Forum Pplware
[XP] BSOD - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: Windows (/forumdisplay.php?fid=5)
+--- Tópico: [XP] BSOD (/showthread.php?tid=4891)

Páginas: 1 2


[XP] BSOD - w1cked - 12-02-2010 13:00

Bom dia, já há alguns anos que sigo atentamente o blog/forum e desde já quero dar os meus parabéns pela excelente plantaforma que contruiram ao longo destes anos.

Eu tenho o seguinte problema no meu local de trabalho, é a primeira vez que me acontece tal coisa e tenho suspeita de hardware mas venho aqui pedir opiniões:

Vou dar uma explicação o mais detalhada possível:

Chegou-me aqui uma máquina um tanto ou quanto velhita (p4, 512ram, penso que as especificações não sejam relevantes para o problema que vou relatar) com blue screen.. Ora:

1º - Deixar fazer um boot normal no windows dá-me um blue screen (0x0000008E se não estou em erro);

2º - Fazer boot em safe mode dá-me outro blue screen diferente;

3º - Se fizer boot pelo CD do windows afim de chegar à consola para fazer um chkdsk dá-me outro blue screen diferente dos outros todos;

4º - Se puser um live cd seja ele linux ou Mini windows (Hiren's boot) dá-me outro blue screen diferente.


Tenho suspeitas que seja da main apesar de esta não parecer danificada a nível físico (condensadores).

Consegui testar as memorias (memtestx86) que se apresentaram sem algum erro, consegui também fazer um surface test ao HDD o que também passou sem algum erro.

Já troquei fonte, memórias, disco até já o cooler troquei e continuo com os mesmos BSOD's.

Lista dos BSOD's que tenho:

Stop 0x00000050 or PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA
Stop 0xC2 or BAD_POOL_CALLER
Stop 0x0000000A or IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

Entre outros que não me lembro agora.

Algumas sugestões?

Muito obrigado,
Tiago


RE: [XP] BSOD - xOy - 12-02-2010 14:10

cheira-me a problema de hardware...


RE: [XP] BSOD - brunoantunes - 12-02-2010 16:21

Se for um conflito de IRQ's podes tentar um reset ao CMOS (jumper).

De resto não há mais nada a fazer, uma vez que já trocaste tudo e fisicamente não se apresentar nenhuma avaria.


RE: [XP] BSOD - pmorais - 12-02-2010 16:37

São tudo erros relacionados com memória. Já as trocaste...
Como estão as memórias na bios?


RE: [XP] BSOD - w1cked - 12-02-2010 16:48

Já fiz um reset na bios foi logo das primeiras coisas..

A ram também quando as troquei por umas novas já tentei varias configurações e tanto essas como as default é a mesma coisa..

Acho que a solução é deitar gasolina e acender Tongue


RE: [XP] BSOD - nioxys - 12-02-2010 17:33

Explicações dos erros segundo a Microsoft

Stop 0x0000000A or IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

Citar:The Stop 0xA message indicates that a kernel-mode process or driver attempted to access a memory location to which it did not have permission, or at a kernel interrupt request level (IRQL) that was too high. A kernel-mode process can access only other processes that have an IRQL lower than, or equal to, its own. This Stop message is typically due to faulty or incompatible hardware or software.

Possible Resolutions:

# A Stop 0xA message might occur after installing a faulty device driver, system service, or firmware. If a Stop message lists a driver by name, disable, remove, or roll back the driver to correct the problem. If disabling or removing drivers resolves the issues, contact the manufacturer about a possible update. Using updated software is especially important for multimedia applications, antivirus scanners, and CD mastering tools.

# A Stop 0xA message might also be due to failing or defective hardware. If a Stop message points to a category of devices (video or disk adapters, for example), try removing or replacing the hardware to determine if it is causing the problem.

# If you encounter a Stop 0xA message while upgrading to Windows XPl, the problem might be due to an incompatible driver, system service, virus scanner, or backup. To avoid problems while upgrading, simplify your hardware configuration and remove all third-party device drivers and system services (including virus scanners) prior to running setup. After you have successfully installed Windows XP, contact the hardware manufacturer to obtain compatible updates.

isto

Stop 0x00000050 or PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA

Citar:The Stop 0x50 message indicates that requested data was not in memory. The system generates an exception error when using a reference to an invalid system memory address. Defective memory (including main memory, L2 RAM cache, video RAM) or incompatible software (including remote control and antivirus software) might cause Stop 0x50 messages.

Possible Resolutions:

# If you added new hardware recently, remove and replace the hardware to determine if it is causing or contributing to the problem. Run diagnostics software supplied by the hardware manufacturer to determine if the component has failed.

# Stop 0x50 messages can also occur after installing faulty drivers or system services. If the file name is listed, you need to disable, remove, or roll back that driver. If not, disable the recently installed service or application to determine if this resolves the error. If this does not resolve the problem, contact the hardware manufacturer for updates. Using updated drivers and software is especially important for network interface cards, video adapters, backup programs, multimedia applications, antivirus scanners, and CD mastering tools. If an updated driver is not available, attempt to use a driver from a similar device in the same family. For example, if printing to a Model 1100C printer causes Stop 0x50 errors, using a printer driver meant for a Model 1100A or Model 1000 might temporarily resolve the problem.

Stop 0xC2 or BAD_POOL_CALLER

Citar:The Stop 0xC2 message indicates that a kernel-mode process or driver incorrectly attempted to perform memory operations in the following ways:

# By allocating a memory pool size of zero bytes.
# By allocating a memory pool that does not exist.
# By attempting to free a memory pool that is already free.
# By allocating or freeing a memory pool at an IRQL that was too high.

This Stop message is typically due to a faulty driver or software.

Possible Resolutions:

# A Stop 0xC2 messages might occur after installing a faulty device driver, system service, or firmware. If a Stop message lists a driver by name, disable, remove, or roll back the driver to correct the problem. If disabling or removing drivers resolves the issues, contact the manufacturer about a possible update. Using updated software is especially important for multimedia applications, antivirus scanners, DVD playback, and CD mastering tools.

# A Stop 0xC2 messages might also be due to failing or defective hardware. If a Stop message points to a category of devices (such as disk controllers, for example), try removing or replacing the hardware to determine if it is causing the problem.

# If you encounter a Stop 0xC2 message while upgrading to Windows XP, the problem might be due to an incompatible driver, system service, virus scanner, or backup. To avoid problems while upgrading, simplify your hardware configuration and remove all third-party device drivers and system services (including virus scanners) prior to running setup. After you have successfully installed Windows XP, contact the hardware manufacturer to obtain compatible updates.

Os erros que descreveste aqui não têm parâmetros associados nem ficheiros do sistema?

Sabes qual é o historial do PC antes dos erros? A partir de que momento deu o erro, em que situação, etc.

Tens aqui e aqui uma lista de erros do XP, se quiseres passar os olhos.


RE: [XP] BSOD - w1cked - 12-02-2010 18:12

Já li isso tudo nioxys, antes de postar aqui no forum fiz a minha pesquisa e a verdade é que é tudo muito relativo..

Não têm ficheiros de sistema mas têm parâmetros associados os quais são todos diferentes também.. por exemplo este que eu por acaso apontei: STOP: 0x000000c5 (0xE1DB9000, 0x00000002, 0x00000001, 0x8054BAEE).

Em relação ao historial não te posso afirmar detalhadamente do que aconteceu posso apenas dizer que a cliente trouxe uma pen a qual pôs nessa máquina e em um outro portátil e ambas as máquinas estão com problemas idênticos o que me leva a acreditar que seria algum tipo de virus mas agora eu pergunto que tipo de virus é que danifica uma máquina ao ponto de trocares tudo a nivel de hardware inclusive disco e ele continuar com o mesmo problema diga-se por tudo, tudo menos a main e cpu.

O que mais estranho é o facto de seja com live cd ou seja o cd do windows a carregar os controladores ( antes do menu para fazer repair ) ele dar bsod's diferentes já com hardware todo trocado.

É botar na fogueira EEK!


RE: [XP] BSOD - nioxys - 12-02-2010 19:00

Duas máquinas com o mesmo problema é estranho.

Já trocaste os cabos dos discos e drives CD/DVD?
Trocaste todo o hardware mas já experimentaste arrancar só com Board, gráfica e disco?

Desactivar portas USB.

Não consegues analisar a tal PEN?

Já experimentaste os programas para teste de hardware que estão incluídos no Hiren's Boot CD?

Desculpa fazer tantas perguntas mas pode ser que surja algo.

"ouvi" falar de vírus na BIOS, mas nunca fui "testemunha" de tal facto.


RE: [XP] BSOD - w1cked - 13-02-2010 01:56

Cabos não.. Não troquei no entanto já experimentei arrancar só com board e disco (vga onboard) além de que os cabos estão em bom estado pelo menos aparentemente.

Portas usb não as desactivei no entanto também não tenho lá nada ligado.

Não, não tenho maneira de olhar para essa PEN, em relação aos programas de teste, como referi num post mais acima consegui fazer teste ao disco e ás memórias, ambos sem erros..


RE: [XP] BSOD - nioxys - 13-02-2010 02:50

Eu referia-me a testes de outros componentes, não sei se os programas de testes incluídos no Hiren's permitem fazer testes à Board, tipo o PC Check e o The Troubleshooter.

É uma questão de experimentares se quiseres.

Falei nas portas USB porque falaste na PEN, podia ter danificado alguma porta e agora estar a dar problemas. É só uma teoria LOL