Forum Pplware
Disco novo pede autenticação no acesso - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Tópico: Disco novo pede autenticação no acesso (/showthread.php?tid=6183)



Disco novo pede autenticação no acesso - Apaxe - 02-06-2010 20:12

Olá a todos!

Adicionei um segundo disco ao Ubuntu e criei nele duas partições com o comando “fdisk /dev/sdb”. Formatei a primeira partição em EXT4 (mkfs -t ext4 /dev/sdb1) e a segunda partição em NTFS (mkfs -t ntfs /dev/sdb2) e não criei Pontos de Montagem para nenhuma delas.

O meu problema é que quando tento aceder às duas partições o sistema na primeira vez pede-me sempre autenticação.
Como posso evitar que o sistema me peça sempre autenticação no acesso às partições?

Obrigados


RE: Disco novo pede autenticação no acesso - sLUGo - 04-06-2010 15:08

Editas o ficheiro /etc/fstab e adicionas lá essas entradas para que ele quando inicie o sistema te monte a partições

Código:
sudo gedit /etc/fstab

e colocas algo do género

Código:
/dev/sdb1    /mnt/disk1        ext4    defaults    0    0
/dev/sdb2    /mnt/disk2        ntfs    defaults    0    0

Só tens que ter em atenção é de criar as directorias onde as partições vão assentar

Código:
sudo mkdir /mnt/disk1
sudo mkdir /mnt/disk2

Após isto podes fazer

Código:
sudo mount -a

Isto vai fazer com que ele te "corra" o fstab e te monte o que não tiver montado.
Após iniciares o sistema da próxima vez, as partições já estarão montadas e com "user access".

Espero ter ajudado,

Abraço


RE: Disco novo pede autenticação no acesso - Apaxe - 04-06-2010 18:43

sLUGo, obrigado pela atenção.

Através de pontos de montagem eu já sabia fazer.
O que eu queria era ter acesso às partições, sem pontos de montagem, e não ter de fazer login (não sei se é uma boa politica trabalhar assim com o linux e por isso agradeço comentários).


RE: Disco novo pede autenticação no acesso - sLUGo - 04-06-2010 18:58

Não entendi, explica lá isso melhor.

Uma partição tem que ser montada para que o sistema possa fazer uso dela.
Logo é impossível "ter acesso às partições, sem pontos de montagem"...
Da maneira que sugeri acima, não necessitas de login para a montagem ser feita.


RE: Disco novo pede autenticação no acesso - Apaxe - 04-06-2010 19:06

No Ubuntu se eu for ao menu "Locais/Computador" eu visualizo ai todos os discos reconhecidos pelo sistema. Então acedo ao disco pretendido.

Qual é o inconveniente de trabalhar assim?


RE: Disco novo pede autenticação no acesso - sLUGo - 04-06-2010 20:37

Penso que nenhum.
E qual é o inconveniente de montares os discos no ínicio? Podes sempre criar um grupo e adicionar os users que podem aceder a esse disco, e no fstab na "coluna" das opções defines o grupo.

Uso GNU/Linux há muito tempo e sempre usei este método de utilizar o fstab para gerir a montagem de partições. Até hoje nunca tive problemas.


RE: Disco novo pede autenticação no acesso - Apaxe - 04-06-2010 22:55

sLUGo, mais uma vez obrigado pela tua ajuda e opinião, mas continuo a perguntar se existe forma de ultrapassar o login no acesso às partições sem ponto de montagem?


RE: Disco novo pede autenticação no acesso - v_andre - 05-06-2010 00:01

Eu utilizo um programa que no início me monta automaticamente a partição do windows, sem ser preciso a pass.. mas já não tenho a certeza do nome, vou tentar procurar!