Forum Pplware
instalar ubuntu no asus G73jh - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Tópico: instalar ubuntu no asus G73jh (/showthread.php?tid=6459)

Páginas: 1 2 3


instalar ubuntu no asus G73jh - brunomartins - 28-06-2010 19:55

boas a todos.. vinha aqui pedir ajuda na obtenção (ou onde obter) drivers para o meu portátil
specs:
- Processador Intel Quad Core i7 720QM (1.6Ghz)
- Memória 8Gb DDR3 1333Mhz
- Disco Duro 1TB (2x500Gb) 7200rpm SATA
- Placa Gráfica ATI Radeon HD5870 GDDR5 1Gb
- Placa de Rede Gigabit
- Wireless 802.11
- Bluetooth

pelo que ouvi falar o mais problema será as drivers da gráfica.. a minha ideia é obter o máximo de informações e drivers antes de começar sequer a instalação..


RE: instalar ubuntu no asus G73jh - racoq - 28-06-2010 20:24

No linux não há obter drivers, colocas o CD na drive de DVD arrancas dele e vês se o Linux te é detectado na sua versão Live (de experimentação sem instalar).

Caso não dê algum componente crítico, logo se vê, geralmente há resoluções de problemas sem proceder à instalação manual de drivers em Linux


RE: instalar ubuntu no asus G73jh - brunomartins - 28-06-2010 21:30

isso eu sei, mas o objectivo é tirar o maximo de partido deste portátil.. outra pergunta, na versão 64 bits existe pouco suporte de programas e afins, ou vai dar ao mesmo? é que em 64 bits tiro o máximo partido da minha máquina (ram, cpu)


RE: instalar ubuntu no asus G73jh - racoq - 29-06-2010 00:39

(28-06-2010 21:30)brunomartins Escreveu:  isso eu sei, mas o objectivo é tirar o maximo de partido deste portátil.. outra pergunta, na versão 64 bits existe pouco suporte de programas e afins, ou vai dar ao mesmo? é que em 64 bits tiro o máximo partido da minha máquina (ram, cpu)

Quase tudo, não existe uma versão de 64 bits estável para o adobe flash player. Existia uma em estado alpha que parece que foi parada pela Adobe (embora dissessem que até era relativamente estável).

Quanto ao resto das aplicações mais comuns, penso que não irás ter grandes problemas, especialmente se estiverem nos repositórios do Ubuntu.


RE: instalar ubuntu no asus G73jh - brunomartins - 29-06-2010 00:50

pois.. o costume da adobe.. pelo que vi agora mesmo a versão 32bits não é grande espingarda.. (ja instalei a versão x86 e está tudo ok... aliás fiquei suprendido por as teclas de atalho fn+( aumento de luz do ecrã, volume) estarem a funcionar 5 estrelas sem ter de fazer nada.. tenho é de ver como ponho as da iluminação do teclado a funcionar ( apesar de luz estar sempre ligada)


RE: instalar ubuntu no asus G73jh - Guilherme de Sousa - 29-06-2010 13:49

eish mete isso em 64 bits! n ha praticamente nada q n exista em 64 bits acredita.
eu uso a versao de flash 64 bits. é certo q o desempenho nao é o melhor (nao q se note, apenas o cpu é q podia ser mais poupado).

cumps


RE: instalar ubuntu no asus G73jh - brunomartins - 29-06-2010 14:14

lolol.. Big Grin vou experimentar.. raio do windows 7, tive de lhe fazer o startup repair para ele voltar a vida.. lololo
olha uma cena, alguém sabe de algum programa para ver temperaturas do cpu e gpu no ubuntu?
mais tarde vou fazer uma filmagem com ele a correr o ubuntu.. que gás.. lollolol


RE: instalar ubuntu no asus G73jh - Guilherme de Sousa - 29-06-2010 14:42

instala o lm-sensors. dps apenas tens q correr 'sensors' na consola e ele diz teWink
se preferires com GUI, instala o xsensors.

para veres a temperatura da grafica precisas de estar com os drivers proprietarios da ATi, e dps corres na consola: $ aticonfig --od-gettemperature

se nao quiseres estar a escrever isso tudo de cada vez que queiras ver as temperaturas do teu GPU,
vai ao ficheiro .bashrc que esta na tua home(escreves isto na consola para o poderes editar): gedit .bashrc
e acrescentas na ultima linha isto:
alias atitemp='aticonfig --od-gettemperature'

assim da proxima vez q quiseres ver a temperatura, basta na consola escrever atitemp

cumps!


RE: instalar ubuntu no asus G73jh - brunomartins - 05-07-2010 12:02

(29-06-2010 14:42)Guilherme de Sousa Escreveu:  instala o lm-sensors. dps apenas tens q correr 'sensors' na consola e ele diz teWink
se preferires com GUI, instala o xsensors.

para veres a temperatura da grafica precisas de estar com os drivers proprietarios da ATi, e dps corres na consola: $ aticonfig --od-gettemperature

se nao quiseres estar a escrever isso tudo de cada vez que queiras ver as temperaturas do teu GPU,
vai ao ficheiro .bashrc que esta na tua home(escreves isto na consola para o poderes editar): gedit .bashrc
e acrescentas na ultima linha isto:
alias atitemp='aticonfig --od-gettemperature'

assim da proxima vez q quiseres ver a temperatura, basta na consola escrever atitemp

cumps!

tou com bug (ou não esquisito), ao fim de alguns minutos de utilização o monitor do sistema diz que tenho sempre 1 core a 100 %, mudando entre cores alietoriamente.. mas não me diz qual o processo que esta a utilizar esse core.. (eu dei por isso, porque a fan do processador começou a bufar e fui ver o que se estava a passar).. outro é um lag esquisito ao ouvir musicas em mp3 (tipo abro a musica e começar a dar fora de tempo a mesma musica 2 vezes, é como se tivesses 2 leitores ao mesmo tempo abertos, mas no momento que carrego sobre o player isso para logo)
ah não reconhece esse comando, o da ati para ver a temperatura..


RE: instalar ubuntu no asus G73jh - racoq - 05-07-2010 16:12

(05-07-2010 12:02)brunomartins Escreveu:  tou com bug (ou não esquisito), ao fim de alguns minutos de utilização o monitor do sistema diz que tenho sempre 1 core a 100 %, mudando entre cores alietoriamente.. mas não me diz qual o processo que esta a utilizar esse core.. (eu dei por isso, porque a fan do processador começou a bufar e fui ver o que se estava a passar).. outro é um lag esquisito ao ouvir musicas em mp3 (tipo abro a musica e começar a dar fora de tempo a mesma musica 2 vezes, é como se tivesses 2 leitores ao mesmo tempo abertos, mas no momento que carrego sobre o player isso para logo)
ah não reconhece esse comando, o da ati para ver a temperatura..



A questão do core penso ser normal, ele usar um core e ir alternando com o outro, lembra-te que o funcionamento do Linux e a forma como tira partido dos cores é diferente do windows. O que me parece é que ele está aí a fazer um escalonamento, não me parece que seja algo anormal.

Quanto à questão da temperatura, instala o conky, que segundo sei já te trás essa informação e bem mais! Encontras algumas dicas no nosso forum sobre o conky se pesquisares.

O Guilherme acho que te também poderá ajudar mais no conky, penso que ele é um utilizador mais intensivo nesse software que eu.

Quanto ao player de MP3, o Rythmbox (o player por omissão do Ubuntu), não é o único existente em linux e na opinião não é certamente o melhor player de Linux. Tens alguns óptimos, como o Banshee ou o Exaile (o meu favorito por sinal). Basta procurares no sofware center do ubuntu por um deles.