Forum Pplware
Sendo verdade... - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Comunidade (/forumdisplay.php?fid=6)
+--- Fórum: Conversa de Esplanada (/forumdisplay.php?fid=20)
+--- Tópico: Sendo verdade... (/showthread.php?tid=4861)



RE: Sendo verdade... - progster - 30-09-2012 23:45

Think tank norte-americano: TSU foi 'autogolo' do Governo

Um artigo na revista do American Enterprise Institute (AEI, influente 'think tank' da direita norte-americana) descreve a proposta de reduzir a taxa social única (TSU) como «um autogolo» do Governo.
«O Governo parece estar a caminho de agravar os problemas económicos e políticos do país ao propor uma má solução para a perda de competitividade», escreveu Desmond Lachman, investigador do AEI, na revista 'online' "The American".

O AEI é um dos institutos mais influentes no pensamento político dos EUA, assumindo uma perspetiva de direita. Esteve particularmente ligado à política externa dos governos de George W. Bush. Várias figuras associadas ao AEI, como Richard Perle, Paul Wolfowitz ou John Bolton, tiveram cargos nas administrações de Bush.

O artigo sobre a TSU, datado de 20 de setembro, critica a proposta (entretanto abandonada) de mudanças às contribuições para a Segurança Social, argumentando que «a última coisa de que Portugal precisa agora é de mais cortes substanciais à procura agregada».

Desmond Lachman, um britânico que foi diretor do banco de investimentos Salomon Smith Barney, compara a proposta do Governo «à ‘poll tax’ proposta por Margaret Thatcher no Reino Unido em 1989, que tantos custos políticos teve» para a então primeira-ministra inglesa.

No entanto, afirma o investigador do AEI, «o aspecto mais preocupante desta proposta é que faz muito pouco sentido em termos económicos».

O Governo propôs no início deste mês uma redução de 5,75 pontos percentuais na contribuição das empresas para a Segurança Social acompanhada por um aumento de sete pontos na contribuição dos trabalhadores. O Executivo esperava que a medida resultasse numa redução do desemprego.

Lachman conclui o seu artigo escrevendo «esperemos que o Governo português mude de ideias sobre esta proposta», o que de facto acabou por acontecer.

Fonte:http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=60072


RE: Sendo verdade... - progster - 01-10-2012 11:04

Borges "limitou-se a repetir" o que disse Passos Coelho

As críticas do consultor governamental António Borges aos empresários foram "a reprodução, em estilo académico, das palavras" recentes do primeiro-ministro, afirmou este domingo o comentador político Marcelo Rebelo de Sousa.

"Não sei o que é pior, chamar [aos empresários] medricas ou medrosos", como fez Passos Coelho "nas bochechas" deles, ou "ignorantes" como disse António Borges, observou Marcelo Rebelo de Sousa, na TVI.

"O problema de António Borges é o Governo", porque "entende que aquelas ideias estão corretas" e são os portugueses que não as compreendem ou aceitam, observou Marcelo, acrescentando: "Parece que a sapiência está toda concentrada em São Bento."

Mas "é mais fácil o povo mudar de Governo que o Governo mudar de povo.", alertou o conselheiro de Estado e ex-líder do PSD.

Marcelo citou Passos Coelho: "Disse que os empresários tiveram medo dos trabalhadores." Acresce que também o secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas, criticara os empresários por terem rejeitado as mudanças na TSU, adiantou.

"O que é grave é a mensagem" de Passos Coelho e do Governo, prosseguiu Marcelo Rebelo de Sousa, assinalando que os empresários "não reagiram" às críticas do primeiro-ministro porque "é mais fácil" fazê-lo em relação a um consultor como António Borges.

O problema "não é a linguagem. É mais grave. É a conceção" dos membros do Governo de estarem convencidos que "estão a fazer tudo" para salvar o País e os portugueses "são uns trogloditas que não [os] estão a ajudar", exemplificou Marcelo.

"Uma coisa é dar aulas e ter modelos académicos, outra é governar pessoas de carne e osso", lembrou Marcelo, considerando que nesta altura é o próprio primeiro-ministro "que está em xeque" perante os portugueses e deve remodelar o Executivo antes da apresentação do Orçamento de Estado para 2013.

"Ao ritmo" a que os membros do Governo e os seus apoiantes "estão a falar, se [Passos] perde essa oportunidade, temo que chegue tarde ou que se torne impossível fazer uma verdadeira remodelação", concluiu Marcelo Rebelo de Sousa.

Fonte:http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=2801475&page=-1


RE: Sendo verdade... - RaCcOn - 01-10-2012 11:51

Acho que quem tenha pelo menos dois dedos de testa consegue perceber que a baixa da TSU da forma que estaria a ser feita não ia levar a lado nenhum a não ser mais prejuízo e desemprego.

Enfim, os empresários é que são ignorantes...


Qualquer das formas, vamos meter o governo de lá para fora e vamos meter quem?


RE: Sendo verdade... - progster - 01-10-2012 13:45

(01-10-2012 11:51)RaCcOn Escreveu:  Qualquer das formas, vamos meter o governo de lá para fora e vamos meter quem?

Não sou empresário, mas quando um funcionário não cumpre por norma costuma-se contratar outro para desempenhar as funções de acordo com aquilo que o patronato quer certo? Wink


RE: Sendo verdade... - RaCcOn - 01-10-2012 14:16

Sim claro, vamos então passar para os restantes partidos...isto uma vez que não podemos lá ter ninguém pro-troika, ou seja, vamos ter lá um daqueles partidos que apenas 10/20% de nós votamos neles correcto?

Para além disso, mandar a troika a fava quer dizer que vamos sair do Euro, ou seja vamos ver uma redução significativa nos nossos salários...ou seja, pior ficamos...
Isto para além dos custos que isso apresentaria para o Governo, ou seja para nós contribuintes...


RE: Sendo verdade... - progster - 01-10-2012 15:07

Ninguém disse que não se lá pode ter ninguém pro-troika. Wink

Falando por mim, e quaisquer que sejam os partidos em jogo, nenhum deles e pelo menos não tão cedo ficam com o meu voto, mas e se o povo escolher os outros partidos não vejo qual é o mal.


RE: Sendo verdade... - RaCcOn - 01-10-2012 16:41

É que se for para lá outro pró-troika, vai ser só mudar a cara e as regras continuarão a ser exatamente as mesmas.

Eu não tenho nenhum partido de eleição, mas não é difícil de perceber que se for para lá um pro-troika vai continuar tudo na mesma...só vai outra pessoa dar a cara...se for para lá um anti-troika, pior ficamos...

O que havemos de fazer?
Ficar sem governo?Anarquia?


RE: Sendo verdade... - progster - 01-10-2012 17:16

(01-10-2012 16:41)RaCcOn Escreveu:  O que havemos de fazer?
Ficar sem governo?Anarquia?

Confesso que às vezes fico admirado contigo...


RE: Sendo verdade... - LoRDByRon - 01-10-2012 17:21

Claro, anarquia é a única forma de um país se governar, sem um governo, e mesmo um governo constituído por POLÍTICOS. Também eu me admiro Progster, também eu me admiro.


RE: Sendo verdade... - RaCcOn - 01-10-2012 22:30

Progester admiras em que?

Eu nao estou a dizer que pretendia uma anarquia...
Só não vejo uma solução muito melhor, tendo em conta o ponto em que isto está.