Forum Pplware
Até sempre, Camarada... - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Comunidade (/forumdisplay.php?fid=6)
+--- Fórum: Conversa de Esplanada (/forumdisplay.php?fid=20)
+--- Tópico: Até sempre, Camarada... (/showthread.php?tid=6348)

Até sempre, Camarada... - Lápis Azul - 18-06-2010 14:10

O mundo ficou mais pobre. Morreu José Saramago.

O prémio Nobel da Literatura de 1998 faleceu aos 87 anos na sua casa na ilha espanhola de Lanzarote.
O escritor português, que recebeu o prémio Nobel da Literatura e o Prémio Camões, deixa uma vasta obra literária, da qual se destaca, entre outros, os livros Memorial do Convento e O Evangelho Segundo Jesus Cristo.
O seu romance Ensaio sobre a Cegueira foi adaptado ao cinema pelo realizador brasileiro Fernando Meirelles numa película co-produzida por três países com a participação de Juliette Binoche.
Nascido na povoação de Azinhaga, perto da Golegã, em 16 de Novembro de 1922, Saramago, que ficou conhecido pelo seu ateísmo e iberismo, foi membro do PCP e chegou a dirigir o Diário de Notícias.
Saramago, que vivia desde há vários anos na ilha espanhola de Lanzarote com a sua esposa Pilar del Rio, destacou-se ainda por ter sido um dos fundadores da Frente Nacional para a Defesa da Cultura em 1992.

in TSF

RE: Até sempre, Camarada... - racoq - 18-06-2010 15:12

Apesar de não me identificar com a ideologia política do Saramago e algumas das suas atitudes de provocação e choque a alguns sectores da sociedade tradicionais, perde-se de facto um excelente escritor que deixa obra feita!

Mas quando a obra perdura, o autor não morre Wink

RE: Até sempre, Camarada... - aFriend - 18-06-2010 16:09

Nunca fui fã, nem seguidor das suas obras, nem tão pouco simpatizava com o senhor... mas não deixo de prestar as minhas condolências, afinal de contas é uma vida que se perde e concerteza deixará saudades a muita gente.

Sei que esse senhor era Ateu, portando só me resta dizer que descanse em paz... se ele encontrou um lugar melhor que o faça mudar de opinião ao ponto de agora já não ser ateu, melhor ainda...

E um facto inegável é que não é qualquer um que parte e deixa obras que poderão ser eternas Wink

RE: Até sempre, Camarada... - avlisrotiv - 18-06-2010 18:25

Rest in peace...

RE: Até sempre, Camarada... - iPeople - 18-06-2010 20:27

"Todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros e que, para a maioria, é so um dia mais."

José Saramago

RE: Até sempre, Camarada... - José Pires - 19-06-2010 15:32

Amado por uns, odiado por outros..... Independentemente disso, as minhas mais sentidas condolências à família de um camarada.
Paz à sua alma
RIP

RE: Até sempre, Camarada... - techdani - 19-06-2010 16:07

Nem mais. Amado por um, odiado por outros. Alguém controverso, com ideias firmes.

Que tenha encontrado um lugar de paz.

RE: Até sempre, Camarada... - nioxys - 19-06-2010 22:40

Citar:A morte serve para que possamos continuar a viver

Saramago