Forum Pplware
Dúvida ao instalar Ubuntu 10.04 - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Tópico: Dúvida ao instalar Ubuntu 10.04 (/showthread.php?tid=7332)

Páginas: 1 2


Dúvida ao instalar Ubuntu 10.04 - njrbarros - 06-10-2010 14:51

Boas pessoal,
Estava a tentar instalar o Ubuntu 10.04 num disco secundário de 40Gb que está instalado no meu PC, mas quando chega ao passo de definir a partição onde vai ser instalado, apenas me dá a possibilidade de fazer a instalação no disco primário (320Gb) onde está instalado o Windows 7.
Existe alguma forma de eu definir que quero instalar o Ubuntu no disco de 40Gb?
Obrigado.


RE: Dúvida ao instalar Ubuntu 10.04 - bstorm - 06-10-2010 15:08

Se arrancares com o livecd do Ubuntu, não te aparece nenhuma partição desse disco para montar? Verifica se a instalação do disco está bem feita, ligações, caso seja ATA verifica os jumpers, etc..


RE: Dúvida ao instalar Ubuntu 10.04 - njrbarros - 06-10-2010 15:15

O disco está bem montado no PC, tanto que no Windows aparece correctamente.
Tenho ainda um terceiro disco (500Gb) que no Windows também aparece sem problemas e na instalação do Ubuntu não aparece.
Resumindo:
- no Windows aparecem correctamente os três discos
- na instalação do Ubuntu apenas aparece o disco de boot do Windows


RE: Dúvida ao instalar Ubuntu 10.04 - Alenka - 06-10-2010 15:29

tenta antes de aparecer o ecrã de escolher o disco , sacar o usb e voltar a enfiar , ja deve aparecer.


RE: Dúvida ao instalar Ubuntu 10.04 - njrbarros - 06-10-2010 15:44

Nenhum dos discos é USB.
Dois são IDE e o terceiro é SATA.


RE: Dúvida ao instalar Ubuntu 10.04 - Guilherme de Sousa - 06-10-2010 16:36

A tua board provavelmente so aceita fazer boot de discos q estejam em master.

Hoje em dia com SATA's ja nao é necessario escolher entre primario e slave, no entanto com IDE's continua a ser.

Deve ser dai que nao te permite instalar nos IDE's. Já no entanto se fores ao nautilus estes aparecem.

cumps

________________________
edit:
esquecime de tirar a conclusao que é que provavelmente irás ter que instalar no SATA.
Experimenta a ferramente de particionamento gparted que ja vem no cd do ubuntu (abres o terminal e escreves sudo gparted e ele abre a GUI). É muito excelente e permite-te fazer resize ao disco. Desta forma podes tirar algum espaço duma partiçao ja existente no SATA de forma a instalares la o ubuntu se sempre pretenderes.


RE: Dúvida ao instalar Ubuntu 10.04 - badriver - 07-10-2010 12:10

Boas,

Eu por acaso instalei o ubunto à umas semanas.

Eu fiz de uma forma que ainda não foi dita aqui.

Eu instalei o ubunto em 30GB.

O que eu fiz foi o seguinte:

- Através do Windows 7 fui a Gerir Discos (clicar botão direito no Meu Computador>Gerir>Discos)

- Fui à primeira partição e escolhi "Reduzir Volume". Depois pede o tamanho a reduzir e escolhi então os 30GB.

- Depois dá para formatar essa partição de 30GB mas nao a formatei.

- Ao instalar o ubunto ele instalou logo directamente no espaço livre do disco (partição de 30GB).

Foi assim que fiz e está a bombar 5* Wink

Cumps


RE: Dúvida ao instalar Ubuntu 10.04 - njrbarros - 07-10-2010 12:21

Pois, mas eu queria mesmo era instalar noutro disco e não no disco primário onde tenho o Windows 7.
No fim de semana vou fazer alguns testes e depois digo como correu.


RE: Dúvida ao instalar Ubuntu 10.04 - Guilherme de Sousa - 07-10-2010 13:32

badriver, o que diseste foi o que eu disse.. simplesmente utilizaste o windows em vez do gparted, thats all.

cumps


RE: Dúvida ao instalar Ubuntu 10.04 - njrbarros - 07-10-2010 13:40

@badriver,
Já que és novo aqui no fórum do Peopleware, podes apresentar-te ao pessoal aqui. Wink