CPU cai para 0% aleatoriamente - Versão de Impressão +- Forum Pplware (http://forum.pplware.com) +-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4) +--- Fórum: Windows (/forumdisplay.php?fid=5) +--- Tópico: CPU cai para 0% aleatoriamente (/showthread.php?tid=8701) Páginas: 1 2 |
CPU cai para 0% aleatoriamente - Raicuparta - 29-03-2011 16:51 HP Pvillion dv6-1330ep Windows 7 x64 Intel Mobile Core 2 Duo T6600 @ 2.20GHz RAM 4.0GB DDR3 ATI Mobility Radeon HD 4650 IDT High Definition Audio CODEC Estou com um problema, ao que parece lá de vez em quando o CPU baixa para 0% durante uns segundos, sem razão aparente. Nos jogos, isto faz com que o jogo esteja constantemente a prender, mas sem nenhum padrão constante. Quando tento assistir vídeos, com qualquer media player, também acontece o mesmo, a imagem e o som sempre a prender. Mas isto só acontece no Windows, neste caso Windows 7, ainda não experimentei com outra versão. No Ubuntu, não tenho problemas relacionados com isto, os vídeos correm perfeitamente, e até um dos jogos que prende no Windows (Minecraft) corre sem problemas no Ubuntu. O portátil está na garantia, mas tenho um problema. Sem querer desfragmentei a partição de recuperação, o que fez com que esta deixasse de funcionar, e quando precisei de formatar tive de instalar outra versão do Windows. Será que há alguma diferença entre os sistemas operativos, apesar de serem os dois x64? Sei que o da partição de recuperação vinha com os drivers, mas já instalei tudo o que está na página da HP. Obrigado. RE: CPU cai para 0% aleatoriamente - aFriend - 29-03-2011 17:50 Pois, convém nunca usar os drivers que o Windows define automáticamente, normalmente essas falahs de performance acontecem quando se usa esses drivers. Os drives que instalaste da HP, são os do Audio, Chipset e Video? RE: CPU cai para 0% aleatoriamente - Raicuparta - 29-03-2011 18:30 O de áudio era o da HP, mas depois o Windows Update actualizou-o. O de vídeo já não era o da HP, porque quando tento instalar nem sequer me permite instalar o driver, só o software Catalyst. O que fiz foi instalar uma versão adaptada aos portáteis do mais recente driver de vídeo da AMD. O do Chipset, se não me engano, foi do site da HP também. Mesmo assim, vou tentar desligar a instalação automática de drivers do Windows (sei como fazer) e instalar novamente os drivers. RE: CPU cai para 0% aleatoriamente - aFriend - 29-03-2011 18:41 Sim, convém mesmo porque aposto que são eles que estão a fazer esse "bootleneck" ao CPU. Já me aconteceu isso em vários portáteis com Win7 (e vista) e quando punha drivers oficiais até mesmo dos próprios fabricantes (nvida ou ATI) invés da marca do portátil.. os problemas ficaram resolvidos. RE: CPU cai para 0% aleatoriamente - Raicuparta - 29-03-2011 18:45 (29-03-2011 18:41)aFriend Escreveu: Sim, convém mesmo porque aposto que são eles que estão a fazer esse "bootleneck" ao CPU.Agora fiquei confuso, devo instalar os drivers que estão no site da HP ou os mais recentes da ATI? Muito obrigado pela ajuda. RE: CPU cai para 0% aleatoriamente - aFriend - 29-03-2011 19:13 Se possível tenta mesmo directamente da ATI... normalmente são mais actuais do que aqueles que a própria HP deve ter. ( http://www.amd.com/us/products/notebook/graphics/ati-mobility-hd-4000/hd-4600/Pages/hd-4600.aspx ) No caso do problema persistir, o ideal será deinstalar esses e instalar os da HP. Há certos pormenores de chipset ou até mesmo firmwares que são alterados que fazem com que certos drivers nativos não tenham o melhor desempenho. Não sei ao certo se poderá ser o caso desse modelo, mas fica a dica "just in case" Um pequeno aparte que acredito que já tenhas feito, antivirus, scan.. tudo actualizado e limpo certo? RE: CPU cai para 0% aleatoriamente - Trimegisto - 29-03-2011 19:53 A HP não desenvolve esses drivers, limita-se a certificar que determinada versão, depois de testada, é compatível com o seu hardware. Em muito casos é aconselhável usar os da marca do portátil ou os certificados pela Microsoft via MS update. Mas testar os da ATI não pode fazer mal nenhum... RE: CPU cai para 0% aleatoriamente - Raicuparta - 29-03-2011 19:55 Eu basicamente já testei todos os possíveis, por isso não me parece que o problema esteja aí. Não há maneira de tentar identificar o que está a causar o CPU a 0%? RE: CPU cai para 0% aleatoriamente - aFriend - 29-03-2011 22:14 Se o computador estiver "limpo" sem bichos pelo meio, os drivers não resolverem a situação... poderá ser alguma falha do próprio Windows que talvez só mesmo com uma re-instalação resolva... É de facto estranho, esses "sintomas" todos já me aconteceram em várias máquinas (todas elas portáteis) e ficava sempre resolvido com os drivers da gráfica... especialmente. RE: CPU cai para 0% aleatoriamente - Raicuparta - 29-03-2011 22:54 Por momentos parecia-me que tinha resolvido com um update dos drivers do chipset, mas parece que foi só o efeito placebo afinal -.- Quero experimentar o Windows XP, mas para isso preciso ter os drivers SATA primeiro, se não me engano. O meu problema é saber onde arranjar esses drivers, para o sistema que tenho, |