Backups a dor de cabeça - Versão de Impressão +- Forum Pplware (http://forum.pplware.com) +-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4) +--- Fórum: Aplicações (/forumdisplay.php?fid=12) +--- Tópico: Backups a dor de cabeça (/showthread.php?tid=6358) |
Backups a dor de cabeça - Agatho - 20-06-2010 13:32 Ola a todos, Eu e os Backups ainda não nos entendemos a 100% por isso precisava de umas dicas a respeito de backup's. Eu tenho um disco externo e tirei da net o Cobian Backup e o Easeus todo Backup. Agora tenho umas certas duvidas. Qual o mais eficaz? Um faz backup de dados, outro faz backup de imagem. Quais as diferenças concretas entre um Backup de dados ou de imagem em caso de o Pc ter um valente crash? O Cobian pelo que sei guarda tudo o que temos nas pastas, documentos, fotos etc. Se for por imagem o que faz propriamente? Qual o mais aconselhavel? Obrigado!! RE: Backups a dor de cabeça - v_andre - 20-06-2010 13:38 Penso que o que faz backup para imagem faz exactamente o mesmo que o Cobian, apenas ficas é com um ficheiro (provavelmente .iso) que podes usar para gravar em CD/DVD os teus dados.. Por outro lado, podes usar uma drive virtual (tipo virtual clone drive) para montar essa imagem e usar os dados! RE: Backups a dor de cabeça - Ana - 20-06-2010 14:08 Backup por imagem refere-se à cópia exacta de todo o disco. Tal como funciona o sistema de cópia de um CD/DVD para outro. É como se clonasses o disco, guardasses esse clone e um dia mais tarde, o teu PC crasha e tu tens a possibilidade de restaurar tudo para a data em que fizeste o clone. Pensa como se fosse uma "máquina do tempo". Backup por pastas é como se tu manualmente copiasses pasta a pasta para outro sítio. Esses programas têm a vantagem de automatizarem esse processo de cópia, tudo de forma automática. Espero ter sido clara. RE: Backups a dor de cabeça - Agatho - 20-06-2010 16:50 Ola Ana, penso que percebi. Cria algo do genero de um CD de restauro com os programas e controladores, tudo incluido. Nesse caso depois de fazer a cópia da imagem, terá apenas de se gravar para um cd, para mais tarde arrancar através de boot? (20-06-2010 14:08)Ana Escreveu: Backup por imagem refere-se à cópia exacta de todo o disco. Tal como funciona o sistema de cópia de um CD/DVD para outro. RE: Backups a dor de cabeça - Ana - 20-06-2010 17:02 Não cria um CD de restauro, cria um ficheiro que representa o estado actual do teu disco. Esse ficheiro terá o tamanho exacto do teu disco até ao momento. Exemplo: Tens um disco de 320GB e o teu Windows ocupa 30GB imagina. Queres fazer uma backup por imagem do teu Windows, então resultará num ficheiro de 30GB de tamanho com a cópia exacta do teu disco, com a data de 20 de Junho, hoje. Há programas que permitem que graves esse ficheiro em DVDs, mas achas que vale a pena? Seriam muitos que terias de gastar. Então decides guardar esse mega-ficheiro de imagem no teu disco externo. Noutro dia, daqui a 1 semana, o teu PC morre, nem sequer consegues usar o Restauro do Sistema do Windows. Solução? Restauras o teu disco com o teu ficheiro de imagem de 30GB. E voilá, ficas com o PC como se fosse dia 20 de Junho. --- Outra pergunta pertinente: Como restauras o teu disco se não consegues aceder ao Windows? Normalmente essas ferramentas de backup permitem que cries um CD/Pen a partir do qual consegues arrancar o PC e escolher o ficheiro de imagem de 30GB do teu disco externo. RE: Backups a dor de cabeça - Agatho - 20-06-2010 19:57 Ok, percebi, neste caso só tenho de verificar bem se o programa, cria CD/Pen. Instalei o Easeus depois de ler algo sobre o mesmo no Ppl. Caso tenhas algum em mente, gratuito, ou pago em relação preço qualidade, facilidade de utilização, diz algo. Obrigado (20-06-2010 17:02)Ana Escreveu: Não cria um CD de restauro, cria um ficheiro que representa o estado actual do teu disco. Esse ficheiro terá o tamanho exacto do teu disco até ao momento. RE: Backups a dor de cabeça - Ana - 20-06-2010 20:06 Eu uso o Norton Ghost que existe dentro do Hiren's Boot CD. Ele cria a imagem do disco e guarda-a onde tu quiseres. Depois usas o mesmo CD para restaurar a imagem. É muito simples. http://pplware.sapo.pt/software/hirens-bootcd-10-5-kit-de-programas-sos/ PS: Podes gravar o Hiren's numa pen também, para isso basta seguir estas instruções: http://www.hiren.info/pages/bootcd-on-usb-disk Tutorial do Norton Ghost: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/usando-ghost/ RE: Backups a dor de cabeça - Agatho - 20-06-2010 22:19 Utilizas essa ferramenta sempre? Mesmo em SO com o 7? (20-06-2010 20:06)Ana Escreveu: Eu uso o Norton Ghost que existe dentro do Hiren's Boot CD. Ele cria a imagem do disco e guarda-a onde tu quiseres. Depois usas o mesmo CD para restaurar a imagem. É muito simples. RE: Backups a dor de cabeça - Ana - 20-06-2010 23:19 Sim, não tem nada a ver com o sistema operativo, dado que se corre a partir do Hiren's Boot CD. Podes fazer uma imagem de qualquer partição do disco, independentemente do SO que lá esteja. RE: Backups a dor de cabeça - Jware - 14-07-2010 15:19 Eu uso o Shadow Protect da StorageCraft. Não é freeware mas é muito rápido no restauro. Estive numa situação de aperto porque o disco crashou e o restauro foi rapidissimo. Cria uma imagem do disco e á medida que o SP faz os backups guarda apenas a info q foi alterada. Aconselho a quem precise de restauros rápidos! FYI http://www.storagecraft.com/shadow_protect_desktop.php |