Forum Pplware
Em quem votaste? - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Comunidade (/forumdisplay.php?fid=6)
+--- Fórum: Conversa de Esplanada (/forumdisplay.php?fid=20)
+--- Tópico: Em quem votaste? (/showthread.php?tid=8286)

Páginas: 1 2 3 4 5


RE: Em quem votaste? - zee - 24-01-2011 15:27

Por aqui, igualmente em branco.


RE: Em quem votaste? - JPedrosa - 25-01-2011 00:55

Acho que há alguma falta de informação acerca da utilidade do voto em branco.

Alguns pensam que protestam acerca do estado do sistema, mas estão na realidade a validar o dito sistema.

Na realidade, e ao contrário do que muitos pensam, o voto em Branco favorece claramente o candidato mais votado.

É por isso, que o único verdadeiro voto de protesto é não ir votar.

Aqueles que acham que a solução passa por tornar o voto obrigatório, isso só faria sentido, caso o voto em branco mudasse de enquadramento. Porque caso não mudem o enquadramento do voto em branco, e tornassem o voto obrigatório, só estariam a legalizar a imoralidade e a proteger o sistema que perpétua o que cá temos no burgo.

«Constituição da República Portuguesa
Artigo 126.º
Sistema eleitoral

1 – Será eleito Presidente da República o candidato que obtiver mais de metade dos votos validamente expressos, não se considerando como tal os votos em branco.»

Cumps,
JPedrosa


RE: Em quem votaste? - aFriend - 25-01-2011 01:53

@JPedrosa

Mesmo assim não ir votar é pior... porque pode-se associar apenas a "não me apeteceu ir" .. ou "aceito o que os outros seleccionarem" ou "não quero saber"... ou até mesmo "não pude ir..."

Ao passo que quer o voto em branco, quer o voto nulo, é um claro protesto que a pessoa importa-se, mas não aceita nenhum dos candidatos.

PS. O que falta é haver contagem de votos em brancos e terem igualmente destaque e ser dada a devida importancia, como por exemplo impedir maiorias absolutas. Porque como sabemos a nossa lei é da republica das bananas.


RE: Em quem votaste? - JPedrosa - 25-01-2011 12:09

@aFriend,
eu percebo-te, a questão é que, no formato especifíco da eleição presidencial, tu teres votado em branco ou no Cavaco, é na realidade a mesma coisa.

Por exemplo nos referendos, já é diferente, e o voto em branco, conta, como se de um partido se tratasse.

Só a titulo de exemplo, caso os votos em branco servissem para alguma coisa, esta eleição tinha ido a segunda volta.


RE: Em quem votaste? - Ana - 30-01-2011 02:00

Votei Manuel Alegre.

Acho lamentável como as pessoas se abstêm.
Sinceramente no meio de tanto candidato, há-de haver um que satisfaça um pouco mais as vossas preferências.
Antes votar nesse que votar em branco ou nulo. Pior ainda é não votar de todo...


RE: Em quem votaste? - Dogzilla - 30-01-2011 02:25

Como uma grande parte dos membros aqui do fórum, votei em branco. Acho que nenhum dos candidatos tem o estofo suficiente para presidir o país como ele se encontra, no entanto que podemos nós fazer para além de expressar o descontentamento através do voto em branco? Pois...

A abstenção foi absurda... andou um país tantos anos a lutar por liberdade, e agora que a tem, não a usa. Não percebo, sinceramente não percebo.


RE: Em quem votaste? - aFriend - 30-01-2011 04:14

@Ana

Mais vale em branco.. os "novos" não inspiram confiança. Cavaco é mais do mesmo e Manuel Alegre, amiguinho bojeço do Socrates...? Esquece lá isso, mais vale mesmo em branco.. Portugal já não se decide com votos mas sim com mudanças radicais!

(..quando disse isto veio-me assim à memoria agora o Egipto..)

Ps. Houve também muita gente que contou como "abstenção" que simplesmente não conseguiram votar por uma serie de falhas das quais o ministro Rui Pereira assumiu e nem se dignou a demitir-se... isto, algo que decide o país haver este tipo de falhas é inadmissível ele ainda continuar a exercer o cargo... mas é claro, estamos em Portugal.. tudo é possível...


RE: Em quem votaste? - Ana - 30-01-2011 13:19

Considerando a legislação actual, votar em branco foi "dar votos" ao Cavaco. Eu não queria era que ele fosse reeleito. Por isso votei naquele que estivesse mais próximo dos meus ideais.

E não me parece que o Alegre seja assim tão amiguinho do Sócrates...


RE: Em quem votaste? - RaCcOn - 30-01-2011 13:54

Mas onde e que viram que votar em branco é dar votos ao cavaco!?


RE: Em quem votaste? - gsantos - 30-01-2011 15:14

Votar em branco é dar votos ao Cavaco na medida em que para as eleições presidenciais o voto em branco não é contabilizado, logo na distribuição de percentagens esses votos não entram e para fins percentuais acaba por ser quase como se não tivesses ido votar!

Quem queria apenas que Cavaco não ganhasse ou tivesse que ir a uma segunda volta deveria ter feito um voto válido num outro candidato qualquer que não Cavaco.

E para não fugir ao tema do tópico, votei no Defensor de Moura.