Forum Pplware
Instalar Ubuntu em 2º disco - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Tópico: Instalar Ubuntu em 2º disco (/showthread.php?tid=707)



Instalar Ubuntu em 2º disco - tokico - 17-09-2008 18:02

Desde há um ano, mais ou menos, quando descobri Linux, tenho-me contentado a trabalhar com Linux: ou numa máquina virtual ou num terminal SSH. Mas gostava mesmo de instalar Linux (Ubuntu) no computador. Como tenho um bocadinho de receio de criar uma nova partição no disco em que tenho instalado o Windows Shy, queria instalar num disco de 8GB que já não uso há algum tempo. O que eu queria saber mesmo era como instalar nesse disco o Ubuntu, de forma a que:
  • Não perca os dados que tenho no disco de 80GB
  • Não perca o acesso ao Windows
  • Fique com um menu multi-boot (GRUB, LILO, ...)

Máquina:

RAM 2*256Mb = 512Mb
Discos 80GB - Windows XP Pro SP2 PT
8GB - Possível Ubuntu (neste momento vazio)
Placa Gráfica ATi Radeon 9550
CPU Intel P4 3GHz


RE: Instalar Ubuntu em 2º disco - racoq - 17-09-2008 22:17

era melhor copiares os teus dados mais importantes para o teu disco de 8gb e usa-lo apenas para armazenamento de ficheiros pessoais, e no disco principal onde tem o windows, utilizares o particionador assistido do ubuntu para te redimensionar a tua partição de windows. Estou-te a dizer isso porque nao sei ate que ponto o ubuntu convive ou sequer te detecta que tens o ubuntu e o windows XP em discos diferentes, e te instala o grub com uma entrada para cada um.


RE: Instalar Ubuntu em 2º disco - gsantos - 18-09-2008 02:11

A maneira mais simples e segura (mas menos conveniente) é fazer como o racoq sugeriu.

Porém para ficar tudo certinho como queres a melhor forma é correres o LiveCD do Ubuntu e iniciares a instalação, quando for a altura de seleccionar onde queres instalar o sistema é te apresentada a lista de dispositivos de armazenamento que o Ubuntu detectou no teu sistema, e aí basta escolher o disco de 8GB e no menu seguinte seleccionares que queres utilizar o disco inteiro.

Quanto ao resto não precisas de te preocupar o Ubuntu detecta o Windows e adiciona a respectiva entrada no Grub.


RE: Instalar Ubuntu em 2º disco - madiswil - 17-12-2008 00:41

eu tenho o ubuntu tambem assim instalado num disco com o xp quando inicio é que tenho que escolher ou o xp ou o ubuntu


RE: Instalar Ubuntu em 2º disco - RaCcOn - 19-12-2008 13:42

Outra hipotese que tens é fazer como eu por norma faço!Smile
Crias uma partição para windows de XXGB depois o resto do disco(o que vai ser usado para linux) deixas como Espaço não particionado(Podes fazer isso através do gestor de discos do windows)
Quando estiveres a instalar Ubuntu, ele vai mostrar-te uma opção que diz " Guiado - Utilizar maior espaço livre continuo", seleccionas isso e ta a seguir viagem!Smile
Quando acabar a instalação reinicias a maquina e vais ter o groub para escolher o sistema que queres iniciar!Smile (Penso que não tenhas problemas em instalar num disco físico diferente!Smile )


RE: Instalar Ubuntu em 2º disco - madiswil - 20-12-2008 02:53

ó tokico podes instalar o ubuntu na mesma partição do Windowns que não á problema tens que instalar com o wuibi e ficas com os dois sistemas ao arrencar depois escolhes com o que queres arrencar com o ubuntu ou o xp ou vista eu tenho isso não tive problema nenhum até agora


RE: Instalar Ubuntu em 2º disco - guile - 28-12-2008 15:46

off topic- Para tirar a duvida ao racoq, o grub fica geralmente instalado no disco que tem o ubuntu(por ex sda), quando quer ir buscar o xp vai buscar ao outro disco (sdb). O grub apenas encaminha o endereço físico do sistema operativo, seja ele partição ou disco físico.

Como não gosto de particionar discos, porque perco performance. poes fazer da seguinte maneira. entras no xp e arrancas com o cd do ubuntu. o ubuntu desde o 8.04 deixa te instalar dentro do windows. vai ser a mesma coisa que estares a particionar pelo install do ubuntu num disco com o xp ja instalado. vais ficar com dualboot na mesma. acho que para ti é a melhor maneira. claro que da maneira que disseram em cima tb dá, ficas com o grub.


RE: Instalar Ubuntu em 2º disco - R00KIE - 31-12-2008 15:37

A melhor maneira é como o RaCcOn disse.
Cuidado com os redimensionamentos de partições feitos pelo ubuntu (distribuições de linux em geral e qualquer operação sobre partições). Isso é feito com o parted (gparted para quem usar o frontend gráfico) e aquilo por vezes corre mal, tão mal que engata as partições todas.
A maneira mais segura é fazer um backup de TODOS os dados e criar as partições com o tamanho que se quer logo de início.
Instalar o windows primeiro e depois o ubuntu e a coisa é relativamente pacifica (se for o vista acho que tem manhas mas o instalador do ubuntu já dever saber o que fazer).