Forum Pplware
Sendo verdade... - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Comunidade (/forumdisplay.php?fid=6)
+--- Fórum: Conversa de Esplanada (/forumdisplay.php?fid=20)
+--- Tópico: Sendo verdade... (/showthread.php?tid=4861)



RE: Sendo verdade... - progster - 24-02-2012 19:45

Autor espanhol considera que Portugal foi "atacado sem piedade"

Jornalista Santiago Camacho escreveu um livro sobre a crise. Acusa as corporações privadas de encherem os bolsos à custa dos cidadãos e considera Portugal "o caso mais trágico" do "ataque dos mercados". Deixa ainda críticas duras às agências de "rating" e ao FMI.

Portugal "caiu numa teia especulativa sem precedentes", afirma o espanhol Santiago Camacho, que está em Lisboa para apresentar o seu último livro "A Troika e os 40 Ladrões".

“O caso de Portugal é mais trágico, porque vocês foram atacados pelos mercados sem piedade, como nenhum outro país da Europa", começa por dizer à Renascença.

"Cada vez que as coisas começavam a melhorar, recebiam nova avaliação negativa da Fitch, da Moody's ou da Standard & Poor's. E a profecia deles acabava por se cumprir. A culpa é da cobiça dos investidores internacional e dos mercados, que continuam a especular à conta de países como Portugal”, sustenta.

No livro, o escritor e jornalista apresenta inúmeros exemplos de corrupção e fraude, envolvendo organizações internacionais e corporações privadas. A começar pelas agências de “rating”, que chumbaram numa investigação do senado norte-americano.

“Havia funcionários com interesses pessoais em empresas e países classificados por eles. Foi também detectado um comportamento quase mafioso por parte destas agências, que ofereciam os seus serviços a empresas que não tinham manifestado interesse. Muitas vezes, um ‘rating’ positivo ficava dependente do pagamento da avaliação. Estas empresas estavam claramente a ser chantageadas”, relata.

Santiago Camacho garante que não há inocentes nesta crise, nem mesmo instituições como o Fundo Monetário Internacional (FMI) ou o que chama de “eurocratas”. "Todos são responsáveis", considera.

O escritor aponta ainda o dedo àquela que é descrita como "a organização mais improvável, mas também mais perigosa": a Organização Mundial do Comércio, que "controla cerca de 500 das maiores empresas e mais de 90% do comércio mundial".

“A Organização Mundial do Comércio está actualmente a impedir a aplicação de ferramentas que podiam ajudar a combater a crise, protegendo as economias das importações e animando a indústria nacional. Desafiar as orientações da Organização Mundial do Comércio pode conduzir a um embargo como o de Cuba”, argumenta.

Em mais de 300 páginas, Santiago Camacho promete revelar a verdade sobre a actual crise e acusa as corporações privadas de encher os bolsos à custa dos cidadãos, que arriscam agora perder o nível de vida a que estão habituados, se nada mudar.

Consumidores mal informados
Outra forte ameaça ao actual sistema é a falta de informação. Os consumidores de produtos financeiros não sabem onde estão a investir o dinheiro e nem “os próprios funcionários dos bancos chegam a perceber como funcionam”.

“É uma consequência da cobiça sem limites que se instaurou sobretudo a partir dos anos 90. Começaram-se a criar produtos financeiros cada vez mais complexos. Muitos dos que adquiriram aplicações, como as hipotecas do ‘subprime’, não sabiam o que estavam a comprar, nem sabiam que os bancos já estavam a apostar contra eles, contratando seguros para cobrir a perda de valor desses produtos. Eles nunca ficavam a perder”, revela.

As soluções
O livro avança também soluções, que passam desde logo pelo tão prometido reforço da regulação. É também essencial diluir o poder das agências de “rating”, segundo o autor.

“O problema das agências é que funcionam em oligopólio. A única solução é aumentar o número de agências a operar – não existe nenhuma europeia, o que é altamente irregular – e, sobretudo, que seja reforçada a regulação. E que, quando forem chamadas a tribunal, onde já foram várias vezes, não se desculpem com o argumento de que se limitam a dar opiniões. Opiniões que nem sequer valem tanto! Na véspera do Lemon Brothers cair, tinha uma classificação máxima de triplo A”, recorda.

Outra medida fundamental para o autor é acabar com os paraísos fiscais, um refúgio para o dinheiro do crime e da corrupção, que podia corrigir o défice de muitos países, incluindo o português.

O autor de "A Troika e os 40 Ladrões" defende ainda a refundação do capitalismo, com novas regras e mesmo uma nova doutrina ideológica. Santiago Camacho refere que "se nada mudar, a Europa ameaça tornar-se uma potência periférica".

Fonte:http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=24&did=52027


RE: Sendo verdade... - progster - 24-02-2012 20:50

Cavaco "surpreendido" com desemprego

O Presidente da República admitiu esta sexta-feira ter ficado surpreendido com os números recorde do desemprego e recusou alimentar as polémicas do cancelamento da visita à escola secundária e das suas reformas. Cavaco Silva, que arrancou com um Roteiro da Juventude, diz que os jovens empresários "são a seiva de uma economia próspera".

"Eu próprio fiquei surpreendido", explicou o Chefe de Estado aos jornalistas, que referiu ainda como "muito preocupante" o desemprego jovem que atinge os 35 por cento dos portugueses com menos de 25 anos. Questionado se acha que a emigração dos jovens é uma solução, Cavaco respondeu: "Espero bem que não."


Questionado sobre se o cancelamento da visita à escola António Arroio, foi decidido para evitar os protestos dos alunos à porta do estabelecimento, Cavaco Silva não foi claro: " Fui primeiro ministro durante dez anos e tenho seis como Presidente da República. Ganhei quatro eleições com mais de 50%. Tenho uma experiência acumulada em várias situações", disse apenas, recusando ainda "alinhar em polémicas", quando questionado se já sabia o valor total das suas duas reformas. Dada a insistência dos jornalistas sobre o cancelamento da visita, o Presidente justificou-se com "um impedimento de última hora".

Cavaco Silva, que cumpre no Norte do País o primeiro dia do roteiro dedicado às indústrias jovens criativas, afirmou que acredita que as indústrias criativas podem ser a alavanca da economia e equilibrar a balança comercial do País, sendo um sector que "repousa sobre os ombros dos jovens empresários", podendo dar emprego qualificado a muitos portugueses.

O Presidente da República garantiu ainda que não espera que Portugal sofra um reajustamento do plano de resgate com a troika, admitindo apenas que, caso o País não tenha acesso aos mercados no prazo previsto, que possa continuar a haver um apoio. Especulando como esta ajuda poderia funcionar, referiu o Fundo Europeu de Estabilização Europeia (FEEF).

Fonte:http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/politica/cavaco-surpreendido-com-desemprego

E aqui está mais uma pérola..., "surpreendido", isto só visto, se alguém da familia estivesse no desemprego, de certeza que já não estaria... "surpreendido".


RE: Sendo verdade... - RaCcOn - 24-02-2012 21:27

(24-02-2012 12:01)Progster Escreveu:  
(24-02-2012 03:06)RaCcOn Escreveu:  
(23-02-2012 12:56)Progster Escreveu:  
(23-02-2012 01:16)RaCcOn Escreveu:  Progster, tu não reagiste mal, não fizeste nada de mal...
O erro não foi teu, foi do teu "patrão"...
Não tires ilações erradas dessa atitude má pela parte dele.

JPedrosa,
Sim é verdade, mas por outro lado infelizmente ninguém vê isso e criticam as empresas a torto e a direito.

Nada disso.
É a velha questão da "mão de obra barata".

O que acho que está mal da parte de muitos para além de nem darem a cara, é o facto de não dizerem "opá não te posso ter cá a receberes x, mas se quiseres consigo-te cá manter por y", apesar de não estar muito por dentro do assunto, penso que esta atitude poderia ser mais vantajosa para ambos.

Penso que tenhas conhecimento que esse mesmo negócio com os funcionários não é possível...nem formalmente nem legalmente...

Se o patrão chega a beira do funcionário e lhe propõe baixar o salário ou regalias...sabes bem os nomes que lhe vão chamar não sabes?
Para além disso legalmente, não é possível haver um ajuste salarial para baixo...


Mas o problema nem está nos salários pagos, está antes nos impostos que as empresas tem de pagar todos os meses...entre outras coisas...
Não sei se tens essa noção, mas um funcionário que leve para casa todos os meses a volta dos 600€, custa para a empresa um pouco mais de 1000€/Mês, já tendo em conta o subsidio de natal e de férias.

A questão mão de obra barata, também considero que seja nossa culpa...
Estamos sempre dispostos a mudar para um que nos cobre menos 1centimo...bem como estamos sempre dispostos a cobrar menos 1centimo só para tirar o lugar a alguém.

Sim, tenho noção que é qualquer coisa do género.
Apesar da questão do custo, acho mal é porque é que (não generalizando, pois á casos e casos), após o funcionário já ter algum tempo de casa, de já ter formação para desempenhar as suas funções, de saber como as coisas se fazem, de até já ter uma média/boa produtividade beneficiando a empresa, preferem mandar embora a pessoa e chamar outra sem formação para desempenhar as mesmas funções, quando obviamente a produtividade vai baixar, pelo menos até o novo funcionário adquirir alguma pratica.

Acho depois ainda pior virem aqueles "senhores" na Tv a tentarem tapar os olhos á pessoas ao falarem dos números do desemprego.
Enfim...

A ver vamos é se isto melhora..., ou melhor quando é que vai melhorar.

Entendo a tua questão, mas lembra-te que as empresas na sua maioria opta por pensar no presente e no futuro logo se vê...
A uns tempos atrás, eram beneficiados por empregar pessoas que fosse o primeiro emprego em outra altura eram os que saiam do fundo de desemprego...

Isto são medidas para quê?

Treta!!


RE: Sendo verdade... - progster - 24-02-2012 22:16

É mesmo, são medidas da treta é o que é.


RE: Sendo verdade... - RaCcOn - 24-02-2012 23:25

Penso é que as pessoas olham para essas medidas como grandes medidas...

E até seriam é verdade, se vivesse-mos num país diferente...

Beneficiar quem emprega alguém sem esperiência é bom...
Beneficiar quem emprega quem não tem trabalho, é bom...

Mas...

Vão aumentar os quadros das empresas de modo a encaixar estes novos trabalhadores, ou vão mandar uns embora para empregar outros e beneficiar de algo?

Já agora, já alguém reparou que desde o inicio do ano cada vez há menos pessoas a comprar e cada vez mais empresas a fechar portas?


RE: Sendo verdade... - progster - 24-02-2012 23:30

São umas atrás das outras...
Estou para ver as novas medidas que aquelas cabecinhas pensadoras vão apresentar, assumindo que são mesmo novas medidas e não mais do mesmo.


RE: Sendo verdade... - RaCcOn - 24-02-2012 23:43

Creio que esta sobrecarga de impostos está a levar alguns empresários ao desespero...
Vejamos...

Aumentam os impostos para os particulares = Menos dinheiro em carteira = menos consumo = Menos compras = empresas facturarem menos = Atirar-las para a falência


Aumento de impostos para empresas = Poderem pagar menos aos funcionários = Menos dinheiro em carteira ... e voilá...

Agora pergunto eu...

Porque raio não baixam a carga de impostos as empresas e obrigam as mesmas a dar esse mesmo dinheiro aos funcionários sob forma de salário ou prémio extra?

Dessa forma o que via era...

Funcionário recebe mais = Mais dinheiro em carteira = Mais consumismo = mais vendas = mais lucros para as empresas o que na teoria se traduziria em mais pagamentos aos funcionários.

Mas isto sou eu a dizer com os nervos Wink


RE: Sendo verdade... - progster - 24-02-2012 23:58

Percebo o que queres dizer, e concordo com o teu ponto de vista.
Quando uma pessoa pensa que isto mais cedo ou mais tarde tem de melhorar, sai-se o PM entre outras, com a mudança de discurso..., ora para bom entendedor isto quer dizer que as coisas não devem de estar a correr lá muito bem, e que mais cedo ou mais tarde, ai vem mais austeridade, que se vai resumir em mais um monte de m**** para nós.
O que me admira mais nisto, aliás já me admirou mais do que agora, é que ainda há pessoas que concordam com isto, que dizem a "revolta" das pessoas é "mandar pedra ao homem"...
Enfim...

Bem...
Vou dormir que amanhã tenho de ir ganhar mais uns trocos para o bolso deles.
Vamos lá a ver é por quanto tempo...


RE: Sendo verdade... - RaCcOn - 25-02-2012 00:01

Há formas e formas de dizer e de falar digo eu, não podemos é apenas sacrificar o homem, uma vez que já sabemos que ele está de mãos atadas...
Faz asneira, mas muitas vezes é obrigado a fazer-la...ou pelo menos nós vemos como asneira.


Va vai lá, eu ainda fico por cá até bem depois das 0horas e tenho mais ou menos meia hora de caminho até casa. Wink


RE: Sendo verdade... - JPedrosa - 25-02-2012 00:11

Vai mas é para casa ... Smile