Forum Pplware
Freeware - Software Comercial ou para Uso Pessoal - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Pplware (/forumdisplay.php?fid=1)
+--- Fórum: Provedor (/forumdisplay.php?fid=2)
+--- Tópico: Freeware - Software Comercial ou para Uso Pessoal (/showthread.php?tid=6385)

Páginas: 1 2


Freeware - Software Comercial ou para Uso Pessoal - AirCrack - 22-06-2010 15:07

Gostava de levantar esta questão relativo ao "Freeware" que o PeopleWare nos presenteia todos os dias no seu site. Isto é, nem todo o software que partilham connosco pode ser considerado "Freeware" ou para Uso Pessoal. Algumas das vezes não o é.

Acho pertinente porque ainda vejo pessoas que fazem download's de software intitulado "Freeware" sem terem a noção que na Empresa onde trabalham não o podem usar, muito menos instalar. Mesmo sendo portatil, a maior parte deles ainda usa o Registo do Windows como uma interface entre o Portátil e o Sistema Operativo...

Sei perfeitamente que não é da V/ responsabilidade, mas sim dos utilizadores de ler aquela parte que é só fazer "Yes".
Acho que seria uma forma de educar todos aqueles que de alguma maneira, consciente ou não, tendem a esquecer que por vezes os pode prejudicar.

O que acham?


RE: Freeware - Software Comercial ou para Uso Pessoal - psimoes - 22-06-2010 15:40

AirCrack, como deves entender o software que testamos é sempre na perspectiva de utilizadores ditos caseiros e nunca numa perspectiva empresarial.

Desta forma não podemos ser responsabilizados por utilizações menos correctas que são dadas aos softwares.

De qualquer forma e como tu muito bem referiste, compete aos utilizadores avaliarem a sua posição face a uma licença de software. São eles que devem ler as letrinhas todas das licenças e são eles que dizem que sim ou não. É a eles que será pedida responsabilidade caso estejam a incorrer em falta.

Compreendam que procuramos sempre identificar qual a licença que está atribuída a cada software, mas nem sempre o conseguimos fazer. Nesses casos assumimos que é um freeware de utilização livre.

Gostava no entanto que nos desses um exemplo de um software que identificámos como sendo livre apenas para utilização pessoal e que foi mal "identificado".


RE: Freeware - Software Comercial ou para Uso Pessoal - AirCrack - 22-06-2010 17:39

Disse mal, ou seja, queria dizer é que, todo o Software que vocês apresentam é obrigatoriamente para ser usado em nome individual ou "End-User" e maior parte não pode ser usado via Comercial/Empresarial. E não como escrevi, onde devia ter colocado "(...)considerado "Freeware" ou para uso Comercial.", que escrevi erradamente.

Será que todos tem a consciência que a maior parte não pode instalar nos Equipamentos cedidos pelas empresas? Era ai que queria chegar, e nunca querer colocar a responsabilidade da V/ parte. Mas sim que as pessoas percebam que só e apenas podem instalar este tipo de software em casa ou em computadores pessoais.

Por isso exemplos, acredito que não haja nenhum Wink


RE: Freeware - Software Comercial ou para Uso Pessoal - psimoes - 22-06-2010 18:03

Penso que estás a generalizar situações particulares. Existem situações em que está descrito claramente que o software é freeware para "personal use", mas muitas e muitas outras vezes está apenas referido como freeware e nesses casos podes instalar em qualquer tipo de máquina, independentemente de serem corporativas ou pessoais.


RE: Freeware - Software Comercial ou para Uso Pessoal - AirCrack - 22-06-2010 18:23

Então o que tu dizes é por exemplo, este ultimo software que apresentaram, o EMCO UnLock IT pode ser usado via Comercial ou Corporativa?

"EMCO UnLock IT END-USER LICENSE AGREEMENT
IMPORTANT-READ CAREFULLY: This End-User License Agreement ("EULA") is a legal agreement between you (either an individual or a single entity) and EMCO for the EMCO UnLock IT software that accompanies this EULA, which includes computer software and may include associated media, printed materials, and "online" or electronic documentation ("Software"). YOU AGREE TO BE BOUND BY THE TERMS OF THIS EULA BY INSTALLING, COPYING, OR OTHERWISE USING THE SOFTWARE. IF YOU DO NOT AGREE, DO NOT INSTALL, COPY, OR USE THE SOFTWARE.(...)"

Aqui nada diz que podes usar o Software via Comercial...


RE: Freeware - Software Comercial ou para Uso Pessoal - psimoes - 22-06-2010 18:26

Esse tem claramente uma indicação de que deves comprar uma licença para poderes utilizar se não for para utilização pessoal


RE: Freeware - Software Comercial ou para Uso Pessoal - AirCrack - 22-06-2010 18:34

Então é aqui que queria chegar, o Freeware neste caso, é apenas Gratuito para uso Pessoal. Mas no entanto colocam "Freeware", que subentende que pode ser usado ou instalado via Comercial.


RE: Freeware - Software Comercial ou para Uso Pessoal - JPedrosa - 22-06-2010 19:00

Ora viva,
apenas a minha opinião, que vale o que vale.

Eu penso que deveriam distinguir entre "Freeware" e "Free for Personal Use".
São claramente duas coisas diferentes.

Além de que o pplware, e sua equipa têm perfeita noção de que um boa parte das pessoas que aqui vêm, têm emprego, e podem em determinada altura querer usar uma aplicação aqui recomendada, no seu local de trabalho.

Porém, nem todos têm a percepção desta diferença de licenciamento e acho que era uma mais valia o pplware o fazer.

Cumps,
JP


RE: Freeware - Software Comercial ou para Uso Pessoal - AirCrack - 22-06-2010 19:28

É claro que conta a tua opinião, JPedrosa Smile

Mas é exactamente isso que escreveste.

Por outro lado, acaba por ser uma mais valia para o Peopleware. Neste caso mais serem mais precisos no licenciamento, não deixando margem para dúvida.


RE: Freeware - Software Comercial ou para Uso Pessoal - BladeRunner - 23-06-2010 12:44

Vamos lá ver... o software é freeware, livre de encargos!
Os pormenores das suas licenças, a sua assimilação, fica ao encargo de quem o quer usar.
Nem os sites que os disponibilizam fazem essa diferênciação, na sua maioria. Se é "Free for Personal Use" ou não já é uma questão de pormenor na licença. Leiam-na e optem.
http://en.wikipedia.org/wiki/Freeware