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Reparação 30 dias - Assistência técnica - Versão de Impressão

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Reparação 30 dias - Assistência técnica - akaunnamed999 - 02-05-2011 19:27

Boa Tarde,

tenho um Optimus San Francisco que foi para arranjar devido a um problema da tampa que não fechava correctamente e tinha bastante pó no ecrã. Faz amanhã 30 dias desde que deixei o meu telemóvel na Optimus, gostaria de saber se são 30 dias úteis ou 30 dias?

Adianto que a Optimus está a querer cobrar 8 € pela tampa nova, estando o telemóvel ainda em garantia, com justificação da parte do fabricante de 'excesso de uso' ou 'mau uso' quando a capa não parecia sofrer qualquer dano. Mesmo no relatório de envio para a reparação não falava em nada sobre a capa estar danificada.

PS: Acho o telemóvel fantástico mas este apoio técnico deixa muito a desejar.

Obrigado
Cumprimentos


RE: Reparação 30 dias - Assitência técnica - miudo - 03-05-2011 00:03

liga para a DECO!


RE: Reparação 30 dias - Assitência técnica - MarcioSoares - 03-05-2011 15:43

(02-05-2011 19:27)akaunnamed999 Escreveu:  Boa Tarde,

tenho um Optimus San Francisco que foi para arranjar devido a um problema da tampa que não fechava correctamente e tinha bastante pó no ecrã. Faz amanhã 30 dias desde que deixei o meu telemóvel na Optimus, gostaria de saber se são 30 dias úteis ou 30 dias?

Adianto que a Optimus está a querer cobrar 8 € pela tampa nova, estando o telemóvel ainda em garantia, com justificação da parte do fabricante de 'excesso de uso' ou 'mau uso' quando a capa não parecia sofrer qualquer dano. Mesmo no relatório de envio para a reparação não falava em nada sobre a capa estar danificada.

PS: Acho o telemóvel fantástico mas este apoio ténico deixa muito a desejar.

Obrigado
Cumprimentos

Ainda não te dão a nota de crédito...
Tens de aguardar 30 dias úteis para resolução do caso. Só findo esse tempo é que podes reclamar.


RE: Reparação 30 dias - Assitência técnica - InfectedM - 03-05-2011 19:50

São 30 dias de calendário e não 30 dias úteis.
Mas....
entregaste o telefone onde o compraste? Se sim, eles têm que o trocar por novo ou creditar para comprar de novo equipamento. Podes mesmo exigir o dinheiro.

Se entregaste em Centro de Assistência, eles não podem creditar pois não efectuaram a venda, logo não estabeleceram um contrato de compra e venda contigo. Se te dirigires à loja eles vão descartar responsabilidades pois não vou através deles que efectuaste o pedido de reparação... a lei aqui não "funciona".

Agora relativamente à tampa, quando o equipamento entra para reparação existem por vezes certas coisas que não são perceptíveis por quem recebe e apenas quem vai manusear o equipamento é que vê.
A mesma coisa pode acontecer se eu deixar o equipamento cair em água, e visivelmente ele está "limpo" e quem o abre é que depois vai ver os vestígios de humidade, portanto a tua situação não é de todo anormal.
Alegarem mau uso da tampa... epá... tens a consciência tranquila? Não foi mesmo mau uso? Reclama... e não te serve de nada ligar para a Deco. A deco não manda em lado nenhum muito menos em centros de assistência, servem apenas para receber o dinheiro de quem é assinante da Proteste e quando precisamos deles, eles apontam para o advogado mais próximo.
São bons para aconselhamento mas nada mais.
Se o equipamento está sujeito a orçamento a lei dos 30 dias não se aplica, agora SE TENS a consciência limpa e não houve mau uso, livro de reclamações.

Boa sorte!


RE: Reparação 30 dias - Assitência técnica - MarcioSoares - 03-05-2011 21:07

(03-05-2011 19:50)InfectedM Escreveu:  São 30 dias de calendário e não 30 dias úteis.
Mas....
entregaste o telefone onde o compraste? Se sim, eles têm que o trocar por novo ou creditar para comprar de novo equipamento. Podes mesmo exigir o dinheiro.

Se entregaste em Centro de Assistência, eles não podem creditar pois não efectuaram a venda, logo não estabeleceram um contrato de compra e venda contigo. Se te dirigires à loja eles vão descartar responsabilidades pois não vou através deles que efectuaste o pedido de reparação... a lei aqui não "funciona".

Agora relativamente à tampa, quando o equipamento entra para reparação existem por vezes certas coisas que não são perceptíveis por quem recebe e apenas quem vai manusear o equipamento é que vê.
A mesma coisa pode acontecer se eu deixar o equipamento cair em água, e visivelmente ele está "limpo" e quem o abre é que depois vai ver os vestígios de humidade, portanto a tua situação não é de todo anormal.
Alegarem mau uso da tampa... epá... tens a consciência tranquila? Não foi mesmo mau uso? Reclama... e não te serve de nada ligar para a Deco. A deco não manda em lado nenhum muito menos em centros de assistência, servem apenas para receber o dinheiro de quem é assinante da Proteste e quando precisamos deles, eles apontam para o advogado mais próximo.
São bons para aconselhamento mas nada mais.
Se o equipamento está sujeito a orçamento a lei dos 30 dias não se aplica, agora SE TENS a consciência limpa e não houve mau uso, livro de reclamações.

Boa sorte!

Não vou estar aqui a dizer que disse, mas meu caro amigo, são 30 dias uteis independentemente de onde o entregues. Não há volta a dar.
Não sabes informa-te, não induzas em erro aqueles a quem a sorte não sorriu desta vez.



RE: Reparação 30 dias - Assitência técnica - akaunnamed999 - 03-05-2011 21:28

Boa tarde,

antes de mais agradeço todos os comentários.
Ligaram-me hoje e deram-me o dinheiro do orçamento da reparação do telemóvel em saldo, no entanto, continuo a espera deste vamos ver se chega esta semana.

Já agora deixo aqui mais umas informações, deixei o meu telemóvel na loja Optimus e a reclamação que fiz foi directamente para a Optimus como primeira via.

Obrigado.
Cumprimentos


RE: Reparação 30 dias - Assitência técnica - InfectedM - 04-05-2011 00:14

(03-05-2011 21:07)MarcioSoares Escreveu:  
(03-05-2011 19:50)InfectedM Escreveu:  São 30 dias de calendário e não 30 dias úteis.
Mas....
entregaste o telefone onde o compraste? Se sim, eles têm que o trocar por novo ou creditar para comprar de novo equipamento. Podes mesmo exigir o dinheiro.

Se entregaste em Centro de Assistência, eles não podem creditar pois não efectuaram a venda, logo não estabeleceram um contrato de compra e venda contigo. Se te dirigires à loja eles vão descartar responsabilidades pois não vou através deles que efectuaste o pedido de reparação... a lei aqui não "funciona".

Agora relativamente à tampa, quando o equipamento entra para reparação existem por vezes certas coisas que não são perceptíveis por quem recebe e apenas quem vai manusear o equipamento é que vê.
A mesma coisa pode acontecer se eu deixar o equipamento cair em água, e visivelmente ele está "limpo" e quem o abre é que depois vai ver os vestígios de humidade, portanto a tua situação não é de todo anormal.
Alegarem mau uso da tampa... epá... tens a consciência tranquila? Não foi mesmo mau uso? Reclama... e não te serve de nada ligar para a Deco. A deco não manda em lado nenhum muito menos em centros de assistência, servem apenas para receber o dinheiro de quem é assinante da Proteste e quando precisamos deles, eles apontam para o advogado mais próximo.
São bons para aconselhamento mas nada mais.
Se o equipamento está sujeito a orçamento a lei dos 30 dias não se aplica, agora SE TENS a consciência limpa e não houve mau uso, livro de reclamações.

Boa sorte!

Não vou estar aqui a dizer que disse, mas meu caro amigo, são 30 dias uteis independentemente de onde o entregues. Não há volta a dar.
Não sabes informa-te, não induzas em erro aqueles a quem a sorte não sorriu desta vez.

Ainda bem que és entendido na matéria. Mas escusas de escrever em negrito para fazer salientar o teu ponto de vista.
Eu no entanto baseio o meu post em outros conhecimentos.
Já são 5 anos a trabalhar no ramo da distribuição, mais de 20 lojas por todo o país, todas elas com SPV e uma área de "Customer Service & Quality".

Aconselho-te a leitura do artigo 84/2008,artigo 4, alínea 2 onde podes ler e passo a citar:
"— Tratando -se de um bem imóvel, a reparação ou a
substituição devem ser realizadas dentro de um prazo razoável, tendo em conta a natureza do defeito, e tratando -se
de um bem móvel, num prazo máximo de 30 dias, em ambos os casos sem grave inconveniente para o consumidor."

Não diz em lado algum "30 dias úteis". Se te deram essa desculpa no passado... lamento. A lei é clara. 30 dias

Caso exista grave inconveniente para o consumidor pode poderá ainda haver outras obrigações para o estabelecimento.

Fica o anexo caso queiras ler...

Caso tenhas mais dúvidas, dispõe.

InfectedM


RE: Reparação 30 dias - Assitência técnica - akaunnamed999 - 05-05-2011 16:02

Já agora aproveito para tirar uma dúvida relativamente a troca do aparelho, se me souberem responder. O que acontece aos dados que tinha no telemóvel anterior, nomeadamente fotos e contactos? Desconfio que devem ter perdido o meu telemóvel porque ainda não o tenho e já passaram 32 dias de calendário isto tudo para mudar uma capa... Entretanto dizem-me que chega esta semana ou no início da próxima mas já andam a dizer isto há uns tempos.

Obrigado.
Cumprimentos


RE: Reparação 30 dias - Assitência técnica - akaunnamed999 - 05-05-2011 20:11

Fui hoje reclamar um telemóvel novo e disseram-me que os 30 dias começam a partir do dia em que é aceite o orçamento. Quanto a datas não indicam nenhuma, lá terei de escrever no livro de reclamações quando receber o telemóvel.

Cumprimentos


RE: Reparação 30 dias - Assitência técnica - akaunnamed999 - 05-05-2011 20:11

Fui hoje reclamar um telemóvel novo e disseram-me que os 30 dias começam a partir do dia em que é aceite o orçamento. Quanto a datas não indicam nenhuma, lá terei de escrever no livro de reclamações quando receber o telemóvel.

Cumprimentos