Forum Pplware
DECO quer desbloqueamento de telemóveis gratuito - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Pplware (/forumdisplay.php?fid=1)
+--- Fórum: Últimas (/forumdisplay.php?fid=36)
+--- Tópico: DECO quer desbloqueamento de telemóveis gratuito (/showthread.php?tid=4911)

Páginas: 1 2


DECO quer desbloqueamento de telemóveis gratuito - Fábio Palma - 14-02-2010 12:59

A associação pretende mesmo que os tribunais obriguem as operadoras de telecomunicações a reembolsarem aqueles pagamentos.

[Imagem: Be_Mobile__by_BBCVersus.jpg]

"Não há qualquer tipo de justificação, técnica ou legal, para que os operadores de telemóveis continuem a manter o bloqueamento após o período de fidelização, o prazo em que o cliente está preso a um contrato", afirmou Luis Pisco, jurista da Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores (DECO), à 'Lusa'.

O desbloqueio gratuito dos telemóveis findo aquele prazo é aliás uma reivindicação antiga da DECO: "Há falta de razões legais para obrigar o cliente a ficar numa rede contra vontade e exigir que pague certo montante para se poder libertar" dessa rede, disse o jurista.

No mesmo sentido, a Direcção-geral do Consumidor fez saber que está a estudar a "melhor forma" de proibir as operadoras de telecomunicações de cobrarem pelo desbloqueamento dos telemóveis após o período de fidelização.

"Fizemos uma análise aos contratos de adesão [das operadoras]. Identificámos alguns problemas para os consumidores e achamos que a tarifa de bloqueamento não se justifica e devia ser gratuita", afirmou a directora geral do Consumo, Teresa Moreira, à ‘Lusa'.

In DE


RE: DECO quer desbloqueamento de telemóveis gratuito - JPedrosa - 14-02-2010 15:20

Além de que tinha a vantagem de acabar com um negócio paralelo, ou pelo menos reduzir bastante o seu volume. Vai sempre haver malta que quer comprar um modelo exclusivo de um operador e depois trocar.

É uma 'chulisse' desmesurada. Os telefones são mais baratos do que desbloqueados, e somos forçados a ter um período de fidelização para garantir à operadora o retorno do investimento, até aí tudo bem, só que depois o telefone continua bloqueado.

Além de que as tarifas que cobram para desbloquearem, tornam o dispositivo muito mais caro do que se fosse comprado originalmente desbloqueado. Há casos, em que a diferença é mínima (tipicamente em gamas baixas) entre o que se paga pelo telefone bloqueado e pelo telefone livre.

Mas Portugal, é efectivamente uma república das bananas e um país sem lei, vai acontecer uma de duas coisas:
a) os contratos de fidelização aumentam para valores estúpidos, tipo 3 anos, quando o equipamento já é completamente obsoleto
ou
b) os preços dos telefones disparam.

Isto porque num país com lei, o que deveria acontecer, era ficarem os preços como até aqui, mas deixarem de cobrar algo que não deviam nunca ter cobrado.


RE: DECO quer desbloqueamento de telemóveis gratuito - brunoantunes - 19-02-2010 03:03

ebay rulla Smile

No entanto, esta lei já deveria ter sido alterada.
Vamos aguardar por mais desenvolvimentos, a DECO tem boas iniciativas demora é demasiado tempo a responder...


RE: DECO quer desbloqueamento de telemóveis gratuito - Lápis Azul - 19-02-2010 03:41

(14-02-2010 15:20)JPedrosa Escreveu:  Além de que tinha a vantagem de acabar com um negócio paralelo, ou pelo menos reduzir bastante o seu volume. Vai sempre haver malta que quer comprar um modelo exclusivo de um operador e depois trocar.

É uma 'chulisse' desmesurada. Os telefones são mais baratos do que desbloqueados, e somos forçados a ter um período de fidelização para garantir à operadora o retorno do investimento, até aí tudo bem, só que depois o telefone continua bloqueado.

Além de que as tarifas que cobram para desbloquearem, tornam o dispositivo muito mais caro do que se fosse comprado originalmente desbloqueado. Há casos, em que a diferença é mínima (tipicamente em gamas baixas) entre o que se paga pelo telefone bloqueado e pelo telefone livre.

Mas Portugal, é efectivamente uma república das bananas e um país sem lei, vai acontecer uma de duas coisas:
a) os contratos de fidelização aumentam para valores estúpidos, tipo 3 anos, quando o equipamento já é completamente obsoleto
ou
b) os preços dos telefones disparam.

Isto porque num país com lei, o que deveria acontecer, era ficarem os preços como até aqui, mas deixarem de cobrar algo que não deviam nunca ter cobrado.

É tão fácil de resolver. Basta o povo deixar de ter a mania das grandezas e deixar de comprar telefones novos assim que sai um novo modelo e deixar-mos de telefonar por tudo e por nada. Deixar-mos de "comer" o que "eles" querem e como querem...


RE: DECO quer desbloqueamento de telemóveis gratuito - brunoantunes - 19-02-2010 03:54

Há-de haver sempre gente com "a mania das grandezas".
Os 7 pecados mortais fazem parte dos instintos básicos do Homem Smile


RE: DECO quer desbloqueamento de telemóveis gratuito - Shadow - 19-02-2010 14:18

(19-02-2010 03:41)Lápis Azul Escreveu:  É tão fácil de resolver. Basta o povo deixar de ter a mania das grandezas e deixar de comprar telefones novos assim que sai um novo modelo e deixar-mos de telefonar por tudo e por nada. Deixar-mos de "comer" o que "eles" querem e como querem...

É por isso que tenho o meu 5310.... simples cabe no bolso e não quero outra coisa, mas também tenho sempre pc "atrás digamos".
Mas concordo, existe muita mania de comprar a última moda agora e os operadores fazem o que querem porque sabem que no fundo eles acabam por mandar e a maioria segue atrás!


RE: DECO quer desbloqueamento de telemóveis gratuito - Sâmi - 24-02-2010 20:54

Acho muito bem, uma pessoa já paga bem por eles ao menos podiam vir

desbloqueados Tongue

Uma boa iniciativa pela parte da DECO Wink


RE: DECO quer desbloqueamento de telemóveis gratuito - aFriend - 24-02-2010 21:00

Nem mais, ao fim da fidelização eles já estão mais que pagos, o que é um absurdo cobrarem 100 e tal euros para o seu desbloqueamento!

Antigamente era assim... mas não durou muito tempo até encontrarem a "formula" mágica de chular os clientes Wink


RE: DECO quer desbloqueamento de telemóveis gratuito - Sâmi - 24-02-2010 21:13

pois pra chular o pessoal estão sempre prontos, arranjam sempre artimanhas xD
Nem sei como ainda não arranjaram a desculpa de vender à parte dos
auscultadores etc dos telemoveis lol ( não sei se é verdade ou não, mas disseram que no Brasil era assim) Tongue


RE: DECO quer desbloqueamento de telemóveis gratuito - RaCcOn - 24-02-2010 23:46

Eu sinceramente não entendo esta gente...
Ora, se querem alguma coisa vão ter de pagar por ela...isso é mais que lógico não?
Quando compram um telefone, já sabem que este está bloqueado a operadora e que se o quiserem desbloquear vão ter de lhes pagar um valor X...
Qual é o vosso stress?!
Andam sempre a mudar de operadora?

Quanto a questão de já pagarem bem os telefones...
Um dos problemas desta economia, e não me refiro apenas a Portugal, é haver sempre alguém que está disposto a vender um bocadinho mais barato...


Produtos caros = Margens de lucro maior
Margens de lucro maiores = Salários mais altos
Salários mais altos = Maior poder de compra...

As operadoras não estão a chular ninguém, as coisas estão lá bem explicitas, apenas compra quem quer...
Se acho que o negócio com a operadora é vantajoso?Compro através da operadora bloqueado e com um plano de tarifas adjacente...
Caso contrário, tento comprar desbloqueado...
No caso dos exclusivos, se achar que compensa comprar e pagar para desbloquear...desbloqueio, caso contrário deixa andar...
Até dou um exemplo...

Comprei um iPhone 3G 16Gb...
Inicialmente ponderei em adquirir desbloqueado, no entanto como o meu número de telemóvel é o mesmo desde a a cerca de 15anos atrás....
Decidi adquirir bloqueado, neste caso a vodafone...
Depois veio a segunda duvida, comprar com um plano de tarifas ou comprar sem estar preso a nada..
Fiz as contas, no final achei que era mais vantajoso adquirir sem ser através do plano de tarifas e adquiri assim...
Simples não?


No caso do 3GS 32Gb, comprei desbloqueado e fora de Portugal Smile Group-buy rocks!Smile

As coisas estão lá bem explicitas, as pessoas é que vão atrás do que lhes é menos caro hoje e não pensam no dia de amanha...O que interessa é comprar mais barato hoje, se no fim sai mais caro não interessa...

Comecem a ponderar bem as compras e ver todas as hipóteses que tem ao vosso dispor...
Certamente que conseguirão poupar muito mas muito dinheiro Smile