúvidas no Ubuntu - Router e Skype - Rolando Almeida - 19-08-2008 18:41

Penguin Community Escreveu:Quando abrires o synaptic... vais a procurar .. e procuras o programa que queres..

depois irá aparecer-te uma lista com a procura.. basta ires ao programa que queres, vais ao quadradinho
(botão esquerdo )e pões 'Marcar para instalação' ..

após isso, clicas em Aplicar.. e ele vai instalar o programa...

Big Grin

exemplo, quero instalar o Wormux..

Sistema -> Administração -> Gestor de Pacotes Synaptic
~>Procurar -- digito "Wormux" (sem aspas)
e clico em 'Procurar'
depois, irá aparecer 2 linhas na lista:
-Wormux
-Wormux-data

Vou ao quadradinho do wormux e clico com o botão esquerdo... e escolho 'Marcar para instalação' .. e ele irá perguntar se quere instalar o Wormux-data que é a dependencia.. ou seja, o pacote 'wormux' necessita do pacote 'wormu-data' para funcionar... mas o Synaptic alerta-o para as dependências.. as quais aceitamos...
após isso... clicamos em Aplicar...

e ele irá instalar o Wormux... após a instalação.. este estará pronto a usar em: Aplicações -> Jogos Smile

'Done' Big Grin

sei que isto até chateia, mas não aparece as 2 linhas na lista com wormux e wormux data e tenho duas actulizações desde de início que não consigo instalar. Tenho passado o dia a alternar entre windows e linux. Tento sempre vir ao linux, mas irra.... tenho sempre problemas para resolver. E, Pinguim, então para instalar um programa é necessário dar esses passos todos? Se é assim então estou já em posse de dados concretos para afirmar com convicção que não é um SO mais intuitivo que o windows.


RE: Dúvidas no Ubuntu - Router e Skype - Rolando Almeida - 19-08-2008 18:44

Já agora,
quando tento fazer as actulizações dá-me a indicação que algumas actualizações não puderam ser retiradas do servidor e se desejo ignorar e continuar.
Faço clic em cima do "sim" e aparece este erro:

W: Falha ao obter http://archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/main/o/openssl-blacklist/openssl-blacklist_0.3.3+0.4-0ubuntu0.8.04.3_all.deb
Hash Sum mismatch


RE: Dúvidas no Ubuntu - Router e Skype - Penguin Community - 19-08-2008 18:47

get Mint Wink


RE: Dúvidas no Ubuntu - Router e Skype - Rolando Almeida - 20-08-2008 22:55

Olá, Cá estou eu outra vez. Quando procuro actulizar o sistema aparece o erro:
W: Falha ao obter http://archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/main/o/openssl-blacklist/openssl-blacklist_0.3.3+0.4-0ubuntu0.8.04.3_all.deb
Hash Sum mismatch

Alguém pode dar uma dica?
Obrigado


RE: Dúvidas no Ubuntu - Router e Skype - racoq - 20-08-2008 23:27

Bem, eu disse que nao falava mais neste topico mas como é para resolver problema, e não é offtopic aqui vai.

tenta isto, so da por consola:.

sudo rm -rf /var/cache/apt/archives/openssl-blacklist_0.3.3+0.4-0ubuntu0.8.04.3_all.deb

Depois vai ao synaptic e faz recarregar.


Instalar Pacotes Synaptic - Rolando Almeida - 21-08-2008 00:09

racoq Escreveu:Bem, eu disse que nao falava mais neste topico mas como é para resolver problema, e não é offtopic aqui vai.

tenta isto, so da por consola:.

sudo rm -rf /var/cache/apt/archives/openssl-blacklist_0.3.3+0.4-0ubuntu0.8.04.3_all.deb

Depois vai ao synaptic e faz recarregar.

Ok, obrigado
resultado:
rolando@rolando-laptop:~$
rolando@rolando-laptop:~$
rolando@rolando-laptop:~$ sudo rm -rf /var/cache/apt/archives/openssl-blacklist_0.3.3+0.4-0ubuntu0.8.04.3_all.deb
sudo: unable to resolve host rolando-laptop
rolando@rolando-laptop:~$

No synaptic, resultado:
Falha ao obter cdrom:[Ubuntu 8.04.1 _Hardy Heron_ - Release i386 (20080815.1)]/dists/hardy/main/binary-i386/Packages.gz Por favor utilize o apt-cdrom para fazer com que este CD seja reconhecido pelo APT. apt-get update não pode ser utilizado para adicionar novos CDs
Falha ao obter cdrom:[Ubuntu 8.04.1 _Hardy Heron_ - Release i386 (20080815.1)]/dists/hardy/restricted/binary-i386/Packages.gz Por favor utilize o apt-cdrom para fazer com que este CD seja reconhecido pelo APT. apt-get update não pode ser utilizado para adicionar novos CDs
Falhou o download de alguns ficheiros de índice, foram ignorados ou os antigos foram usados em seu lugar.


RE: Instalar Pacotes Synaptic - Sheik - 21-08-2008 00:12

Rolando Almeida,

Mais uma vez fui obrigado a separar este tema do tópico anterior. Pela última vez, peço-lhe que crie novos tópicos, com títulos elucidativos, de cada vez que quiser colocar uma nova questão.


[split] Dúvidas no Ubuntu - Router e Skype - racoq - 21-08-2008 00:22

Rolando Almeida Escreveu:Ok, obrigado
resultado:
rolando@rolando-laptop:~$
rolando@rolando-laptop:~$
rolando@rolando-laptop:~$ sudo rm -rf /var/cache/apt/archives/openssl-blacklist_0.3.3+0.4-0ubuntu0.8.04.3_all.deb
sudo: unable to resolve host rolando-laptop
rolando@rolando-laptop:~$

No synaptic, resultado:
Falha ao obter cdrom:[Ubuntu 8.04.1 _Hardy Heron_ - Release i386 (20080815.1)]/dists/hardy/main/binary-i386/Packages.gz Por favor utilize o apt-cdrom para fazer com que este CD seja reconhecido pelo APT. apt-get update não pode ser utilizado para adicionar novos CDs
Falha ao obter cdrom:[Ubuntu 8.04.1 _Hardy Heron_ - Release i386 (20080815.1)]/dists/hardy/restricted/binary-i386/Packages.gz Por favor utilize o apt-cdrom para fazer com que este CD seja reconhecido pelo APT. apt-get update não pode ser utilizado para adicionar novos CDs
Falhou o download de alguns ficheiros de índice, foram ignorados ou os antigos foram usados em seu lugar.

Optimo quer dizer que resolveu o erro, os erros de baixo dados pelo synaptic são de não ter o cd-rom de instalação do ubuntu no leitor de CD/DVD, é perfeitamente normal.

Existe ainda um erro sudo: "unable to resolve host rolando-laptop", que resulta numa ma configuracao da designacao do seu pc, mas é fáciemente corrigivel:

Vá a Sistema > Administracao, > Rede

Carregue no botao destrancar para ter previlegios de administracao para mudar as configurações . Deve depois ir ao separador, Máquinas:

deve ter a configuração deste tipo e por esta ordem:

127.0.0.1 localhost
127.0.1.1 rolando-laptop

Se tiver alguma informação a mais a dizer ipv6... pode apagar. Mas deve ter essas linhas na configuracao da sua maquina.

Atencao o seu pc funciona sem fazer isto, mas ao menos é menos uma fonte de erros.