Forum Pplware
Ensitel: como não se deve tratar um cliente - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Comunidade (/forumdisplay.php?fid=6)
+--- Fórum: Conversa de Esplanada (/forumdisplay.php?fid=20)
+--- Tópico: Ensitel: como não se deve tratar um cliente (/showthread.php?tid=8104)

Páginas: 1 2 3 4


Ensitel: como não se deve tratar um cliente - njrbarros - 28-12-2010 15:35

É uma novela que (infelizmente) se vem a arrastar há mais de um ano e que agora parece ter atingido proporções que nos fazem perguntar se isto será mesmo real? A velha máxima de que “o cliente tem sempre razão” parece já não ser a regra pela qual se regem algumas empresas – e mesmo com o desconto de que existem clientes “infernais” (sim, há de tudo neste mundo), aqui assistimos a um caso simples que agora se tornou num “tsunami num copo de água” com recurso aos Tribunais.

Uma simples compra de um telemóvel com problemas, chegou ao ponto da Ensitel exigir que os posts que descrevem toda esta aventura sejam retirados. Ora… se prestar um mau serviço poderá estar na sua lista de objectivos e regras para lidar com os clientes, tentar calar um cliente que se queixe de ter sido mal servido parece-se demasiado com censura à liberdade de expressão (ver artigo 37º da Constituição Portuguesa). Será que voltámos aos tempos da PIDE e do “Lápis Azul“?

Se tudo não tivesse passado de um mal-entendido, já teria havido mais que tempo para esclarecer a situação. No entanto, esta empresa parece estar mais empenhada em fazer exactamente o oposto: calar uma pessoa que simplesmente relatou publicamente o péssimo serviço que lhe prestaram.

… Da próxima vez que milhares de pessoas pensarem em comprar um telemóvel e passarem à porta de uma Ensitel, terão agora esta “rica lembrança” que provavelmente os fará dirigirem-se à loja ao lado.

Os meus parabéns às mentes brilhantes da Ensitel! Se pensavam que toda a publicidade era boa publicidade, certamente nesta altura já estarão arrependidos, pois entre ontem e hoje este caso tem ganho proporções tais, através da sua divulgação no Twitter, Facebook e blogs, que até já é notícia no site do Jornal de Notícias.

Agora, resta aguardar pelos próximos episódios desta novela da vida real…..


RE: Ensitel: como não se deve tratar um cliente - JPedrosa - 28-12-2010 19:56

por acaso já há uns anos tive uma chatisse com esses rapazes. Por esta altura já nem sei o que era. Simplesmente risquei da lista de lojas.
No post em que a "lesada" refere "como é que eu recusava a recusa da ensitel em aceitar o equipamento?" é simples, chama-se a policia.
na fnac a uns 6 anos, assim que disse que ia chamar a policia, apareceu logo o gerente de loja a resolver o problema.
Há empresas que tratam os clientes com respeito, é a esses que temos de comprar.

Para telefones, até á data só tenho a dizer bem da ThePhoneHouse.


RE: Ensitel: como não se deve tratar um cliente - RaCcOn - 29-12-2010 06:47

Vi a "noticia" por aqui e aproveitei o fim da noite depois de umas boas horas de trabalho para vir até cá comentar.
Primeiramente não sabemos se o que está escrito nos posts no blog da cliente são ou não verdadeiros...poderão ser poderão não ser...o que é certo é que se efectivamente o telefone tinha um risco eles estavam no seu direito de recusar a sua troca, para isto ainda refiro o facto de que o tribunal não lhe deu razão...
Continuando, se a cliente em sí está tão ciente dos seus direitos porque é que deixou o caso arrastar-se?Penso que tenha sido mais ou menos esse o contexto da pergunta que lhe fizeram em tribunal.

Contudo...
Caso, efectivamente ela tenha toda a razão...que a pode ter sem margem para dúvidas...
É mau recusarem a troca do equipamento, mas para isso servem as autoridades e entidades competentes...

Qualquer das formas, independentemente de tudo o resto...
Ela não terá forma de provar que o telefone não estava riscado na altura...no entanto a Ensitel vai ter provas mais que suficientes de que ela os tentou difamar e prejudicar com uma campanha Online...será que não irão cair sob ela?
Se formos a página do facebook, consegue-se ver bem a quantidade de comentários contra a empresa...ao inicio pelo que percebi eles ainda apagaram alguns mas agora estão a deixar passar tudo...
Não será uma tactica para provar a campanha que ela fez?

Lá todos apregoam a liberdade de poderem falar e tudo mais, mas esquecem que a liberdade de uns acaba onde começa a de outros...essa senhora tem a liberdade de escrever o que quiser acerca da empresa mas que apresente factos....caso contrário pode ser acusada de difamação e estar em maus lençóis...

Quanto ao cliente ter razão...nem sempre a tem...e normalmente quando não a tem é quando tenta fazer valer o que quer através de todos os meios chegando até a ser "estúpido"...mas pronto...provavelmente sou eu que vejo as coisas de uma maneira diferente e não faço alaridos quando sou mal servido numa loja...apenas mostro por A + B que eles estão errados...coisa que esta senhora não fez...

Não estou com isto a defender a Ensitel, apenas refiro isto pois vi muito texto e muito bla bla bla...mas não vi factos da parte dela...provas daquilo que ela estava a dizer...
Já para o lado da Ensitel, vi imensos factos sem duvida e que lhe podem custar muito caro.


RE: Ensitel: como não se deve tratar um cliente - JPedrosa - 29-12-2010 14:40

Esqueceste-te, de que o telefone foi dado como apto para troca por duas vezes, na altura em que "não havia" nenhum em stock.

Por não haver em stock a Ensitel não se poderia recusar a aceitar o telefone, e é incrível que o tribunal diga que ela é que devia ter "recusado a recusa", e que não tenham punido a Ensitel por se ter recusado a aceitar o equipamento.

À data da primeira reclamação não existia risco nenhum, isso é aceite pelas duas partes.


RE: Ensitel: como não se deve tratar um cliente - aFriend - 29-12-2010 19:17

Boa luta.. boa atitude... o povo uniu-se para proclamar justiça... e tudo isto por causa de um telemóvel.. quem diria...

Espero que um dia este movimento FORTE seja feito contra as reformas...gasolineiras... mentiras do socrates... etc.... mas é claro.. é preciso que isso seja importante para tal acontecer.. até lá, vamos todos atacar a Ensitel... afinal de contas um telemóvel é um bem essencial...!!!


RE: Ensitel: como não se deve tratar um cliente - RaCcOn - 29-12-2010 23:23

(29-12-2010 14:40)JPedrosa Escreveu:  Esqueceste-te, de que o telefone foi dado como apto para troca por duas vezes, na altura em que "não havia" nenhum em stock.

Por não haver em stock a Ensitel não se poderia recusar a aceitar o telefone, e é incrível que o tribunal diga que ela é que devia ter "recusado a recusa", e que não tenham punido a Ensitel por se ter recusado a aceitar o equipamento.

À data da primeira reclamação não existia risco nenhum, isso é aceite pelas duas partes.

Sim claro que sim, mas o cliente deverá exigir nessa altura que fiquem com o telefone.
Imaginemos que o cliente foi até a primeira loja e lá dizem-lhe que não tem o telefone mas que o conseguem numa loja a 3km de distância...

Na primeira loja o telefone está impecável, no entanto não quer dizer que chegue a segunda loja com o mesmo estado...
A parte de a cliente poder exigir a devolução do artigo com defeito, podia sim...mas não o fez...fazendo-o apenas depois de alienadamente o telefone estar riscado, dando origem a não troca do mesmo mas sim a sua reparação dentro do estipulado por lei de 2anos.

Qualquer das formas, vejo a mulher em maus lençóis pois não a estou a ver a conseguir provar os factos verbais que é o que ela descreve...

Seria mais ou menos a mesma coisa que tu entrares numa loja e um funcionário te mandar para a p#$# que te pariu dentro da mesma mas ninguém ouvir...
Podes escrever o que tu quiseres no livro de reclamações e até atirar para o meio do chão a espumar pela boca que vai ser a tua palavra contra a dele...




(29-12-2010 19:17)aFriend Escreveu:  Boa luta.. boa atitude... o povo uniu-se para proclamar justiça... e tudo isto por causa de um telemóvel.. quem diria...

Espero que um dia este movimento FORTE seja feito contra as reformas...gasolineiras... mentiras do socrates... etc.... mas é claro.. é preciso que isso seja importante para tal acontecer.. até lá, vamos todos atacar a Ensitel... afinal de contas um telemóvel é um bem essencial...!!!

Oh amigo...Para resolver o que realmente é importante ninguém se une...o verdadeiro Tuga apenas se une para avacalhar...que basicamente é o que estão a fazer com esta situação.
Só estão a dar mais razão a ensitel para se fazer de coitadinha e sair a ganhar do meio de tudo isto...

Espero bem que não aconteça, pelo bem desta senhora, no entanto estou a ver a Ensitel a meter-lhe um processo em cima por difamação...não queria estar na pele dela...


RE: Ensitel: como não se deve tratar um cliente - aFriend - 29-12-2010 23:34

Desculpem mas parece um circo este caso onde cada um se lembra vai lá e manda uma posta de pescada e tem os seus 5 minutos de fama...

Quando o Socrates processou um professor por causa de uma anedota.. ou quando certos comentadores de TV foram afastados por falar do Governo, ninguém se mexeu... é triste que por causa de um telefone vs ensitel já mereça destaque... ao ponto que chegamos... epa.. a tal senhora até pode ter razão... eles podem ser parvos, etc.. mas não é coisa que me tire o sono e me faça ir a correr ao Facebook mostrar a minha indignação ao mundo! ... Vejo dia a dia coisas tão tristes e deprimentes que já começo a ter mais nojo do povo do que quem está lá no poleiro... porque esses já viram que com este povo manso vale tudo e vão continuar a cagar-se para a situação do país... (desculpem o termo... mas não dá.... é impossível conter-me...)


RE: Ensitel: como não se deve tratar um cliente - Lápis Azul - 30-12-2010 05:00

EDITADO


RE: Ensitel: como não se deve tratar um cliente - RaCcOn - 30-12-2010 11:41

Caro amigo Lapis Azul,
Isso pouco ou nada importa para o caso...o que interessa é mesmo o telefone da senhora e a liberdade de expressão de cada um de nós.
Vai para lá tudo mandar postas de pescada mesmo sem ter nada a ver com o assunto e sem saber tão pouco o que se passou na realidade...Tu sabes?Alguém aqui sabe o que se passou na realidade?
Eu não sei, apenas li o depoimento de alguém que é credível até a hora em que se descobrir que está a mentir...mas a Ensitel também tem a sua credibilidade como é natural...

No meio de tudo isto, faço das palavras do aFriend minhas, uma vez que já ando a dizer isso a muitos meses atrás...
O principal problema não está no Governo...está nas pessoas, no povo...
Isto é a prova viva disso...

E com isto só digo...

Viva Portugal e os Portugueses...


RE: Ensitel: como não se deve tratar um cliente - aucrun - 30-12-2010 18:03

A única coisa que acho graça a isto tudo, independentemente da senhora ter ou não razão, é o facto do Juiz dizer que ela deveria ter "recusado a recusa da Ensitel" o que pode ser perfeitamente compreendido em como as marcas intermediárias (como a Ensitel) podem recusar, e tendo de ser o cliente a recusar essa recusa.

Acho isso hilariante. Um juiz colocar apenas essa hipótese da marca se recusar é hilariante.

Neste caso concreto não sei quem terá razão, mas apenas tenho crença numa coisa que é o facto de, se realmente um equipamento for vendido com problemas e estando na garantia, as marcas podem até vomitar sangue, mas têm de dar apoio.... e nunca recusar. Está na LEI.

"Recusar a recusa" .... ahahahahahahahahahahah

Vinda dum Juiz é a afirmação do ano .... (a ser verídica)