Forum Pplware
Dúvida - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Tópico: Dúvida (/showthread.php?tid=6238)



Dúvida - slblxs - 08-06-2010 13:42

Qual o conselho que dão entre as seguintes ditribuições ,fedora 13,Slackware Linux 13.1,Mandriva Linux, Arch Linux. Tenho w 7 e pclinuxos2010 gnome,tenho 30 gb de disco livre para uma distro gostava da vossa opinião.Obrigado.


RE: Dúvida - racoq - 08-06-2010 15:12

(08-06-2010 13:42)slblxs Escreveu:  Qual o conselho que dão entre as seguintes ditribuições ,fedora 13,Slackware Linux 13.1,Mandriva Linux, Arch Linux. Tenho w 7 e pclinuxos2010 gnome,tenho 30 gb de disco livre para uma distro gostava da vossa opinião.Obrigado.

1º de tudo, tens de especificar títulos mais detalhados, para as pessoas não terem de abrir o teu tópico para saber qual é a tua dúvida. Neste teu caso "Dúvida" não diz nada daquilo que queres. Talvez neste caso "Dúvida sobre escolha de distribuição" ficasse melhor

Este é o meu aviso depois de ter visto que fizeste o mesmo nos outros tópicos.

2º e respondendo à tua questão teres 30 GB de disco não diz nada já que podes ter um disco que aparentemente é suficiente mas pouca memória e processador modesto no teu PC, por isso nestes casos convém saber mais do teu hardware.

Daquilo que eu vejo e também da minha experiência própria a dificuldade dessas distribuições / exigência é ordenada da seguinte forma:

+ Fácil e exigente ao nível de hardware
Mandriva Linux
Fedora 13
Arch Linux
Slackware Linux 13.1
+ Mais difícil e mais optimizado para o hardware mais modesto

Agora tudo depende do que queres nesta escala. Ambas as distribuições são boas mas apontam para níveis de conhecimento de Linux bastante diferentes.

Como é baseado na minha opinião pessoal, é natural que haja quem possa achar o Fedora mais fácil que o Mandriva, e o Arch Mais optimizado para hardware que o Slackware, mas como te digo é uma opinião daquilo que leio Wink


RE: Dúvida - slblxs - 08-06-2010 19:46

Desculpa mas sou novo nisto dos tópicos e foruns sobre linux, quanto á dica o pc é novo tem 6 meses por isso o hardware é recente.Depois de pensar e de ler estou a pensar em madriva ou fedora ,que acham do novo fedora 13? Dizem que ficou pior do que a versão 12.Muito obrigado pelas dicas,racoq. E desculpa não ter explicado melhor o que queria.


RE: Dúvida - racoq - 08-06-2010 23:08

São ambos bons, mas da última vez que usei o Mandriva era um pouco instável. O Fedora é bastante sólido e consegues ter um bom desempenho com ele, não testei esta mas sim a 12.

E mint ou ubuntu não consideras? Se não te quiseres chatear e te quiseres ficar por uma distribuição que funcione sem, ou seja instalas e fica tudo pronto, se calhar o mint é melhor já que te instalar os codecs todos e tem uma boa base como a do ubuntu.


RE: Dúvida - slblxs - 09-06-2010 12:14

racoq quero tentar uma dessas que disse ,porque já instalei tanto o mint como o ubuntu e sem dúvida que o mint vem mais completo mas ,como disse quero experimentar outra distro vou então tentar fedora 13,mais um vez obrigado.


RE: Dúvida - hmartinho - 09-06-2010 15:17

Quantas mais distros experimentares maiores as semelhanças que vais encontrar no look n' feel.
Aproveita e vai dar uma voltinha com o Caixa Mágica, é mais um.