Forum Pplware
System Tray e outras dúvidas - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: Windows (/forumdisplay.php?fid=5)
+--- Tópico: System Tray e outras dúvidas (/showthread.php?tid=4917)



System Tray e outras dúvidas - Paulo39 - 14-02-2010 15:43

Olá pessoal

É o seguinte: eu quero remover a barra inferior (taskbar) do meu win 7. No entanto, eu preciso de ter o system tray visível.

Conhecem algum gadget ou algo do género que faça as funções de system tray e que eu possa colocar algures no desktop?

Já agora, é possível remover a barra sem ter de recorrer a software de terceiros? Ou o Windows está assim tão ... sei lá.. que não permite sequer remover uma barra?

Outra dúvida: conhecem algum gadget ou algo do género que me indique as temperaturas do cpu, disco, etc algures no desktop?

Obrigado


RE: System Tray e outras dúvidas - Ferreira - 14-02-2010 15:54

Podes ocultar a barra nas definições da barra de tarefas.

Quanto aos gadgets penso que o Windows inclui gadgets que fazem isso, mas não confirmo (não tenho Windows aqui e não vou ter acesso a uma máquina com Windows nas próximas horas).


RE: System Tray e outras dúvidas - .mechanism - 14-02-2010 16:45

Com o Object Dock é possível acederes ao System Tray através da adição automática da mesma a uma dock personalizada (acho que é preciso ter a versão Plus), ou através de um Docklet (penso que se chama Object Dock Tray).

Não sei se o Windows 7 já providencia a opção de desactivar por completo a Taskbar, mas é coisa que eu duvido muito porque não é "só mais uma barra" e nunca foi opção disponível no SO da Microsoft. Novamente a Object Dock permite esconder de vez a Taskbar, mas podes usar um outro qualquer software que encontres pela Internet.


RE: System Tray e outras dúvidas - Vsect - 14-02-2010 16:49

Tenho o mesmo problema, gostava de remover a barra de tarefas mantendo o system tray. Infelizmente a única soluçao que encontrei foi um pequeno programa chamado Visage que remove ou mostra a barra de tarefas ao pressionar win+pause no teclado. No Win7 isto ainda deixa o start orb à vista mas se a intenção é remove-lo também, pode-se usar o "ocultar automaticamente a barra de tarefas" nas propriedades da dita e só depois remover a barra com o Visage.

Infelizmente isto remove também o system tray mas quanto a remover a barra é mais eficaz do que o "ocultar automaticamente".

Quanto às temperaturas: o único que conheço é o everest mas decerteza que não é o único.

Não percebi se quando te referes ao disco pretendes também as temperaturas deste ou informações do tipo espaço livre, usado etc. Se o que pretendes é a informação e se podes dispensar 4 a 5% do CPU recomendo o Rainmeter que te permite ter informação sobre disco, cpu (% em uso e temperatura), ram, entre outras coisas através de "skins" que podes colocar em qualquer parte do desktop como se fossem miniaplicações do windows.

Visage - http://www.rainmeter.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=1137
Rainmeter - http://rainmeter.net/RainCMS/
Skins para Rainmeter - http://customize.org/rainmeter/skins


RE: System Tray e outras dúvidas - Paulo39 - 14-02-2010 22:26

Olhem.. para remover a taskbar encontrei este pequenito aplicativo, portátil (portable), e que faz isso bem. Tem a vantagem de deixar o start Orb visível o que dá jeito de vez em quando.
Isto para o caso de mais alguém precisar.

Obrigado pelas respostas


RE: System Tray e outras dúvidas - nioxys - 15-02-2010 01:26

Já agora qual é o "aplicativo", "para o caso de mais alguém precisar"?


RE: System Tray e outras dúvidas - Paulo39 - 15-02-2010 13:59

@nioxys

lol, esqueci-me de pôr o link.. sorry -.-

é este: http://www.aviassin.com/taskbareliminator[hr]
Acabou por ficar assim:

Já agora, uma outra cena que tem a ver com isto. Embora eu tenha removido a taskbar, as janelas maximizadas só vão até onde começava a taskbar. Acho que se pode ver isso no video. A minha dúvida é como fazer com que as janelas maximizadas ocupem todo o monitor.


RE: System Tray e outras dúvidas - Vsect - 15-02-2010 17:20

(15-02-2010 13:59)Paulo39 Escreveu:  Embora eu tenha removido a taskbar, as janelas maximizadas só vão até onde começava a taskbar.

Podes resolver isso activando o "ocultar automaticamente a barra de tarefas" e removendo-a enquanto está oculta. Isto esconde parcialmente o start orb mas, se não o quiseres esconder, clica na margem do desktop onde ele se encontrava. Isto fará com que o start orb continue visivel, mantendo a taskbar escondida e fazendo com que as janelas maximizadas ocupem o espaço por ela ocupado.

Tudo isto porque a M$ achou que a opção de ter a taskbar sempre à frente ou não já não fazia falta...


RE: System Tray e outras dúvidas - Paulo39 - 15-02-2010 17:35

@Vsect

Obrigado, já conseguir fazer com que as janelas ocupem toda a extensão do monitor.

No entanto, não estou a a conseguir fazer a 2ª parte. A de fazer com que o start orb continue à vista.
Tipo, clico na margem onde ele se encontrava? Ele estava no canto inferior esquerdo, só que ao carregar lá, com a taskbar removida não acontece nada. Se ela estiver só escondida, ele aparece-me, portanto qdo lhe clico ele abre o menu.


RE: System Tray e outras dúvidas - Vsect - 15-02-2010 17:56

No canto inferior esquerdo, mesmo com a barra escondida e removida, se encostares o cursor mesmo ao fundo do desktop consegues clicar no start orb. Até a tooltip a dizer "Iniciar" deve aparecer e se o teu wallpaper for relativamente escuro consegues ainda notar um pouco do brilho do orb.