Forum Pplware
Editor de Texto compativel com Windows - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Tópico: Editor de Texto compativel com Windows (/showthread.php?tid=5608)



Editor de Texto compativel com Windows - Apaxe - 06-04-2010 19:21

Olá a todos,

Necessito de um editor de texto simples no Linux que ao gravar os ficheiros estes fiquem compatíveis para abrir com o Bloco de Notas do Windows sem sofrerem alteração na sua formatação.

Obrigados


RE: Editor de Texto compativel com Windows - racoq - 06-04-2010 21:35

(06-04-2010 19:21)Apaxe Escreveu:  Olá a todos,

Necessito de um editor de texto simples no Linux que ao gravar os ficheiros estes fiquem compatíveis para abrir com o Bloco de Notas do Windows sem sofrerem alteração na sua formatação.

Obrigados

Boas

O editor por omissão do Ubuntu,(gedit) não serve o teu propósito?


RE: Editor de Texto compativel com Windows - jrdm1989 - 06-04-2010 22:04

Tal como diz racoq, utiliza o gedit, que se encontra em Applications>acessories.
Para posteriormente utilizares em bloco de notas apenas tens de ter o cuidado de guardar numa formato conhecido pelo Windows (são quase todos!), como por exemplo *.txt


RE: Editor de Texto compativel com Windows - Ana - 06-04-2010 22:07

Sei que o editor "Mousepad" tem essa opção numa janela chamada "Record under..." onde se escolhe entre LF(Linux) or CRLF(Windows), que são as diferentes formas de fazer o "newline".


RE: Editor de Texto compativel com Windows - Apaxe - 07-04-2010 18:06

(06-04-2010 22:04)jrdm1989 Escreveu:  Tal como diz racoq, utiliza o gedit, que se encontra em Applications>acessories.
Para posteriormente utilizares em bloco de notas apenas tens de ter o cuidado de guardar numa formato conhecido pelo Windows (são quase todos!), como por exemplo *.txt

Obrigados a todos pela atenção.

Eu uso o Gedit no Ubuntu mas não encontro a opção de guardar em modo .TXT ?
(eu vou a "Ficheiro/Gravar Como../Codificação de Caracteres/Adicionar ou Remover")


RE: Editor de Texto compativel com Windows - Guilherme de Sousa - 07-04-2010 19:31

simplesmente mete tu file.txt, e tenta abrir no windowsWink


RE: Editor de Texto compativel com Windows - pmsm1100 - 08-04-2010 00:51

Acho que sei qual é o teu problema: quanto abres no bloco de notas um texto que tenha sido escrito noutro editor ele aparece-te todo junto, como se o texto fosse todo escrito numa linha, certo? Esse problema acontece-me imenso quando quero abrir algum ficheiro em C no Windows. Mas isso acontece mesmo que use um editor de texto no Windows (por exemplo o notepad++), o truque é gravar o ficheiro com o bloco de notas e depois editá-lo com um editor da tua preferência.


RE: Editor de Texto compativel com Windows - Apaxe - 08-04-2010 14:12

(08-04-2010 00:51)pmsm1100 Escreveu:  Acho que sei qual é o teu problema: quanto abres no bloco de notas um texto que tenha sido escrito noutro editor ele aparece-te todo junto, como se o texto fosse todo escrito numa linha, certo? Esse problema acontece-me imenso quando quero abrir algum ficheiro em C no Windows. Mas isso acontece mesmo que use um editor de texto no Windows (por exemplo o notepad++), o truque é gravar o ficheiro com o bloco de notas e depois editá-lo com um editor da tua preferência.

Obrigados a todos que me tentaram ajudar.

Resolvi o problema instalando o Kwrite. O problema de está nas quebras de linhas do padrão UNIX ser diferente da do Windows.

No Kwirite fui a "Settings/Configure Editor/Open-Save/End of Line" e escolhi "DOS/Windows". Desta forma abrindo um documento no Bloco de Notas do Windows este já aparece como o original criado no Linux.


RE: Editor de Texto compativel com Windows - jrdm1989 - 08-04-2010 17:33

No gedit quando fazes save as, tem uma opcao "line ending" em que podes guardar em formato windows... deve ser isso que pretendias Wink