Forum Pplware
X over SSH - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Tópico: X over SSH (/showthread.php?tid=5735)

Páginas: 1 2


X over SSH - MiKe Rastor - 16-04-2010 20:50

Boas pessoal, hoje trago-vos uma curiosidade que tenho vindo a pesquisar por ai, sem grande sucesso. Rolleyes

Normalmente utilizo o
Código:
$ export DISPLAY="endereço do display"
para especificar em que Display quero que o processo seja iniciado, se no meu cliente ou no servidor e tudo funciona ás mil maravilhas.

A minha questão é... se é possivel transferir temporariamente um processo para outro display (não sei se a questão está clara)... por exemplo:

Maquina Servidor: com o Transmission a correr
Maquina Cliente: pretendo "pedir emprestado" o Transmission, transferindo-o para o meu Display remoto sem que este deixe de correr na Maquina Servidor e posteriormente devolve-lo à Maquina Servidor sem o terminar

Seria algo muito util mesmo, será possivel? Muito obrigado pela vossa atenção desde já Big Grin


RE: X over SSH - Guilherme de Sousa - 16-04-2010 22:13

bem sem o terminar nao é possivel.. da mesma maneira q por ssh nao consegues 'mexer' num prog q ja esteja a correr no servidor.. a nao ser q o arranques.

para correres remotamente a aplicaçao da..

conectas te assim:
ssh -X -l mike ipdoservidor

e dps para fazeres o launch de uma aplicaçao fazes:
dbus-launch transmission &


espero ter ajudadoWink

cumps!


------
edit:


se a utilizaçao q estas a pensar dar é apenas pra BT, aconselho te a utilizares o Deluge. nao so é um cliente mt mais poderoso (correrctamente configurado passa o TS dos ISP's na boa.. é o melhor cliente para isso), como contem uma interface web BRUTAL!(para alem da gtk )

com esta interface web consegues controlar os teus torrents todosWink so para teres uma noçao da qualidade desta webUI fica aqui uma img;
http://www.transdroid.org/wp-content/uploads/2009/10/DelugeWebUISettings.png

ah ja agr.. a transferencia do X por ssh aviso te ja q por vezes fica bastante lenta..

cumps!


RE: X over SSH - MiKe Rastor - 16-04-2010 22:47

Guilherme de Sousa, muito obrigado pela exelente resposta.

Mas acho que nao expliquei bem a minha questão, eu consigo correr facilmente as aplicações que quero exportando o DISPLAY para a maquina que pretendo, tudo bem até ai.

A verdadeira questão é como "pedir emprestado" um processo que esteja com a sua janela a correr num certo DISPLAY, dei o exemplo do cliente de BT, e depois de fazer o que preciso, ele continuar a correr na maquina remota.

Outro exemplo:

Deixo o gparted a fazer resize de uma partição, o que demorará varias horas, desloco-me para a faculdade e lá ligo-me à maquina remota através de SSH para ver como está o processo de resize e fazer halt à maquina se possivel, a questão é, como posso eu visualizar a janela do gparted que está na maquina remota e depois disso desconectar a ligação SSH, continuando o gparted a correr na maquina remota?

Muito obrigado a todos Big Grin

--------------------------------------------------------------------------------------
EDIT
--------------------------------------------------------------------------------------

Peço desculpa pela falta de atenção, com a pressa de explicar melhor a questão nem reparei bem na resposta do Guilherme de Sousa que ja lhe responde e muito bem, dizendo que nao é possivel "mexer" num processo a correr no servidor!

Heheheh, ja agora, obrigadissimo pela ScreenShot!! Big Grin


RE: X over SSH - racoq - 17-04-2010 03:40

para todas as aplicações, podes sempre instalar ou correr um servidor de vnc do lado do servidor, e instalar um cliente de vnc do lado do cliente, assim sempre que estiveres remotamente podes te autenticar num processo semelhante ao remote desktop do windows e veres o que a tua máquina está a fazer.

Este processo servir-te-á para qualquer aplicação, o que o guilherme sousa te apresentou foi uma interface web para o teu cliente de bit torrent.

O ubuntu já trás um servidor de VNC integrado no sistema (denominado Vino), Sistema > Preferências > Área de trabalho remota => selecionas a opção "Permitir que os outros visualizem a sua área de trabalho".

Depois disto podes associar ao teu router uma conta criado num dos alguns provedor dynamic dns, gratuitos que por aí andam, imagina por exemplo "nomemaquina".no-ip.org, uma boa parte dos bons routers já suportam esta funcionalidade, lembro-me assim de repente dos DLink.

Depois deves configurar port forwarding do teu router de todos os pedidos que requisitarem acesso à porta do vnc (julgo que por omissão a porta do VNC é 5900), para o ip fixo da máquina que queres aceder dentro da rede formada pelo teu router.

Depois é só usares um cliente de vnc na maquina remota e colocares o endereço de Dynamic DNS que criaste e a porta, e estás ligado.

Se quiseres uma solução alternativa ainda mais segura ao VNC, o pedro pinto fez um artigo porreiro sobre o FreeNX o sucessor do VNC, dá uma olhada (os passos de configuração do router são iguais) Wink

http://pplware.sapo.pt/linux/freenx-acesso-remoto-ao-ubuntu/

Este artigo apesar de antigo, tb te pode dar uma ideia:
http://pplware.sapo.pt/linux/remote-desktop-sharing-no-ubuntu/

Bom trabalho Wink


RE: X over SSH - MiKe Rastor - 17-04-2010 17:17

racoq, muito obrigado!! Vou experimentar isso tudo agora mesmo!! Big Grin

Quanto ao dynip, cheguei a usar o no-ip à uns bons anos, mas ter de correr o cliente para ele actualizar o ip é deveras chato, de modos que prefiro a alternativa que o meu ISP (Sapo) me dá Big Grin

Obrigadissimo a todos pelas exelentes dicas!


RE: X over SSH - Guilherme de Sousa - 17-04-2010 19:00

o FreeNX nao funciona para este caso. racoqWink
ele inicia uma nova sessao do utilizador e nao continua a q ja esta a correr digamos assim (coisa q o VNC faz).

n sugeri o VNC pq n era bem o q o MiKe Rastor tinha pedido, mas acaba por funcionar(:

cumps


RE: X over SSH - MiKe Rastor - 17-04-2010 19:08

Exacto o VNC acaba por ser o que vou ter de usar em ultimo caso e se possivel, mas deve ser bastante dificil de usar via Internet, visto que ja na Rede Local costuma ser bastante lento.

O ideal seria mesmo através do SSH, mas infelizmente parece que nao é possivel "mexer" em processos que ja estão a correr :\


RE: X over SSH - Guilherme de Sousa - 17-04-2010 20:38

em q progs querias mexer Mike Rastor? tou so a perguntar porque pode haver alternativas..
por ex, como cliente de BT ja tinha referido o deluge+webui, mas noutros casos a soluçao pode passar por um daemon + uma interface qlqr

cumps


RE: X over SSH - racoq - 17-04-2010 22:01

(17-04-2010 19:00)Guilherme de Sousa Escreveu:  o FreeNX nao funciona para este caso. racoqWink
ele inicia uma nova sessao do utilizador e nao continua a q ja esta a correr digamos assim (coisa q o VNC faz).

n sugeri o VNC pq n era bem o q o MiKe Rastor tinha pedido, mas acaba por funcionar(:

cumps

Tens a certeza disto já testaste?

Tinha a ideia que se comportava a nivel de funcionamento tal e qual o VNC


RE: X over SSH - Guilherme de Sousa - 17-04-2010 22:03

uso NX diariamente. antigamente usava o nomachine neste momento uso o freenx.
ate fui eu q falei ao ppinto sobre o nx, e tive para fazer o artigo.

o NX é tipo como se fosse um X remoto (acho q NX deve ser de NetworkX).

é muitissimo superior ao VNC, nem se compara..

cumps