Forum Pplware
[Trabalho] Ajuda - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Comunidade (/forumdisplay.php?fid=6)
+--- Fórum: Conversa de Esplanada (/forumdisplay.php?fid=20)
+--- Tópico: [Trabalho] Ajuda (/showthread.php?tid=4884)



[Trabalho] Ajuda - Rui C. - 11-02-2010 21:59

Boas.
Tenho de fazer um trabalho para Português (uma exposição oral), com base num texto expositivo-argumentativo.
Ora, o tema é determinado por uma frase que foi retirada ao acaso, juntamente com a data da apresentação.

"A pobreza é uma fortaleza sem ponte-levadiça."

Já tirei, pelo menos, duas perspectivas desta frase. Gostava de ouvir as vossas opiniões. Penso que tem várias interpretações e queria abranger o maior número possível.
Como é um texto expositivo-argumentativo, agradecia que se tivessem algum argumento para juntar à posição tomada com as vossas interpretações, mo dissessem. (Apesar de achar que as interpretações e posições tomadas, terão de ser argumentadas por exemplos).

Também gostava que dessem ideias de recursos acerca do tema, tendo que é obrigatório a apresentação de um recurso: imagem; powerpoint, vídeo, etc. .

Já encontrei, por exemplo, um vídeo da rubrica "Nós e o Mundo", da SIC, que é transmitido às Quartas-feiras, sobre o Peru, e como muita gente neste país vive com menos de 2$ por dia. Se encontrarem e puderem ver, digam-me se se adequa ao tema.

Desde já, obrigado a todos que opinarem.


RE: [Trabalho] Ajuda - Ana - 12-02-2010 03:27

Olá Rui!

Como eu adorava esses "trabalhos de Português"... Que saudades.

Ora, quanto à frase, eu consigo retirar a seguinte ideia:

Perspectiva: A pobreza é uma fortaleza que "abriga" um sem número de pessoas, isoladas de tudo o e todos, tanto para o bem como para o mal.

Quando se cai na pobreza, é muito difícil sair dela, essa ponte levadiça inexistente dificulta ou torna mesmo impossível o acesso a outras oportunidades de vida, isolado do mundo. Por outro lado, chegar aos pobres e "mudar o mundo", nem que seja um pouquinho, é como atirar uma gota de vinho num oceano. No entanto, cabe a todos nós construir essa ponte levadiça para que possamos, pouco a pouco, resgatar as almas da fortaleza e mostrar-lhes um mundo de oportunidades.

Quanto ao recurso que indicaste, penso que se adequa ao tema. No entanto, gosto do tema "Novos pobres", relacionado com o facto de podermos passar para lá da pobreza, para o interior da fortaleza e dependermos daquilo que as almas mais solidárias "atiram" para o seu interior.



Espero ter ajudado!

Adoro estas coisas, ehehe. Smile


RE: [Trabalho] Ajuda - brunoantunes - 12-02-2010 04:12

A pobreza é de facto um assunto bastante forte.
Num ponto de vista geral acredito sim que seja uma fortaleza sem ponte, as pessoas não têm qualquer instrução e a maior parte nunca soube o que é a vida para além disso. Nascem em pobreza extrema e por aí ficam a espera que algo aconteça.

Agora de um ponto de vista mais individualista a maior barreira estará certamente na mente. Quem cai na pobreza precisa de muita força mental para se conseguir erguer. Tens os casos dos toxicodependentes, muitos ficam lá porque perderam força de viver.
Se quiseres uma experiencia mais pessoal, posso falar-te de mim mesmo e dos meus pais. Há alguns anos atrás fomos "corridos" de casa porque o senhorio queria a casa para dar ao filho. A minha mãe estava desempregrada e o meu pai tinha o rendimento mínimo. Felizmente ficamos em casa dos meus padrinhos (que na altura foram para nova iorque viver com os filhos), e após um ano de muita luta lá conseguimos melhorar a nossa qualidade de vida. E como eu tens vários casos semelhantes.

Bom, o que quero salientar aqui, é a ganancia/dinheiro, e que devido a isso muitas outras pessoas sofrem. Tens as guerras que são movimentadas pelo petroleo e deixam cidades destruidas. Tens florestas radicalizadas porque alguem quer construir um centro comercial "amigo do ambiente".

Acho que tens um tópico bastante interessante e importante. Acredito que a melhor forma de focar a pobreza é estando no seu meio. Não digo para passares fome, mas podes ires a casas de voluntariado ver com os teus proprios olhos o que acontece nesse meio. Cria a tua propria entrevista e vais-te aperceber que até aqui em portugal temos varios casos de probreza extrema.

Não te vou deixar nenhum video porque acredito que ficarás com melhor noção desse tema se quiseres perder algumas horas no seu meio.

Bom, aqui fica o meu ponto de vista, não me vou estender mais. Um bom trabalho para ti e que fiques mais sensibilizado aquando da conclusão do trabalho.


RE: [Trabalho] Ajuda - Rui C. - 12-02-2010 20:12

Muito obrigado pelas vossas opiniões. Concordo absolutamente com elas. E já retirei mais algumas conclusões. As que já tinha antes era as de que: não era possível sair da pobreza (não há ponte levadiça) e de que por vivermos nesta fortaleza, ou seja, na pobreza, não podemos atingir mais nada na nossa vida.

Quanto aos argumentos não acho que haja alguns concretos que possa usar, acho que vou ter de recorrer a exemplificação para me defender.
O que acham? Penso que não deixa de ser válido.


RE: [Trabalho] Ajuda - Ana - 12-02-2010 20:37

Atenção: é possível sair dela. Pode é ser mais ou menos difícil. Quanto aos argumentos, penso que o Bruno te deu uma série deles!


RE: [Trabalho] Ajuda - brunoantunes - 12-02-2010 21:21

Tiveste recentemente bastante polemica no caso HAITI. Pobreza de um momento para o outro, no entanto, varios esforços estão a permitir que o país se volte a erguer.


RE: [Trabalho] Ajuda - Rui C. - 12-02-2010 21:41

Sim. É um dos exemplos que planeio usar.
Também pensei numa apresentação PowerPoint, com um diapositivo de rosto, constituido por uma ponte levadiça, o meu nome, e a frase. Acho que seria bastante ilustrativo. Pena que não há imagens muito boas. Encontrei uma, um desenho. Mas não gosto muito.