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SMAS Sintra - Irreal - Versão de Impressão

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SMAS Sintra - Irreal - JPedrosa - 17-10-2010 14:08

Ora viva,
gostava de vos transmitir uma situação que me aconteceu a semana passada com o SMAS Sintra, para que todos estejam atentos.
Antes de começar, queria só dizer que enquanto estive no SMAS deu perfeitamente para perceber que havia lá mais gente exactamente com o mesmo problema.

Introdução:
1 - Por não confiar muito nos sistemas de facturação de forma geral, não tenho nada em débito directo, apenas a EDP, porque ao fim de mais de 10 anos a lidar com eles, nunca tive um erro.
2 - Devido a questões de organização pessoal, quem trata dos pagamentos é a "Maria" e eu trato do arquivo e da informatização desses valores, nunca falhou.

Situação:
Quarta-feira passada, chega a Maria a casa (eu estou em formação e só chego para lá das 23h) e fica em pânico, não tínhamos a água, por motivo de corte.
Ela ligou para o piquet para tentar obter algumas informações, mas de lá, fizeram aquilo que podem, que é dizer que não tratam disso, e que tinha que ser no dia seguinte.
Posto isto, ela foi ver no arquivo como estávamos de facturas, para ver se tínhamos alguma em atraso.
O que se descobriu?
Bem, tínhamos todas as facturas pagas, mas ficou claro que a factura referente a Agosto não estava lá.
Passou-se pela fase de procura "por todo o lado" e a factura não apareceu.

Mais tarde, cheguei eu a casa, e como conheço melhor a "lei", sei que tem que haver um aviso obrigatório, dez dias antes do corte, com a informação do motivo, e como proceder à regularização.
Ora, esse aviso também não existia.

Passámos ao passo seguinte, ver porque é que na factura de Setembro, que já estava paga, não tínhamos reparado que havia dívidas.
Olhando para a factura, está mencionado em quatro sítios diferentes o valor a pagar, mas sempre apenas com o valor do mês corrente, e portanto nada diz que há dívidas.
Depois lá num cantinho reparámos que tinha uma espécie de conta-corrente, onde vem sempre o valor do próprio mês, e neste caso vinha também o valor do mês de Agosto com a observação "Em Transito" ... Ora "Em transito" não ajuda nada a saber que está na realidade em dívida. E porque nessa conta corrente vem sempre o próprio mês, confesso que nem nunca olhei para aquilo.

Acção,
Nessa mesma noite preparei uma reclamação, fundamentada na falta do aviso obrigatório (Lei 12/2008 Artigo 5º se alguém precisar) e na falta de clareza da factura.

Na manhã seguinte, lá estava eu nos SMAS Sintra.
1 - Atendimento muito simpático, é um aparte ao problema, mas conta muito.
2 - No balcão de apoio ao cliente confirmaram que o aviso não foi enviado
3 - Informalmente também me disseram que o aviso tinha sido expedido para a empresa externa que trata disso, mas que a empresa não tinha passado o aviso para os CTT.
4 - Informalmente também me disseram que andavam com muitos problemas com essa empresa na entrega da facturação.
5 - Procederam à reactivação gratuita, dado a desactivação ter sido ilegal.
6 - Preenchi o livro de reclamações.
7 - Na segunda-feira segue queixa para a Deco, não para me resolverem o problema, que isso já está, mas para terem conhecimento.

Resumo:
1 - fizeram-me um corte ilegal, porque não enviaram o aviso, e em segundo lugar.
2 - Acho aberrante que o SMAS tenha uma empresa externa para tratar de um assunto tão grave como a facturação e avisos de corte.
3 - A SMAS introduziu mais um factor de problemas no seu circuito, para além dos CTT.
4 - Perdi uma manhã de trabalho por incompetência de outros.

Portanto, pessoal que não tem débito directo, toca a contar sempre os dias para a data teórica da chegada das facturas e reclamar logo.
O mais impressionante é que cortem o serviço, mesmo com uma factura posterior já paga, que significa claramente que para faltar a anterior ... algo se passou..

Não acredito que o facto de isto ter acontecido em Agosto, seja inocente, acredito que é uma tentativa da SMAS de tentar obter uns cobres às custas deste erro, muita gente vai pensar "Ora porra afinal eu estava mesmo a dever" e não vão fazer valer os seus direitos, e vão pagar a taxa de re-activação.

Isto foi mais em "jeito" de desabafo, mas olha, pode ser que sirva para a malta estar atenta a estas coisas ...


RE: SMAS Sintra - Irreal - BladeRunner - 17-10-2010 14:13

(17-10-2010 14:08)JPedrosa Escreveu:  Ora viva,
gostava de vos transmitir uma situação que me aconteceu a semana passada com o SMAS Sintra, para que todos estejam atentos.
Antes de começar, queria só dizer que enquanto estive no SMAS deu perfeitamente para perceber que havia lá mais gente exactamente com o mesmo problema.

Introdução:
1 - Por não confiar muito nos sistemas de facturação de forma geral, não tenho nada em débito directo, apenas a EDP, porque ao fim de mais de 10 anos a lidar com eles, nunca tive um erro.
2 - Devido a questões de organização pessoal, quem trata dos pagamentos é a "Maria" e eu trato do arquivo e da informatização desses valores, nunca falhou.

Situação:
Quarta-feira passada, chega a Maria a casa (eu estou em formação e só chego para lá das 23h) e fica em pânico, não tínhamos a água, por motivo de corte.
Ela ligou para o piquet para tentar obter algumas informações, mas de lá, fizeram aquilo que podem, que é dizer que não tratam disso, e que tinha que ser no dia seguinte.
Posto isto, ela foi ver no arquivo como estávamos de facturas, para ver se tínhamos alguma em atraso.
O que se descobriu?
Bem, tínhamos todas as facturas pagas, mas ficou claro que a factura referente a Agosto não estava lá.
Passou-se pela fase de procura "por todo o lado" e a factura não apareceu.

Mais tarde, cheguei eu a casa, e como conheço melhor a "lei", sei que tem que haver um aviso obrigatório, dez dias antes do corte, com a informação do motivo, e como proceder à regularização.
Ora, esse aviso também não existia.

Passámos ao passo seguinte, ver porque é que na factura de Setembro, que já estava paga, não tínhamos reparado que havia dívidas.
Olhando para a factura, está mencionado em quatro sítios diferentes o valor a pagar, mas sempre apenas com o valor do mês corrente, e portanto nada diz que há dívidas.
Depois lá num cantinho reparámos que tinha uma espécie de conta-corrente, onde vem sempre o valor do próprio mês, e neste caso vinha também o valor do mês de Agosto com a observação "Em Transito" ... Ora "Em transito" não ajuda nada a saber que está na realidade em dívida. E porque nessa conta corrente vem sempre o próprio mês, confesso que nem nunca olhei para aquilo.

Acção,
Nessa mesma noite preparei uma reclamação, fundamentada na falta do aviso obrigatório (Lei 12/2008 Artigo 5º se alguém precisar) e na falta de clareza da factura.

Na manhã seguinte, lá estava eu nos SMAS Sintra.
1 - Atendimento muito simpático, é um aparte ao problema, mas conta muito.
2 - No balcão de apoio ao cliente confirmaram que o aviso não foi enviado
3 - Informalmente também me disseram que o aviso tinha sido expedido para a empresa externa que trata disso, mas que a empresa não tinha passado o aviso para os CTT.
4 - Informalmente também me disseram que andavam com muitos problemas com essa empresa na entrega da facturação.
5 - Procederam à reactivação gratuita, dado a desactivação ter sido ilegal.
6 - Preenchi o livro de reclamações.
7 - Na segunda-feira segue queixa para a Deco, não para me resolverem o problema, que isso já está, mas para terem conhecimento.

Resumo:
1 - fizeram-me um corte ilegal, porque não enviaram o aviso, e em segundo lugar.
2 - Acho aberrante que o SMAS tenha uma empresa externa para tratar de um assunto tão grave como a facturação e avisos de corte.
3 - A SMAS introduziu mais um factor de problemas no seu circuito, para além dos CTT.
4 - Perdi uma manhã de trabalho por incompetência de outros.

Portanto, pessoal que não tem débito directo, toca a contar sempre os dias para a data teórica da chegada das facturas e reclamar logo.
O mais impressionante é que cortem o serviço, mesmo com uma factura posterior já paga, que significa claramente que para faltar a anterior ... algo se passou..

Não acredito que o facto de isto ter acontecido em Agosto, seja inocente, acredito que é uma tentativa da SMAS de tentar obter uns cobres às custas deste erro, muita gente vai pensar "Ora porra afinal eu estava mesmo a dever" e não vão fazer valer os seus direitos, e vão pagar a taxa de re-activação.

Isto foi mais em "jeito" de desabafo, mas olha, pode ser que sirva para a malta estar atenta a estas coisas ...

Fizeste tu muito bem!
Já me aconteceu o mesmo... com a MEO!
Procedi exactamente da mesma maneira!
Os enganos são sempre contra o cliente... estranho!