O TREM BALA CHINES : O TREM QUE NUNCA PÁRA - Versão de Impressão +- Forum Pplware (http://forum.pplware.com) +-- Fórum: Comunidade (/forumdisplay.php?fid=6) +--- Fórum: Conversa de Esplanada (/forumdisplay.php?fid=20) +--- Tópico: O TREM BALA CHINES : O TREM QUE NUNCA PÁRA (/showthread.php?tid=7662) |
O TREM BALA CHINES : O TREM QUE NUNCA PÁRA - okapi (UK ) - 02-11-2010 19:45 Uma solução engenhosa! O trem que nunca pára em uma estação: como conseguir embarcar e desembarcar em um trem em velocidade ininterrupta? Uma inovação do trem chinês : Embarque e desembarque com o trem em movimento. Nenhum tempo pode ser perdido. O trem bala está se movendo todo o tempo. Há 30 estações entre Beijing e Guangzhou. Se a cada estação for parando e acelerando novamente, desperdiçará energia e tempo preciosos. Meros 5 min de parada por estação ( pessoas idosas e deficientes não podem ser mais rápidas no embarque e desembaque), resultará em uma perda total de 5 min x 30 estações ou 2.5 horas do tempo de percurso do trem! O Chinês é bastante inovador para propor um novo conceito. Quando o trem chega a uma estação, ele não pára. O passageiro, em cada estação, embarca ou desembarca em um conector ou vagão especial, que acopla e desacopla do trem em movimento na parte superior do trem. Acopla no teto do trem ate chegar à proxima estação. Quando o trem chega, não pára. Reduz a velocidade, conecta o “vagão” no teto e desconecta o que havia pego na estação anterior. Enquanto o trem ainda esta longe da estação, os passageiros subirão a bordo do vagão-conector montado no teto do trem. Depois de desembarcar todos passageiros para a o vagão conector do teto, ele se desloca para a parte de trás do trem de forma que o próximo grupo de passageiros que querem descer na próxima estação, ficarão a bordo do conector preso nesta parte de trás do trem. O Comboio que nunca para ---------- RE: O TREM BALA CHINES : O TREM QUE NUNCA PÁRA - .mechanism - 02-11-2010 20:15 Por acaso já tinha visto informações sobre este conceito. Inovador, mas sem muita ilusão. E embora com os seus defeitos (o facto de obrigar os passageiros que estão nos vagões da frente a se dirigirem ao de trás, para poderem aceder ao vagão conector, mas se calhar, se usarem 2 destes em vez de 1 bastava uma boa distribuição dos passageiros - consoante a sua condição física - para resolver o problema, pelo menos parcialmente) até é uma ideia que me parece ponderável e que até pode vir a ser aplicada com sucesso. |