Forum Pplware
como instalar ubuntu num disco externo? - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Tópico: como instalar ubuntu num disco externo? (/showthread.php?tid=6328)

Páginas: 1 2


como instalar ubuntu num disco externo? - djpinto - 17-06-2010 09:09

Bons dias. Sou um pouco novato no ubuntu e estou com um problema que é o seguinte, eu tenho 1 disco externo portatil de 500 GB do qual eu quero colocar numa partiçao de 50GB o ubuntu e o resto como ntfs. Se alguem souber como agradecia uma resposta Wink


RE: como instalar ubuntu num disco externo? - sLUGo - 17-06-2010 21:35

Por acaso nunca fiz tal processo mas penso que não dê...
Os discos externos são montados após a inicialização do sistema... Se é que me percebes.

Mas toma:

http://www.debuntu.org/how-to-install-ubuntu-linux-on-usb-bar

É uma questão de tentares Smile

Abraço


RE: como instalar ubuntu num disco externo? - MiKe Rastor - 17-06-2010 21:37

djpinto, isso é algo que se faz facilmente com um LiveCD do Ubuntu.

A minha sugestão seria: fazendo boot atravéz do CD, encontrarás em Sistema > Administração, uma aplicação de nome GParted.

Com essa aplicação poderás efectuar todas as alterações necessarias á tabela de partições do teu disco externo.

Sugeria que fizesses resize à partição das 500GB [caso queiras manter a que tens] deixando de fora, como espaço não particionado, por volta de umas 30GB.
Posteriormente, correrias o Instalador do Ubuntu, que se vai encontrar no Desktop do LiveCD como já deves saber.

Durante a instalação, no passo 4, [imagem aqui]. Escolherias a 3ª opção, Especificar manualmente as partições (avançado), iria então aparecer um menu onde te mostrava as partições do teu Disco Externo e o espaço que deixaste não particionado. Utilizando esse espaço não particionado, criarias uma partição / (root), com sistema de ficheiros ext4 e uma partição Swap, esta ultima contendo a mesma quantidade de memoria fisica da tua maquina aproximadamente.

Seguindo com a instalação, no passo 8, [imagem aqui] clicarias em Avançado... e encontrarias uma pequena janela que te perguntaria onde instalar o GRUB.
Deverás seleccionar o correspondente ao teu disco externo, será por exemplo sdb (neste caso, é necessario que saibas qual deles representa o teu disco externo, poderás ter essa informação facilmente no GParted ou mesmo no passo 4 da instalação, toma atenção.

Depois disto a instalação continuaria normalmente e.. tcham! Terias o teu belo Ubuntu instalado no disco externo! Big Grin

PS: Faz backup dos teus dados antes de fazeres qualquer alteração à tabela de partições!

Bem, tentei que isto fosse rapido e simples, nao faltando nenhum dos pontos importantes, espero que seja util Smile


RE: como instalar ubuntu num disco externo? - djpinto - 17-06-2010 23:44

obrigadao pela dica MiKe Rastor ja tentei e ja esta a bombar eheh Big Grin


RE: como instalar ubuntu num disco externo? - MiKe Rastor - 18-06-2010 03:17

Ahaha! Exelente! Bom, já sabes como é isto aqui no forum, qualquer duvida é so postar Big Grin


RE: como instalar ubuntu num disco externo? - allsan - 18-06-2010 11:36

tenho uma duvida...

Tive a ler os passos todos e me pus a penguntar se esssa instalação no disco externo so servira para pcs que têm na bios a possibilidade de arrancar por usb ou funcionaria noutros pcs tambem...


RE: como instalar ubuntu num disco externo? - MiKe Rastor - 18-06-2010 19:50

Embora nas minhas maquinas os discos externos apareçam no menu de Boot como Hard Drives e não como dispositivos USB, nao estou certo de que uma maquina sem capacidade de fazer boot por USB seja capaz de tal coisa Confused


RE: como instalar ubuntu num disco externo? - djpinto - 18-06-2010 21:48

Ja li algures por ai que existe uma forma de dar a volta a isso. Mas nao sei ate que ponto é compativel com as bios assim Confused


RE: como instalar ubuntu num disco externo? - MiKe Rastor - 19-06-2010 01:43

Sim, realmente, lembro-me de ter visto algures informações de como fazer isso usando um CD.

Após alguma pesquisa, encontrei isto.

Quando acordar tenho de averiguar com afinco, entretanto, fica já aqui o link Big Grin


RE: como instalar ubuntu num disco externo? - AirCrack - 22-06-2010 13:07

Se o que tu queres perguntar é se em PC's que na BIOS não tenha a possibilidade de arrancar por USB, se é possível? Sim, é possível... só tens que ter um drive de CD-ROM nessa maquina.

Se queres que apareça no GRUB e afins...
Esta possibilidade já foi falada quer no Site quer no Forum. Um liveCD que emula o arranque da BIOS e muitos mais, um Bootmanager...

O PLoP Manager pode ser colocado no arranque com o GRUB/GRUB2/grub4dos e no BURG.

Acho que é isso que procuras...