Forum Pplware
Rede wired e wi-fi - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Mais Tech (/forumdisplay.php?fid=11)
+--- Fórum: Redes (/forumdisplay.php?fid=28)
+--- Tópico: Rede wired e wi-fi (/showthread.php?tid=9023)



Rede wired e wi-fi - dr_psikick - 18-05-2011 17:32

Boas,

Tenho o seguinte "problema", mudei para os serviços Sapo de net, telefone e voip.

Deram-me um modem/router D-Link DVA-G3170i, que disponibiliza wi-fi, ligação a um telefone para serviço VOIP e uma ficha de rede.

O meu problema é que preciso de mais fichas de rede, pois tenho aqui um servidor NAS feito a partir de um PC velho e que não tem placa wireless.

Sei que a maneira mais fácil de resolver isto era comprar um switch e pronto.

No entanto como tenho aqui dois Modems/Routers com 4 portas cada um gostaria de saber se é possível usar um deles como switch, ou seja, ligar o Modem Sapo (D-Link) a um dos antigos para esse "distribuir" rede wired pelos PC's.

Os modelos dos Routers antigos são: Aolynk dr814 e um Thomson ST546 (speedtouch).

Se alguém me poder ajudar, quer indicando procedimentos quer linkspara informação sobre isto agradecia, pois assim poupava a despesa da compra de um switch e dava uso a um destes equipamentos que tenho aqui na prateleira.

Cumprimentos


RE: Rede wired e wi-fi - dr_psikick - 25-05-2011 16:57

Então amigos, ninguém tem nenhuma ideia sobre isto?

Então lanço outro pedido. Que equipamentos Modem/Router/Wireless com ligação VOIP no mercado me aconselham? Obrigado!


RE: Rede wired e wi-fi - balaico - 26-05-2011 16:45

Boas, a melhor maneira de tornar um router num switch é simplesmente desacivar o servidor DHCP no router. Acedes à pagina de acesso do router (geralmente é 1 ip: 192.168.0.1, dependendo da maquina) e desactivas.


ps: se fizeres alguma pesquisa na net sobre o teu router encontrarás quem já tenha feito.


RE: Rede wired e wi-fi - DiogoCSousa - 27-05-2011 22:34

Só uma questão muito rápida, não sei se faz sentido no teu caso para resolver isso de forma "rápida".
Comprar uma pen wireless?


RE: Rede wired e wi-fi - DiogoCSousa - 27-05-2011 22:34

Só uma questão muito rápida, não sei se faz sentido no teu caso para resolver isso de forma "rápida".
Comprar uma pen wireless?


RE: Rede wired e wi-fi - dr_psikick - 29-05-2011 19:58

@Balaico: Sim já fiz uma pesquisa e realmente a indicação generalista era essa, mas os procedimentos específicos variam de equipamento para equipamento e não tive sorte com nenhum dos dois que tenho aqui em casa... Estava na esperança que aqui alguém me soubesse dar umas dicas mais directas, mas obrigado pela ajuda!

@Soultaker: Não era a solução que procurava, senão ira perder muito na transferência de dados de e para o NAS (penso eu, que não percebo muito do assunto). E também consigo comprar um Switch provavelmente mais barato do que uma pen Wi-Fi, mas o que eu queria mesmo era fazer reciclagem aos equipamentos que cá tenho em casa... Claro que Obrigado na mesma!