Forum Pplware
Fedora,Opensuse,Pclinuxos,Mandriva ou Debian!? - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Tópico: Fedora,Opensuse,Pclinuxos,Mandriva ou Debian!? (/showthread.php?tid=6287)



Fedora,Opensuse,Pclinuxos,Mandriva ou Debian!? - slblxs - 12-06-2010 15:16

Boas, quero uma opinião sobre quem utiliza estas distros a opinião pessoal e o porquê de a terem escolhido. Já experimentei muitas ,algumas dezenas onde estão também as que mencionei.Elegi estas porque parecem as mais estáveis e com melhor apoio das comunidades,utilizei bastante tempo ubuntu e do mint ,mas fiquei cansado dessas.Por isso quero a opinião de quem usa estas ,porque quero instalar no pc a mais estável e com mais soluções para o meu desktop.Desde já o meu obrigado.


RE: Fedora,Opensuse,Pclinuxos,Mandriva ou Debian!? - Guilherme de Sousa - 12-06-2010 16:40

a unica boa sugestao nestas coisas é mesmo: experimenta.

começa por escolher o desktop environment q preferes, ou window manager.. isso é logo uma forma de excluires algumas da lista de opçoes.
depois guia te pelo gestor de pacotes e repositorios que melhor se adaptarem às tuas necessidades.

assim muito por alto, por ex referiste o Opensuse. o opensuse é mais virado para kde, logo se este nao é o teu DE preferido podes excluir por ai.
se gostas de roling distros, o pclinuxos é desse genero, logo pode ser uma vantagem.. e por ai adiante.

para muitos utilizadores demora algum tempo a se encontrar aquela distribuiçao q nos agrada verdadeiramente e q se adapta as nossas necessidades. eu andei assim durante uns tempos ate encontrar o arch e por aqui tenciono ficar.. outros experimentam ubuntu e ficam se por ai porque, se sentem confortaveis com este.. é tudo uma questao de gostos.

boa sorte,

cumps!


RE: Fedora,Opensuse,Pclinuxos,Mandriva ou Debian!? - diogovv - 13-06-2010 23:24

Bom, pedes opiniões pessoais.

Eu uso Ubuntu em casa e Fedora no local de trabalho. Porquê?

Uso Fedora no local de trabalho porque é a distribuição que usamos no meu local de trabalho. Quando fui para lá sabia pouco de linux e habituei-me e aprendi muito rapidamente. Talvez tenha as coisas um pouco menos facilitadas do que tenho no ubuntu mas a coisa é marginal e é sem dúvida uma distribuição de que gosto muito.

Uso ubuntu em casa porque é a distribuição que mais gente usa no mundo e não gostava de morrer estúpido. Achei que não tinha nada a perder em aprender a trabalhar com as duas distribuições.


Sem dúvida, no entanto, que o que disse o utilizador Guilherme de Sousa é verdade. Experimenta e vê qual a que mais gostas. Se não quiseres estar a instalar 50 vezes um sistema operativo nem te queres ficar por tentar com um live CD cria máquinas virtuais para testares.


Cumprimentos


RE: Fedora,Opensuse,Pclinuxos,Mandriva ou Debian!? - slblxs - 14-06-2010 11:52

Caro,diogovv, qual a versão fedora que trabalhas? Achas que é muito estável?


RE: Fedora,Opensuse,Pclinuxos,Mandriva ou Debian!? - Mkman - 14-06-2010 21:58

Bem isto é uma opçao muito pessoal,eu escolhia o debian, pois as outras usam e abusam das famosas GUI's, onde quase toda a configuraçao e feita atravez dessas. Podes ter Debian de 3 formas, Stables,Testing,Unstable. Onde a Stable é a mais recomendada para server.Tens tambem grande uns repositorios enormes, e uma decumentaçao alargada, bem como uma comunidade agradavel e prestavel.
Boas escolhas Smile


RE: Fedora,Opensuse,Pclinuxos,Mandriva ou Debian!? - diogovv - 14-06-2010 23:24

em resposta a slblsx:

o meu computador é fedora core 11 mas no nosso cluster temos máquinas sempre a trabalhar com fedora desde o core 1 ao core 12 sempre ligadas e com uso intensivo sem qualquer problema. assim sendo não posso deixar de achar que se trata de uma distribuição estável. aproveito para acrescentar que são raras às vezes em que é preciso fazer reboot às máquinas e ao cluster todo nunca aconteceu desde que lá estou a não ser pôr falha da EDPWink

cmpts.
Diogo


RE: Fedora,Opensuse,Pclinuxos,Mandriva ou Debian!? - slblxs - 15-06-2010 11:53

Já utilizei em virtualbox o debian estável e era bem estável e o boot era rápido.Depois de ler as vossas opiniões vou inclinar-me para o Fedora 13 se der muitos problemas instalo o debian,obrigado a todos pelas vossas opiniões.


RE: Fedora,Opensuse,Pclinuxos,Mandriva ou Debian!? - Valdinei Barreto de Souza - 12-10-2010 16:42

Eu comecei o Linux com o Ubuntu 9.04 no ano passado. Desde então então fui testando suas versões até a mais atual 10.04. Além dessas verifiquei outras distros como Mandriva 2010 (Gnome), Sabayon (KDE 4) e Epidemic (KDE4). O Ubuntu é uma boa distro. Existe até revistas (Ubunter Server antiga Easy Linux) para pegar dicas, mas eu acebei reconhecendo que o Mandriva atendeu minhas necessidades pelo fato de reconhecer todos os componentes do meu PC, principalmente minha placa de video ATI Radeon 9600Pro. NO Ubuntu teria que utilizar a versão 8.10 para issso. Eu optei pelo Gnome no Mandriva por ser mais rápido epor estar acostumado quando estava com o Ubuntu. Outra distro que me surpreendeu foi a brasileira Epidemic 3.2. Acredito que poucos conheçam essa distro, mas é outra que reconhece a maioria dos componentes e principalmente as placas de vídeo ATI. E ele vem crescendo aos poucos e funciona muito bem com o KDE4. Quem sabe seja uma nova geração do antigo Kurumim.