Forum Pplware
Apple HTML5 - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Pplware (/forumdisplay.php?fid=1)
+--- Fórum: Últimas (/forumdisplay.php?fid=36)
+--- Tópico: Apple HTML5 (/showthread.php?tid=6191)

Páginas: 1 2 3


Apple HTML5 - aFriend - 04-06-2010 06:39

Apple lança página HTML5 com demos e desvenda a programadores como os usar:

http://www.apple.com/html5/


RE: Apple HTML5 - avlisrotiv - 04-06-2010 12:26

É preciso ter o Safari instalado na máquina... Neutral
Claro, não seria de prever outra coisa pela parte da Apple... (Não estou interessado em discutir isto!) Eu só gosto de meter a sardinha à chama... Mr Green



RE: Apple HTML5 - Ferreira - 04-06-2010 13:25

E no Chrome com o user agent do Safari também não funciona.


RE: Apple HTML5 - aFriend - 04-06-2010 13:59

Realmente é uma parvoice pelo menos o Chrome não aceder à página, porque ele de certeza iria conseguir abrir as demos...


RE: Apple HTML5 - avlisrotiv - 04-06-2010 14:15

Pois é... Aliás, aqui (Chrome Experiments) fica um exemplo dessa "ideia", mas no Google Chrome! Wink
Fazemos os testes com o tal Safari, e depois com o Chrome, e vemos quem "ganha"... Smile
E já agora, para veres o que a Google é que a Apple não é, tenta abrir o link do Chrome Experiments no Firefox, Safari, nos browsers que tu quiseres... Wink Verás uma grande diferença! Dry (Falando da parte em que o "projecto" da Apple não funciona para além do navegador dele, mas o da Google funciona em todos.) Na minha opinião é algo que desfavorece à Apple, mas...



RE: Apple HTML5 - Yamato - 04-06-2010 16:58

Se depois do último exemplo clicar-mos em learn more vamos ter a http://developer.apple.com/safaridemos/ aonde correm em google chrome praticamente todos os exemplos
Só o vídeo é que não corre


RE: Apple HTML5 - avlisrotiv - 04-06-2010 17:07

O vídeo corre, tens é de instalar o plugin em falta. Acho que é o DivX, mas não prestei atenção.
Eu não vi todos, mas pelo menos 3 não funcionar, uma das razões é por o navegador não conseguir ter acesso ao hardware, assim qualquer coisa...
Pronto, para todos os efeitos, comparativos ao da Apple e ao da Google, acho que está à vista de todos que o Google esmerou-se muita mais... Digo eu...
O único "exemplo" da Apple que achei minimamente, bem feito, terá sido o 360º, e, o maior trabalho foi mesmo a tirar as imagens dos objectos, mas pronto, como está bonito e tal... Aquilo fica bem "metido" no mercado de gadjets, fica mesmo bem, que é o exemplo que lá está.



RE: Apple HTML5 - aFriend - 04-06-2010 18:21

avlisrotiv

Não se trata de esmerar mais. Há partes do Webkit do Safari que estão mais completos que os do Chrome, e até os browsers os adaptarem todos ainda não conseguem correr alguns efeitos. Wink

Quanto a plugins.. não há plugins! Essa é a "magia" do HTML5. O browser tem é que ser compatível com H.264, e no caso dos smartphones melhor ainda, abre no player ao invés de ficar "embebido" na página Wink


RE: Apple HTML5 - avlisrotiv - 04-06-2010 19:46

@aFriend, sim, eu sei, quanto ao "ser melhor" ou não referia-me porque a Apple "olha sempre para o seu umbigo", como quem diz... Já o Google Chrome, deixa livre no que faz, isso mostra que a empresa não tem "medo" de competição. Isto é o que penso, quando comparar ambos projectos. E não pretendo alongar esta minha opinião, até porque ainda não tenho fundamentos, simplesmente, o que acho.
E quanto à "não necessidade de plugin", creio que estejas enganado, por exemplo este "teste", dá a mensagem mostrada na imagem que deixei mais abaixo... Eu sei, que não é direccionado para o Google Chrome, e o Safari ou o sistema de Mac deve ter isso incluído, claro, mas eu estava era mesmo a querer comparar ambos "projectos" (da Google e da Apple).
Citar:Download QuickTime to view this video.
QuickTime is free for Mac + PC.
[Imagem: screenshot000t.png]
Depois, pesquisando um pouco, não é que eu não saibas, mas pronto, obtenho os seguintes resultado:
Citar:QuickTime (conhecido também como QT) é uma estrutura de suporte (framework) multimídia.
Logo, pode ser chamado de plugin, extra, whatever, que tem de ser instalado.
Agradeço que me corrijas se estiver errado!



RE: Apple HTML5 - aFriend - 04-06-2010 19:58

Não se trata de olhar apenas para o seu umbigo. O Webkit é desenvolvido pela Apple e é disponibiilzado Open-Source. O Chrome é baseado em WebKit, para poder correr as novas funções tem que as adaptar primeiro.

Se fores à parte onde diz "Safari Developers" está lá tudo às claras para os programadores que queiram pegar nele e adaptar aos seus browsers. Sendo o Safari o pioneiro e através dele é que o WebKit é desenvolvido e evoluido, é natural que ele seja o primeiro a conseguir abrir tudo.

Quanto ao resto, é estranho ele estar-te a pedir esse "plugin" porque eu neste momento estou no Windows 7, a usar o Firefox 3.6.3 e abri bem o audio, através do link que deixaste. Poderás é ter em falta o codec no sistema para que a framework aceda a esse tipo de ficheiro, que neste caso eles usaram na demonstração um .m4a, daí eles aconselharem o uso do Safari porque ele consegue ler esse tipo de ficheiros. Para os browsers que ainda não conseguem (porque não adaptaram) precisam de recorrer à framework usando os codecs do sistema operativo. Quando as novas normas forem todas definidas e adaptadas pelos browsers todos, esse tipo de mensagens não te irão ocorrer.