Forum Pplware
Ligar 2 PCs através de do cabo ethernet(LAN) - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Mais Tech (/forumdisplay.php?fid=11)
+--- Fórum: Redes (/forumdisplay.php?fid=28)
+--- Tópico: Ligar 2 PCs através de do cabo ethernet(LAN) (/showthread.php?tid=533)



Ligar 2 PCs através de do cabo ethernet(LAN) - Telmo M. - 28-08-2008 14:14

Olá camaradas Big Grin , é a primeira vez que faço um novo tópico mas já cá ando a algum tempo e também há muito que leio no blog Peopleware.

É o seguinte: tenho 2 PCs um fixo e outro portátil(novo) e queria transferir dados entre eles através do cabo lan/ethernet/RJ-45(como queiram) mas só que não sei como fazer!

Era possível darem aqui uma atençãozinha?

Desde já obrigado!


RE: Ligar 2 PCs através de do cabo ethernet(LAN) - DGuerreiro - 28-08-2008 14:23

Tens de usar um cabo cruzado , se não estou em erro. Só assim consegues fazer a transferência de dados. Basta ligares o cabo, e acederes ao respectivo pc, pelo nome da máquina.

Isto usando apenas 2 pc's, como são 3, podes sempre usar um router ou um switch.


RE: Ligar 2 PCs através de do cabo ethernet(LAN) - Telmo M. - 28-08-2008 14:31

Isto usando apenas 2 pc's, como são 3, podes sempre usar um router ou um switch.
[/quote]
Não, são mesmo dois PCs, tal como se vê no titulo.

Então ligo um PC ao outro através do cabo, e depois(tenho o XP) onde vou mexer? Locais na rede?

Desde já obrigado pela resposta! Wink


RE: Ligar 2 PCs através de do cabo ethernet(LAN) - CarlosCunha - 28-08-2008 14:32

cabo ethernet cruzado podes partilhar tudo.
DGuerreiro são dois pcs so


RE: Ligar 2 PCs através de do cabo ethernet(LAN) - Telmo M. - 28-08-2008 14:37

então como sei se o cabo que tenho é ou não cruzado?
Obrigado! já tá tudo resolvido!


RE: Ligar 2 PCs através de do cabo ethernet(LAN) - nioxys - 28-08-2008 15:12

Para ligares 2 PC's directamente um ao outro tens de usar um cabo cruzado (crossover) e tens de ter mais alguns requisitos, o mesmo nome de grupo de trabalho e o ip tem de ser do tipo 192.168.100.1 (1º PC) 192.168.100.2, ou seja, todos iguais menos o último. Para veres se têm o mesmo nome de grupo de trabalho pressionas a tecla win + Pause/Break e na janela que te aparece navegas até ao separador "Nome de Computador" e procuras por "Grupo de trabalho" o nome está à frente, vês num pc e no outro e se não estiver igual clicas no botão alterar e escreves o mesmo que estiver num dos pc's.
Depois para alterar o IP fazes o seguinte, vais "Painel de controlo" > "Ligações de Rede" e clicas com o botão do LD do rato sobre a tua placa de rede e depois "Propriedades" na janela que te aparece puxas o scroll para baixo e seleccionas TCP/IP e clicas depois em propriedades. Seleccionas "Utillizar o Seguinte endereço de IP", na primeira caixa de texto introduzes um IP (pode ser aquele que escrevi em cima) depois dás um clique na caixa de texto que diz "Máscara de Rede" (não precisas introduzir nada, os valores aparecem logo que dês o clique) Repetes este paço no 2º pc (mudando apenas o ultimo valor do IP) e depois basta partilhar o disco. Para veres os discos abres o explorador do windows (tecla win + E) e clicas sobre "Os Meus Locais na Rede".


RE: Ligar 2 PCs através de do cabo ethernet(LAN) - brunoantunes - 29-08-2008 11:39

(28-08-2008 15:12)nioxys Escreveu:  Para ligares 2 PC's directamente um ao outro tens de usar um cabo cruzado (crossover) e tens de ter mais alguns requisitos, o mesmo nome de grupo de trabalho e o ip tem de ser do tipo 192.168.100.1 (1º PC) 192.168.100.2, ou seja, todos iguais menos o último. Para veres se têm o mesmo nome de grupo de trabalho pressionas a tecla win + Pause/Break e na janela que te aparece navegas até ao separador "Nome de Computador" e procuras por "Grupo de trabalho" o nome está à frente, vês num pc e no outro e se não estiver igual clicas no botão alterar e escreves o mesmo que estiver num dos pc's.
Depois para alterar o IP fazes o seguinte, vais "Painel de controlo" > "Ligações de Rede" e clicas com o botão do LD do rato sobre a tua placa de rede e depois "Propriedades" na janela que te aparece puxas o scroll para baixo e seleccionas TCP/IP e clicas depois em propriedades. Seleccionas "Utillizar o Seguinte endereço de IP", na primeira caixa de texto introduzes um IP (pode ser aquele que escrevi em cima) depois dás um clique na caixa de texto que diz "Máscara de Rede" (não precisas introduzir nada, os valores aparecem logo que dês o clique) Repetes este paço no 2º pc (mudando apenas o ultimo valor do IP) e depois basta partilhar o disco. Para veres os discos abres o explorador do windows (tecla win + E) e clicas sobre "Os Meus Locais na Rede".

A situação já está resolvida mas só para deixar esclarecido, este procedimento acima descrito é apenas necessário se o pretendido for a partilha de ficheiros e internet. Se for apenas para partilha de ficheiros basta fazer:

DGuerreiro Escreveu:Tens de usar um cabo cruzado , se não estou em erro. Só assim consegues fazer a transferência de dados. Basta ligares o cabo, e acederes ao respectivo pc, pelo nome da máquina.



RE: Ligar 2 PCs através de do cabo ethernet(LAN) - nioxys - 01-09-2008 11:28

Sim....


RE: Ligar 2 PCs através de do cabo ethernet(LAN) - likas - 30-03-2009 18:17

Cabo CrossOver
De um lado Verde/Branco;Verde;Laranja/Branco;Azul;Azul/Branco;Laranja;Castanho/Branco;Castanho.
Do outro lado
Laranja/Branco;Laranja;Verde/Branco;Azul;Azul/Branco;Verde;Castanho/Branco;Castanho.
Com isto tens um cabo Crossover fullduplex, com comunicação nos dois sentidos.

Pões os dois computadores no mesmo dominio/grupo de trabalho.
Configuras nas ligações de rede, no TCP/IP os dois computadores, com a mesma gama de ip's.
Tá pronto a ligar os dois PC's, se quiseres ver o nome dos pc´s na rede, na linha de comandos digitas NetView e terás listados todos os pc´s pertencentes a tua rede.
Espero ter ajudado.


RE: Ligar 2 PCs através de do cabo ethernet(LAN) - Telmo M. - 03-11-2012 21:20

Obrigado a todos pela ajuda que foi dada!