Forum Pplware
Mais perguntas de como acelerar ubuntu (antivirus) - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Tópico: Mais perguntas de como acelerar ubuntu (antivirus) (/showthread.php?tid=8093)



Mais perguntas de como acelerar ubuntu (antivirus) - Raclima23 - 27-12-2010 17:14

Em primeiro lugar boas festas
Em segundo mesmo que não esperam por milagre, como eu, espero passem o vosso natal da melhor maneira, ambiente e alegria possivel

Enfim ao que me interessa saber:

Possuo dell 420 Core Duo U2500 Processor 1.2GHz, 1.5GB RAM no qual instalei ubuntu 10.10 de raíz e claro adoro o OS só que nesses tempos tem estado lento no boot, abrir programas e internet (netcabo), etc;
Tenho o Bleachbit que ajuda um pouco e vi em alguns foruns como speed up ubuntu e por ultimo sei, por norma, não é necessário antivírus + instalei o clamav mas n me parece grande coisa <demora mt a fazer scan ex: para scannear a Pasta Pessoal demora algumas horas mas para o Sistema de Ficheiros sendo que acho ser mais importante nem em 1 dia e meio stava a metade> e tenho dificuldade em instalar o avg free para linux dado que a minha pergunta será que no pplware já colocaram um post referindo um antivirus que possa ser ideal para ubuntu? Se ja colocaram agradecia que me enviassem o link please ou outros links que me possam ajudar

É que vejo isso como mais uma hipotese acelerar o laptop sem ter de formata-lo

thanks in advance for all the help u can give me Smile


RE: Mais perguntas de como acelerar ubuntu (antivirus) - Guilherme de Sousa - 27-12-2010 21:52

Melhor do que te sugerir um antivirus é perguntar-te: para que precisas do antivirus?

Pergunto isto porque o clamav tem como objectivo apanhar virus de windows em linux, sendo este utilizado maioritariamente em servidores de mail a correr linux, de forma a apanhar viroses que possam vir a atingir maquinas windows. Se nao é este o tipo de utilização que pretendes entao o clamAV nao é o que procuras.
Por outro lado se nao é este tipo de AV que procuras, é porque também nao precisas de nenhum, pois basta nao dares a password de root em situações que te pareçam estranhas e estarás seguro.

Caso so cedas a tua pw quando instalas ou fazes alguma alteração a um ficheiro do sistema, entao nao precisas de AV.

cumps


RE: Mais perguntas de como acelerar ubuntu (antivirus) - Raclima23 - 28-12-2010 16:51

Thanks Guilherme percebi hoje nas minhas pesquisas nos forums que antivirus não resolveria nd tentarei procurar mais soluções

thanks once again


RE: Mais perguntas de como acelerar ubuntu (antivirus) - jpng81 - 28-12-2010 20:02

(27-12-2010 17:14)Raclima23 Escreveu:  Em primeiro lugar boas festas
Em segundo mesmo que não esperam por milagre, como eu, espero passem o vosso natal da melhor maneira, ambiente e alegria possivel

Enfim ao que me interessa saber:

Possuo dell 420 Core Duo U2500 Processor 1.2GHz, 1.5GB RAM no qual instalei ubuntu 10.10 de raíz e claro adoro o OS só que nesses tempos tem estado lento no boot, abrir programas e internet (netcabo), etc;
Tenho o Bleachbit que ajuda um pouco e vi em alguns foruns como speed up ubuntu e por ultimo sei, por norma, não é necessário antivírus + instalei o clamav mas n me parece grande coisa <demora mt a fazer scan ex: para scannear a Pasta Pessoal demora algumas horas mas para o Sistema de Ficheiros sendo que acho ser mais importante nem em 1 dia e meio stava a metade> e tenho dificuldade em instalar o avg free para linux dado que a minha pergunta será que no pplware já colocaram um post referindo um antivirus que possa ser ideal para ubuntu? Se ja colocaram agradecia que me enviassem o link please ou outros links que me possam ajudar

É que vejo isso como mais uma hipotese acelerar o laptop sem ter de formata-lo

thanks in advance for all the help u can give me Smile

O teu problema deve ser tudo menos virus no ubuntu Confused realmente deves tar a pensar que o ubuntu é tipo o windows!!!!
Deves ter andado a inventar e a instalar aplicações que se calhar te ficam em memória e no arranque.
Se não fazes a minima de onde vem o problema desinstala e instala de novo e tem atenção com o que brincas, pois virus no ubuntu 10.10 hummmmmmmm na me parece.


RE: Mais perguntas de como acelerar ubuntu (antivirus) - Elias_REC - 28-12-2010 21:41

(27-12-2010 17:14)Raclima23 Escreveu:  só que nesses tempos tem estado lento no boot, abrir programas e internet (netcabo), etc;

Precisas de dar mais dados para sabermos que aplicacoes estao a causar o problema.

Tens o 'Monitor de Sistema' (menu 'System', ' Administration', 'System Monitor'). No painel de Recursos, tens informacao sobre a percentagem do utilizacao do CPU, de memoria e swap e 'Network'. No painel dos processos (lado esquerdo), podes saber que aplicacoes estao a consumir mais recursos, principalmente de CPU. No menu 'View'/Ver, escolhe a opcao parar mostrar todos os processos.

Outros programas, no terminal, sao o TOP e HTOP: http://pplware.sapo.pt/linux/monitorize-o-seu-linux-com-o-top-e-htop/

Monitoriza o sistema quando inicias a tua sessao, antes e depois de abrires um programa, etc. e da' o maximo de informacao que poderes.

No terminal, o comando netstat -pn indica-te que programas teem ligacao 'a net.

Fiquem Bem,
Ricardo Elias


RE: Mais perguntas de como acelerar ubuntu (antivirus) - Raclima23 - 06-01-2011 23:34

thanks Elias_REC pelo conselho que estou neste momento a aplicar td o que dissest e tem dado resultado

Thanks once again